domingo, 20 de dezembro de 2009

Catarina Sousa e Manuel Centeno sagraram-se campeões nacionais

Manuel Centeno e Catarina Sousa sagraram-se hoje, na Praia de Santa Bárbara, campeões nacionais de bodyboard.
O público que se deslocou à praia de Santa Bárbara não deu o seu tempo por perdido, pois assistiu a bodyboard de alto nível, tanto no masculino como no feminino. Nesta última categoria não queria deixar passar a oportunidade sem prestar, desde já, a minha sincera homenagem, pois, as meninas, enfrentaram correntes, entradas para o mar pelo calhau (com algumas quedas pelo meio), ondas de 2,5 metros, enfim, foram quanto a mim, umas verdadeiras heroínas.
Contudo neste campeonato nem tudo foram rosas, existiram muitas eliminações polémicas e situações que deviam ter tido um melhor cuidado e atenção por parte dos organizadores, nomeadamente quanto às condições de segurança dos atletas, mais especificamente no primeiro dia de prova, onde não houve tratamento igual para todos os competidores, principalmente nos primeiros 3 heats, em que os atletas foram mesmo autênticos "ratos de laboratório", até decidirem cancelar o campeonato. A sorte protege os audazes, mas nem sempre é assim. Lembram-se da morte do banhista durante o WQS na Ribeira Grande?. Nestas questões de segurança não se pode vacilar, lá diz o ditado popular, O cântaro tantos dias vai a fonte que um dia se quebra. Contudo, todas essas situações não retiram o merecido mérito à USBA, APB e a todo o STAFF organizativo da etapa, estando todos de parabéns por terem trazido a primeira etapa do nacional de Bodyboard aos Açores, com a esperança que em futuros eventos venham mais e melhores.

11 comentários:

  1. "existiram muitas eliminações polémicas"
    Muitas? Quais? Caveira e Barciela? Acho que essas duas não fazem muitas, e que o melhor esclarecimento das pessoas quer em relação a regulamentos quer em relação a critérios de julgamento talvez eliminasse essas "polémicas". Só a título de curiosidade, hoje o Hugo Pinheiro fez uma onda quase igual à do Caveira ontem, com a diferença de ter mandado mais 2 360s; teve 4.83 (o Caveira ontem ficou pelos 4.7 qualquer coisa). Talvez maior atenção a todos os heats do campeonato ajudasse a desfazer dúvidas. Achei o comentário exagerado.
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro
    A opinião foi unânime entre os bodyboarders presentes na praia. Esse era um tema que se calhar era interessante ser falado com todos os intervenientes das situações em causa, nomeadamente Ricardo Ferreira, João Barciela, Miguel Contreras e muitos, muitos outros, que se manifestaram contra os critérios de avaliação. Sei perfeitamente que ser júri não é fácil, pois também já fui júri durante alguns campeonatos e sei bem que é dificil, mas não se pode, de todo, ignorar o que as pessoas sentem e dizem.

    ResponderEliminar
  3. Os critérios estão bem escritos e definidos; são universais (IBA; FPS; ISA; etc...). Acontece que a maioria dos competidores não os conhece (muitos nem a regra da prioridade, quanto mais...). Questionar dessa maneira um painel que incluía juízes que pertenceram aos quadros da antiga GOB, juízes com mais de 10 anos de experiência, juízes que tinham chegado de julgar o IBA em Confital, talvez seja um bocado demais, não? Uma coisa é ver um heat e ficar com uma sensação, outra é julga-lo; classificar onda por onda e memorizar a que corresponde cada nota que foi dada. Sobre a situação do Barciela, basta saber o que diz a regra em relação ao que define o fim do heat; mas eu esclareço, é o relógio e não a buzina ou a bandeira (mas, lembro também, que uma onda só conta como tal depois de ser dropada). Sobre o Caveira, overscores e underscores, até há coisas interessantes que podem ser discutidas, mas nos locais próprios e não aqui. Claro que se devem ouvir as opiniões das pessoas, mas as pessoas também devem respeitar as opiniões de quem foi escolhido para tomar as decisões, escolha essa baseada na sua experiência e formação. Penso que ontem houve alguma falta de respeito em relação ao trabalho dos juízes. E porque me pareceu que faltou algum esclarecimento, já ontem me ofereci para realizar uma sessão com os atletas de cá dedicada precisamente a estes assuntos, para que mais situações desagradáveis se evitem no futuro.
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que disseste, contudo as eliminações não deixaram na mesma de causar alguma polémica entre os intervenientes e o público em geral, logo e por isso, independetemente das situações terem sido justas, causaram polémica na mesma, isso ninguém pode dizer o contrário.

