domingo, 13 de dezembro de 2009

A Visita de Mike Stewart por São Miguel

Foto: Mike Stewart com o grupo de Bodyboarders, nas caldeiras das Furnas

Para muitos Wave Riders Açorianos a visita de Mike Stewart passou completamente ao lado, talvez pela pouca divulgação que esta visita teve ou por outro lado, pelo desinteresse, diria mesmo desrespeitoso, para com uma figura com um currículo inigualável, como é o deste waterman. Enfim... perderam uma oportunidade extremamente enriquecedora de conhecerem uma lenda viva dos nossos tempos.

Foi com grande satisfação que, na passada Quarta Feira, por volta das 18:50, recebi um convite (que não se recebe todos os dias), do outro lado do telefone ligava-me o Pedro Arruda (Presidente da USBA e um dos responsáveis da vinda de Mike Stewart aos Açores) a convidar para ir jantar com o Mike Stewart às 19h num restaurante de Ponta Delgada. Bom, pensei eu, tou lixado, a minha filhota está a fazer uma bronquiolite e a minha mulher, que tinha ficado todo o dia em casa com ela, estava literalmente esgotada. Mas em 10 minutos lá consegui explicar com alguma pedagogia que iria jantar com o 9x campeão mundial de bodyboard, e lá consegui ir sem arranjar um problema conjugal, eh eh eh.

Quando cheguei perto do restaurante, estacionei o carro e ao sair do mesmo deparei que, no outro lado da rua, ia a família Stewart na companhia de Ricardo Moura, aproximei-me deles e o Ricardo fez as apresentações da praxe e seguimos todos juntos para o restaurante. A ementa foi uma sopa regional de legumes e bife regional, ambos os pratos fizeram as delicias da família Stewart, que também apreciaram o tradicional queijo de cabra acompanhado da típica pimenta da terra.

Ao longo do jantar deu para ver que Mike Stewart é uma pessoa muito simples, com uma humildade e uma postura digna de um verdadeiro campeão. No decorrer do jantar falou-se de diversos temas, dos quais destaco a explicação de Ricardo Moura acerca da destruição de uma das melhores ondas dos Açores, a onda da baía de Rabo de Peixe. Afinal, um dos argumentos da vinda de Mike Stewart aos Açores, teve que ver com a sensibilização para as causas ambientais, mais especificamente com os locais de ondas que estão sobre ameaça nos Açores, motivo esse que também levou à criação deste blogue (ver post de 1 de Maio de 2009 no arquivo).

No dia seguinte o plano era um pequeno tour pela costa norte da ilha, com paragem em Rabo de Peixe, para uma surfada e depois seguir-se para as Furnas para o almoço do melhor cozido à portuguesa, o cozido das Furnas. Como as ondas não estiveram no seu melhor, seguiu-se para as Furnas, com algumas paragens pelo meio (Praia de Santa Bárbara e Monte Verde, Miradouro de Sta. Iria e Fábrica de Chá da Gorreana). Ao chegarmos às Furnas a família Stewart teve oportunidade de ir ao banho, num dos melhores SPA´s ao ar livre, a piscina de água quente do Parque Terra Nostra, seguindo-se depois um fabuloso repasto de cozido das furnas, com toda o grupo de Bodyboarders que acompanhava a caravana. A seguir ao almoço ainda houve oportunidade de visitarem as caldeiras onde são feitos os cozidos (Posso dizer que a família gostou tanto do cozido que estava a solicitar a receita do mesmo para fazer no Natal, com recurso a uma máquina de cozer a vapor). O dia terminou com, a exibição do filme "Fire"e com uma sessão de fotos e autógrafos. Apesar de curta a estadia, foi de facto um privilégio poder privar e aprender com um dos melhores Wave Riders de todos os tempos.
I hope to see you next year in Azores, to celebrate de 10th world title Mike!!!

2 comentários:

  1. Boas!

    Gostava de deixar uma crítica construtiva e não apenas estar para aqui a dizer mal.

    A vinda do Mike Stewart aos Açores é algo único que muito provavelmente não acontecerá nos próximos tempos e que nínguem com interesse nas diversas modalidades de desportos de ondas devia perder. A não ser que não haja divulgação pela parte dos organizadores.

    Acho que foi uma falta de respeito pela parte da USBA não ter divulgado correctamente este evento. Basta ir ao seu site e ver que não está lá nada. Na televisão o presidente da USBA disse que iria divulgar nos "novos meios de comunicação" os acontecimentos... Pergunto-me se esses meios de comunicação erão apenas a lista telefonica dos seus amigos...

    Acho ainda importante referir que neste blog estava o numero de contacto do Pedro Arruda para o qual mandei mensagem a perguntar informações e não obti qualquer resposta.

    Para comprovar esta critica basta olhar para a boa organização que se está a observar na ilha terceira.

    Atentamente

    Um amante de desportos de ondas!

    ResponderEliminar
  2. Percebo perfeitamente a tua indignação. E com certeza que a organização terá em conta uma melhor divulgação em próximos eventos.

    Um abraço e boas ondas

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.