domingo, 27 de dezembro de 2009

Entrevista a Rodrigo Rijo, jovem promessa do Bodyboard Açoriano

Foto: Rodrigo Rijo, com um bom golpe de rins, para completar um invert.

foto de Ricardo Amaral

Foto: Rodrigo Rijo em air reverse.
foto de Ricardo Amaral

O Wave Riders Açores realizou uma entrevista ao açoriano, bodyboarder revelação/promessa, Rodrigo Rijo. Fica aqui a entrevista e um vídeo resume do "Rodry".
1 - Há quanto tempo fazes Bodyboard? Faço há cerca de 3 anos
2 - Quem é que te incentivou para a práctica do BB? Ninguém, apenas via o meu irmão e amigos na praia a fazer bodyboard e um dia quis experimentar e desde aí nunca mais parei.
3 - Este foi o 1.º ano a competir e foi um ano em grande! Quais foram os teus melhores resultados? Os meus melhores resultados foram um 1º lugar na 4ªetapa do regional de bodyboard e um 2º lugar na taça USBA.
4 - Esperas poder correr o circuito de esperanças e também o Open para 2010? Sim, para o ano pelo menos os esperanças. A USBA está interessada em levar-me ao continente para o ano.
5 - Tens apoios para que isso possa acontecer? Apenas a USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores).
6 - O teu irmão bem como a tua mãe apoiam-te bastante, em que medida isso é importante para o teu desempenho dentro de água? É muito importante o apoio do meu irmão e da minha mãe, porque o meu irmão, ajuda-me imenso na evolução do meu surf, ele filma as minhas ondas e assim posso ver o que estou a fazer mal. Em relação ao apoio da minha mãe, ela ajuda-me imenso, levando-me sempre há praia quando eu peço e também dá-me muita força e motiva-me bastante.
7 - Estás no 9º ano, como pretendes conciliar o bodyboard com os estudos? Existem profissionais como o recém campeão mundial, Jeff Hubbard, que ainda estudam ( fez este ano o mestrado (MBA)), achas importante continuar a estudar? Sim, visto que hoje em dia não está fácil, e quanto mais e melhores estudos tivermos, maior é o sucesso na vida!
8 - Quais os riders regionais, nacionais e internacionais que gostas mais de ver a surfar? Regionais: Ivo Batista e Ricardo "Caveira" Ferreira ; Nacionais: Manuel Centeno e o Gonçalo 'Pitaça' Campos ; Internacionais: Mitch Rawlins e o Pierre-Louis Costes
9 - Que pranchas usas (medidas e caractisticas)? Uso apenas uma prancha da Respect modelo Rui Ferreira Comp tamanho 39, Caracteristicas: Core: Beaded PP, Slick: surlyn, Deck: WBS Skin, Tail: Crescent Tail, Rails: 50/50 rails duplos, Stringer: 1 carbon stringer flat type S, Channels: graduated channels.
10 - O que achas dos secret spots? devem ser revelados, ou partilhados apenas com os amigos? Mais tarde ou mais cedo, os "nossos" secrets spots acabarão por ser conheçidos, quer queiram quer não, mas na minha opinião, acho que devem ser partilhados apenas com os amigos.
11 - Têns algumas preocupações ecológicas com o meio ambiente? se sim quais? Sim, claro que tenho. Nunca atiro lixo para a areia, muito mais para o mar, porque os caixotes do lixo nas praia para alguma coisa servem! Não poluem as praias, mantenham sempre as praias limpas. ;)
12 - Um conselho para quem quiser iniciar-se agora no BB. Não há melhor desporto que o Bodyboard para se praticar, liberta a alma, esquecemos todos os problemas fora do mar, estamos em contacto com a natureza e não há nada melhor! E não pratiquem para serem os melhores mas para divertirem-se e ao mesmo tempo evoluírem! BB4FUN





Bodyboard Resume Rodry from miguel rijo on Vimeo.

6 comentários:

  1. Ganda Rodry!! Keep Going mate ;)!

    Ricardo Amaral

    ResponderEliminar
  2. Boa puto!!
    Sem dúvida que és uma jovem promessa do nosso desporto!!
    Aperta ctg!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida promessa mundial!!

    ResponderEliminar
  4. os açores não tem secret spots. tem picos menos frequentados pelas condicionantes mas toda a gente sabe quais são e onde estão as melhores ondas. eu sei que custa sair do estado de negaçao mas um dia lá sera.

    ResponderEliminar
  5. És é Parvo zé.. mando-te 2 ou 3 fotos de ondas que nunca vais saber onde são.. e digo-te logo que são em S.Miguel :\!

    ResponderEliminar
  6. Já trabalhavas era para um novo video-profile Rodry, esse está claramente desactualizado e fraquito. Continua, és o maior!

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.