sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Nacional de Bodyboard etapa Açoriana - Resumo do Dia

Hoje de certa forma fez-se historia no Bodyboard Nacional, uma vez que se deu inicio à primeira etapa do nacional realizada nos Açores. Na minha modesta opinião, esta etapa nunca devia ter arrancado com as condições de mar que se apresentaram hoje, (Ando já há 22 anos a apanhar ondas, 8 dos quais fui nadador salvador, portanto já vi algumas coisitas) (quem esteve confortavelmente na Praia não fez nem podia fazer qualquer tipo de ideia, de como estava o mar). Em primeiro lugar o factor da segurança não estava de todo assegurado, apesar de haver uma ambulância e bombeiros no local, não houve qualquer tipo de meios de salvamento de intervenção rápida, felizmente, não houve nenhum atleta que necessitou de apoio, mas vários atletas arriscaram as suas vidas e as coisas podiam ter corrido bem mal. Em segundo lugar, a vida das pessoas é preciosa de mais, para se cometerem estes tipos de imprudências, com o mar que se apresentou hoje, não se pode incorrer nem arriscar, em correr os riscos que se correram hoje, sob pena de haver consequências trágicas para a vida dos atletas presentes. Vários atletas experimentados tiveram grandes dificuldades para chegar ao outside e alguns mesmo, não conseguiram chegaram lá, houve inclusivé um atleta que perdeu um pé de pato, que felizmente, não lhe trouxe qualquer tipo de consequências, visto que já estava a chegar ao inside. Falo por mim, que entrei no primeiro heat e fui arrastado cerca de 300 metros, (juntamente com o veterano, amigo e lobo do mar, Álvaro de Lemos), pela corrente fora do normal, que se fazia sentir e pela forte ondulação de 2 a 3 metros (as maiores dos sets) . Como nós, também os restantes atletas que marcaram presença nos três primeiros heats sentiram grandes dificuldades, até a prova ter sido, sensatamente cancelada, no decorrer do heat 3. A determinada altura a fadiga instalada foi de tal ordem que, disse para mim mesmo, se levo com mais um set em cima já não consigo sair pelos meus próprios meios. Pouco depois estavam os quatros atletas da bateria na praia, quando ainda faltavam mais de 10 minutos para o final do heat. A moral de todos não era a melhor para se fazer, mais qualquer tipo de tentativa para entrar na água. Neste heat passou Miguel Contreras (2 ondas surfadas), Emanuel Franco (1 onda surfada), a cerca de 1 ponto fiquei eu (1 onda surfada), e em 4.ºo Álvaro de lemos (1 onda surfada).
Da parte da tarde, prudentemente, a prova mudou-se para a praia do Pópulo, que apresentava boas ondas e permitiu um normal desenrolar da prova. O destaque do dia vai para a passagem à fase seguinte, de vários atletas Açorianos, a saber; Ivo Batista, Miguel Furtado, Rodrigo Rijo, Daniel Cabral, Manuel Moura e Ricardo "Caveira" Ferreira, que mostrou, com um tubo profundo e um bom El Rollo (Melhor onda pontuada do Campeonato até ao momento, com um 10, "sem espinhas") que não precisa de favores de ninguém para demonstrar que é um dos melhores Bodyboarders Açorianos, uma verdadeira chapada de luva branca em muito boa gente. Dá-lhe agora amigo.
Amanhã o check in é no areal de Santa Bárbara às 8 horas.

1 comentário:

  1. Foi bem dada sim senhor! Orgulhosamente digo que o meu voto foi para o Caveira! Mas Força pa todos!

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.