quarta-feira, 16 de maio de 2012

História do Surf na ilha de São Miguel com...Bruno Brum

Fomos falar com Bruno Brum um dos pioneiros do surf em São Miguel.

Foto - Bruno a surfar no Monte Verde

"A minha onda favorita foi sem dúvida a esquerda de Rabo de Peixe e alguns dias a sua DIREITA" - Bruno Brum

"O local que descobrimos foram todos" - Bruno Brum

 1- Em que ano começaste a fazer surf? tinhas que idade?
 Comecei a Surfar já tarde, aos 20 anos (em 1982), por influência do Filme "Os três Amigos". Trouxe para São Miguel das primeiras pranchas de fibra da LIPSTICK- foi feita na Costa da Caparica, Autor shaper António Caldas , esta tinha o dístico de SHARK SPEED (ainda tenho fotos da mesma).
Bruno Brum e a sua "Shark Speed"
2- Quem já fazia surf na altura?
 O pessoal que fazia surf na altura era o GUI FRAIÃO ; João Garoupa (meu primo irmão); o PERNINHA de Alcunha (Carlos da ilha terceira ); CHICO (Também da ilha terceira); Luis Português; Vitor da Espelhadora; ARMINDO; CHICO MELO um bom Shaper (filho do falecido Alcides); ZÉ "MINHOCA" de alcunha (Albergaria de nome); depois foram surgindo os mais novos - os VALDEMARES; LUIS PAIVA (LUIZINHO); FRU-FRU; entre outros.

3- Que locais costumavas a surfar em São Miguel e com quem?
 Faziamos surf com estes grupos de uma forma alternada, hoje e agora alguns podiam; noutras alturas outros é que podiam,...ou fugiam à escola!...LOL, era feito sempre de uma forma de AMIZADE e OPORTUNIDADE de transportes... Os locais eram Praia grande do Pópulo no sul e mais pertinho; Praia do Monte Verde na Ribeira Grande (chamava-mos praia da ribeira grande); também fazia-mos nos Areais de Santa-Barbara; e na nossa querida RABO-DE-PEIXE (Sem dúvida a melhor onda que sempre tivemos); outras ondas Calhau do Baixio em Vila Franca do Campo (boa esquerda); Praia da Ribeira Quente ( também esquerda e uma curta direita).

4- Descobriste algum local onde, até então, nunca se tinha feito surf em São Miguel? Qual?
O local que descobrimos foram todos, mas um em especial, SANTA IRIA...local paradisíaco!

5- Qual a tua onda favorita em São Miguel?
A minha onda favorita foi sem dúvida a esquerda de Rabo de Peixe e alguns dias a sua DIREITA.

6- Como vês o surf na ilha hoje em dia?
O surf hoje em dia deu um grande salto devido aos campeonatos mundiais...e por isso já temos raça MIÚDA com grandes capacidades competitivas,devido também há existência das escolas de Surf que existem em São Miguel, tudo isto contribuiu para o progresso do surf em São Miguel.

7- Queres partilhar alguma história ou episódio engraçado que tenhas vivido numa surfada?
 SIM! um dia estava eu e mais três amigo dentro de água à espera do SET das ondas, e apareceu por perto uns "RAIOZITOS"....olho para o lado e já não vejo NINGUÉM...Belos amigos não? fiquei eu então sozinho com os meus amigos CAÇÕES...LOL.

1 comentário:

  1. Meu grande primo Bruno esqueceste de falar do meu avô Carlos Garoupa, um dos primeiros ou o primeiro surfista aqui dos Açores. .

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.