sábado, 31 de outubro de 2009

Onda de luxo pode valer 100 milhões de euros por ano

O Rip Curl Pro Search, em Peniche, atraiu milhares de pessoas


Economia do surf cresce, mas o seu potencial ainda não é totalmente explorado em Portugal, onde se pode praticar desportos de ondas durante todo o ano. Preservação da qualidade das ondas deve figurar nos estudos de impacte ambiental, defende autor de estudo académico.

Pedro Bicudo e Ana Horta referem locais que tinham ondas de alta qualidade e que, devido a intervenções na costa, perderam atractividade. A perda inicial refere-se à perda na qualidade da onda após a intervenção. Em alguns casos, como Lugar de Baixo e Santo Amaro de Oeiras, a pressão dos surfistas permitiu recuperar alguma qualidade (o que tornou a perda final menos pesada).

- Rabo de Peixe, Açores. 2000: Perda inicial: 50%; Perda final: 50%

- Lugar de Baixo, Madeira. 2001: Perda inicial: 100%; Perda final: 40%

- Santo Amaro de Oeiras, Lisboa. 2003: Perda inicial: 50%; Perda final: 30%

- Jardim do Mar, Madeira. 2005: Perda inicial: 50%; Perda final: 50%

- Ponta Delgada, Madeira. 2005: Perda inicial: 100%; Perda final: 100%

- Cabedelo do Douro, Porto. 2006: Perda inicial: 100%; Perda final: 100



Este excelente artigo foi enviado pelo Carlos Duarte, Bodyboarder e responsável por algumas das melhores fotos, de vários Wave Riders Açorianos.

5 comentários:

  1. Bom post!
    O caso de rabo de peixe é gritante.. que asneiraaaaaaaaa monumental :(!

    ResponderEliminar
  2. Então lendo o artigo, conclui-se que seriam necessárias 2000 pessoas em permanência, gastando cada 1 deles 1000 euros numa semana. Ok, eu sou o Pai Natal e adoraria surfar no cantim com 500 desses 2000 gajos... parece-me simplesmente surreal.

    ResponderEliminar
  3. cada um tira as suas conclusões...

    ResponderEliminar
  4. O Surf açoriano sempre primou pela descrição de todos os seus corredores de ondas, quer sejam surfistas ou bodyboarders, obviamente que continuaremos a ter a mesma descrição que tivemos até agora. Para além disso, os Açores não têm, nem de longe nem de perto, o potencial turistico do Havai, da indonésia ou de outros arquipélagos que sempre foram destinos do surf de massa.

    ResponderEliminar
  5. Um bem haja aos académicos que se dedicam a estes estudos, para que de futuro, asneiras como as que aconteceram na ilha da Madeira e em outros locais com grande potencial de surf, não venha acontecer o mesmo ou algo semelhante.

    Manuel Gonçalves

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.