sábado, 12 de maio de 2012

"Descobertas"

"O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir."
Albert Einstein

3 comentários:

  1. O exemplo de Albert Einstein, um dos maiores gênios da ciência moderna, é ilustrativo. No início da vida, ele recusou-se a falar até os três anos de idade. Seus pais – pessoas sensatas – pensavam que fosse retardado mental. Mais tarde, quando Einstein ingressou na escola, ele foi novamente considerado imbecil. Seu biógrafo é obrigado a admitir:

    “Para os colegas de classe, Albert era uma anomalia que não demonstrava interesse nenhum pelos esportes. Para os professores, era um idiota que não conseguia decorar nada e se comportava de modo estranho. Em vez de responder imediatamente a uma pergunta, como os outros alunos, sempre hesitava. E quando respondia, movia os lábios em silêncio, repetindo as palavras.” [2]

    Décadas mais tarde, Einstein deu o troco. Ele qualificou o nosso moderno sistema educacional como uma estrutura que reprime a inteligência e busca fabricar idiotas obedientes:

    “A humilhação e a opressão mental imposta por professores ignorantes e pretensiosos causam danos terríveis na mente jovem; danos que não podem ser reparados e que geralmente exercem influências maléficas na vida futura.”

    E ainda:

    “A maioria dos professores perde tempo fazendo perguntas para descobrir o que o aluno não sabe, quando a verdadeira arte consiste em descobrir o que o aluno sabe ou é capaz de saber.”

    000

    Do texto "UM ELOGIO AOS IDIOTAS". Clique para ler o texto completo: http://www.vislumbresdaoutramargem.com/2009/04/um-elogio-aos-idiotas.html

    ResponderEliminar
  2. Sem ofensa a quem dá o seu melhor no Ensino, e para toda a regra há excepção, mas fiquei a pensar na frase dele "estrutura que reprime a inteligência e busca fabricar idiotas obedientes" - muito forte Albert :)) Salvas as devidas excepções, a máquina nem sempre transparece o estímulo do espírito crítico - não criticar por criticar, mas ecoar/ressoar o que é dito, entender, PERCEBER, de mente ABERTA e não segundo uma óptca de PATENTES científicas, onde a educação infelizmente pode tornar-se também uma seita, qd reprime, pela força do $$$ resultados, reconhecimentos e méritos devidos. Quando não selecionamos o melhor de cada "ramo da árvore", mas sim o que nos dá mais $$$. Aqui sim, formamos idiotas obedientes e graxistas... confortáveis, e que defendem (como diz o Morpheus do Matrix lol) o sistema de tão enraizado estar..

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.