sábado, 17 de abril de 2010

A quebra de parte do glaciar Hualcan que caiu num lago provocou no passado domingo uma onda gigante com 23 metros, nos Andes, Peru.

"A quebra de parte do glaciar Hualcan que caiu num lago provocou no passado domingo um tsunami nos Andes, Peru.
O monte de gelo do tamanho de quatro campos de futebol provocou uma onda com 23 metros que matou, pelo menos, uma pessoa e feriu duas. Das seis inicialmente desaparecidas, cinco já foram localizadas.
O impacto da queda do gelo na água do Lago 513, a 200 milhas a norte de Lima, desencadeou a onda gigante que subiu as margens e entrou pelas aldeias, destruindo 50 casas. Também o abastecimento de água a 60 mil pessoas ficou comprometido devido à destruição das infra-estruturas.
As autoridades evacuaram as pessoas que viviam nos vales da montanha devido ao receio de mais quebras do glaciar
Os especialistas apontam as alterações climáticas e, principalmente, o aquecimento global como causa deste fenómeno. O Peru é albergue para 70 por cento dos glaciares tropicais. A populaçao olha com receio e descrença para o futuro e para as alterações climáticas.
Em 2009, o Banco Mundial alertou para a hipótese dos cumes de neve não existirem daqui a 20 anos. De acordo com o mesmo relatório, o Peru perdeu 22 por cento dos glaciares nos últimos 35 anos.
O mesmo fenómeno está a acontecer no país vizinho, a Bolívia, onde o glaciar Chacaltaya, com cerca de 5 mil metros, situado nos Andes, costumava ter a mais longa pista de ski do mundo. Os especialistas prevêem o seu total desaparecimento até 2015.
Presente na memória dos peruanos, o terramoto de 1970 que provocou uma avalancha que levou tudo e todos pela frente. Morreram 20 mil pessoas. "

Texto Original : Surf Total

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.