sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O big wave rider, Garrett McNamara estará em Novembro na Nazaré

Garret McNamara a dropar em Log Cabins no dia 25 de Dezembro de 2009  uma onda com 18 metros.

"O surfista Garrett McNamara, de 42 anos, vai estar em Portugal durante o mês de Novembro. Na sua primeira viagem à Europa, Garrett vai dedicar-se à exploração das potencialidades das ondas da Nazaré, com especial atenção para as da Praia do Norte."
Esta missão servirá como ensaio para a realização de um grande evento internacional de ondas grandes na Nazaré em 2012 (o primeiro na Europa desta especialidade do surf), que poderá ser com ou sem o auxílio de motas de água. Ou das duas formas!
"Sempre quis visitar Portugal, por isso é uma honra enorme receber este convite da Câmara da Nazaré," afirmou Garrett. "Estou muito entusiasmado com esta oportunidade e mal posso esperar por conhecer as pessoas e a cultura local. Ouvi dizer que a Nazaré tem uma gastronomia fantástica ligada ao mar, para não falar sequer numa onda como a de Jaws mas com fundo de areia," continuou McNamara, comparando a Praia do Norte com a mítica onda havaiana da ilha de Maui. "Adoro explorar ondas novas e acho que as da Praia do Norte vão oferecer grandes desafios. Falei com o Kelly Slater há poucos dias - ele está aí em Portugal, na etapa do World Tour - que me falou de como essa onda era pesada e que eu ia adorá-la. O que mais posso pedir?!," concluiu o havaiano.
As ondas grandes podem ser surfadas pelo homem até um determinado tamanho. O limite desse tamanho é medido pela capacidade de cada um em atingir a velocidade de remada que lhe permita entrar nas ondas em questão, tecnicamente falando, para além da vontade e da coragem propriamente ditas.
A partir do momento em que a velocidade de subida da água pela parede de uma onda é superior à da remada dos atletas, entramos no campo do surf rebocado, ou "Tow In". Aí, os surfistas são rebocados por Jet-Skis, que os colocam directamente na parede de ondas muito grandes, permitindo-lhes surfar e aproveitar ondas que de outra forma passariam intocadas, apesar de perfeitas.
Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes e muito grandes mais conceituados do mundo, vencedor de múltiplos prémios da especialidade, para além de um "Extreme Waterman" reconhecido (designação dada a pessoas com um forte apetite por actividades físicas de exploração do mar, como surf, mergulho, kitesurf, stand up paddle surf, etc).
Em parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos surfistas portugueses de ondas
grandes mais conceituados), com quem fará dupla nesta missão, McNamara irá explorar a região e dar particular atenção ao fenómeno do "Canhão da Nazaré", que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na Praia do Norte, o palco por excelência para um campeonato como o que se quer fazer em 2012.
O "Canhão da Nazaré" é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha da placa continental com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza as ondulações do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.
Desta forma, a força e a energia que as ondulações adquirem em mar aberto chegam à costa em todo o seu esplendor, o que proporciona um espectáculo inigualável e ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.
Para além da exploração das ondas da Nazaré, Garrett vai ainda proporcionar uma "Tow In Clinic" - curso intensivo desta especialidade, bem como promover um encontro de Stand Up Paddle Surfing, uma outra derivação do surf, tornada mais popular muito recentemente, em que o surfista utiliza uma prancha grande, uma pagaia e rema com ela, deslocando-se em pé, apanhando ou não ondas.
Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica EMM, contando com os apoios do Turismo do Oeste, Lightning Bolt, Go Pro, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Instituto Hidrográfico Português, Surftotal e Surf Portugal."
Fonte: Surf Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.