    ResponderEliminar
  5. Sim, há sempre algumas decisões que causam polémica, sobretudo quando se tratam de eliminações à tangente. É natural e inevitável alguma insatisfação. E claro está que se os amigos do A que foi eliminado acham injusto, consultando os amigos do B que foi quem passou, esses já acham justo.

    Os meus comentários acontecem porque achei certas reacções exageradas, e seria mais proveitoso para alguns atletas tentarem perceber os porquês, para melhorarem as suas performances em competição no futuro. Acho que este terá sido o primeiro de mais campeonatos do circuito nacional de BB nos Açores, e taça, circuito regional e intersócios também serão quase uma certeza no próximo ano; talvez por isso valha a pena o tal esclarecimento.
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro Rui

    Não vou entrar em polémicas sobre resultados, pontuações, nem sobre segurança ou organização, principalmente porquê acho que esta discussão deve ser feita a outro nível e não em blogues

    mas acho importante que se faça esta discussão e acho a sugestão do Pedro Peixoto muito importante pelo que venho disponibilizar os esforços da USBA para uma reunião ou encontro entre os representates locais das duas modalidades, Surf e Bodyboard, para discutir estes assuntos e chegar a um consenso para futuras provas.

    Abraço

    Pedro Arruda

    ResponderEliminar
  7. Grandes Pedros. Toda a gente sabe que os juris presentes eram óptimos e que foi tudo conforme a normalidade.

    Grande prova! Viva ao Bodyboard

    ResponderEliminar
  8. A discusão e um "Brainstorming" são sempre opções enriquecedoras para se poder melhorar ou esclarecer determinadas situações ou pessoas. Idependetemente das eliminações menos concensuais, como já tinha referido, a USBA e todas as pessoas envolvidas na organização estão de parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Não faço bodyboard, mas assisti á quase todos os heats e falei com mais de metade dos atletas que se deslocaram a S.Miguel. É consensual que foram as ondas mais desafiantes de todo o circuito de BB, a opinião generalizada é positiva em relação a esta primeira edição. Não percebo muito de BB mas sei aquilo que vi e digo-vos que o melhor BB Regional está perfeitamente ao nível de um circuito Nacional. O que falta? Experiência competitiva, mais nada. Para isso é preciso apostar em provas locais com qualidade, é preciso ir lá fora medir forças de vez em quando.
    Se para o ano o Nacional terminar novamente nos Açores, é preiso começar a pensar em ir correr o circuito e terminar em casa da melhor maneira.
    ALOHA

    ResponderEliminar
  10. boa noite..Continuo a achar e pelo que ouvi de alguns amigos que andavam mais por dentro dos juris..foi me dito que ate estavam a pontuar melhor as ondas dos continentais do que os locais..mas nem é por ai..pedro..percebo a tua preocupaçao em defenderes os teus colegas de trabalho..posso ate perceber que nao viram bem do angulo onde se encontravam..aceita-se esse criterio..nao se aceita é que deem um 5,19 a um rollo fraco do pinheiro..e logo de seguida um 4,66 a um invertido no topo da onda e uma entrada de tras para o tubo com saida ( ainda que para os juris nao se tenha tido a noçao de tubo). E para quem acha que houve falta de respeito para com os juris..sou contra a opiniao..nao fui ou fomos propriamente delicados.. mas depois de ouvir alguns comentarios que sairam la da boca do duda birra ou lá como se chama o homem em relaçao a um local ou outro..mas isso é outra historia..Da próxima vez que acontecer igual situaçao a um açoreano..estarei lá para fazer igual pressão..Afinal, por alguma razao no dia a seguir foram " se desculpar" ou "lamentarem-se" ao homem lesado..neste caso o caveira(afinal nao passou despercebido). E sim, o nacional de bodyboard deu me também para perceber que nao é só no futebol que existe o "jogo de interesses"( tambem fiquei a saber que esta ideia é partilhada com uns quantos tops) e aí posso até dizer que estou bem batido por isso nao vale a pena andarem prai a dizer que houve falta de respeito pa nao sei quem..as marcas que investem dinheiro num desporto ainda tao pouco mediatizado têm obrigatoriamente que aparecer e acho que o nome do jaime jesus( sem querer tirar valor nenhum) tem de andar no topo tambem justamente por fazer parte da equipa do belmiro de azevedo.. Não é por acaso que com centenas de excelentes bodyboarders em portugal..a vert so publica aqueles que vem com o selo deeply e uns quantos mais. Para concluir, apesar de nao concordar em alguns aspectos ditos aqui pelo pedro por quem tenho o maior respeito..acho que é uma excelente ideia e iniciativa reunir o pessoal local e outros se necessário a fim se tirarem algumas duvidas importantes sobre a competição e outros assuntos relevantes no nosso desporto. Parabéns á USBA e ao resto da organização por terem trazido o nacional cá á nossa terra!!! Valeu!!

    ResponderEliminar
  11. 1) Relativamente ao julgamento em geral, qualquer pessoa que vá acompanhando o BB (e o surf) de competição, sabe que há sempre vozes de discórdia; seja em relação à interpretação do critério (veja-se o que os australianos passaram o ano a fazer), seja nos heats mais renhidos onde os amigos do perdedor acham que ele foi prejudicado, e os amigos do vencedor acham que não. Sempre foi assim, e há-de continuar, porque por muito que se tente, há sempre alguma subjectividade nisto tudo e muitas vezes as paixões sobrepõem-se às razões. Ainda relativamente a isto, algo que me espanta, mas que sempre tem sido assim, é que a maioria dos competidores de BB, "tops" incluídos, não conhece as regras, nem percebe muito bem como são dadas as pontuações; limitam-se a ir lá e surfar.

    2) Relativamente ao evento: nunca houve nos Açores um campeonato de BB desta envergadura; penso que correu bem, e tal como disse o Luís, aos açoreanos faltou experiência para poderem chegar mais longe; a minha sensação é que à maioria teria bastado escolher melhor as ondas e numa ou outra situação pontual, surfar mais dentro do critério. Assim, foi por achar que são possíveis melhores resultados, e que é aceitando, encarando e aprendendo com os nossos erros que evoluímos, foi por isso dizia eu, que propuz que se fizesse uma reunião para conversar sobre regras e sobre a interpretação do critério de julgamento (neste caso para que se perceba, por exemplo, essa nota da onda do Caveira, entre outras). Na minha opinião, a atitude de encarar essa eliminação como um complô pouco ajuda a evoluir; é o desaproveitar de uma oportunidade de reflexão e melhoria.

    3) Sobre os juízes: da mesma forma, nunca houve qualquer evento de BB nos Açores com um painel tão especializado e com tamanho currículo a julgar BB. Maquinar que um grupo que inclui pessoas desde Aveiro, Porto, Costa, Viana, Póvoa e no caso Açores, maquinar que esse grupo que dá as notas às cegas e com alto grau de concordância, está deliberadamente a favorecer o A ou B, é rebuscado. Dizer ainda que deliberadamente se beneficiam os continentais... enfim; talvez os açoreanos não estivessem a surfar tão dentro do critério; talvez se deva pensar nisso. Estavam ali juízes que correm provas de BB internacionais desde há muitos anos; não creio que sejam o Pinheiro, Jaime ou Deeply que os impressionem; em todo o caso eu e outros em representação da região estivemos lá; pessoalmente quando tive dúvidas e discordava perguntava os porquês, porque creio que aqueles indivíduos percebem muito mais do assunto do que eu, e eu estava ali essencialmente para aprender. Há beira deles, e falando de capacidade de julgamento, não sou ninguém.

    4) Pessoalmente, meti-me nestas andanças para tentar ajudar uma comunidade de BBs talentosos, sedentos de mostrar o seu valor e sem qualquer organização há cerca de 1 ano atrás, porque essa comunidade também me acolheu muito bem. Este meu papel enquanto juíz não me dá qualquer proveito pessoal palpável, pelo contrário, rouba-me tempo que podia aproveitar para uma data de outras coisas mais interessantes para mim e para a minha família; até o curso o paguei do meu bolso na altura. Estive sentado a julgar no heat que lançou toda esta discórdia e achei o resultado final justo, com pena minha (e de outros juízes, devo dizê-lo). E depois de andar a dar à comunidade muitas horas do meu tempo, sem qualquer proveito a não ser ver as provas a acontecerem, custa-me vir para o meu descanso depois desse heat, e ouvir certas coisas, nomeadamente a questionar a minha honestidade enquanto elemento do painel. Sim, porque quem usa as palavras roubar ou ladrões, está a questionar a honestidade das pessoas. E infelizmente não é a primeira vez que tenho por cá dissabores com isto do julgamento. Daí a minha vontade de fazer uma reunião para esclarecimento / formação, porque sinceramente também não estou para me sujeitar a determinadas situações muitas mais vezes.
    Pedro

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.