segunda-feira, 21 de maio de 2012

BOA ONDA - 'Lixo Zero no Mar' - Programa "Entre Mares"

Programa 'Entre Mares' prevê 114 ações de sensibilização ambiental
 Notícia publicada no Açoriano Oriental online
A redução da carga poluente no oceano e na orla costeira é o principal objetivo do programa de sensibilização ambiental 'Entre Mares', que arranca hoje nos Açores e inclui 114 iniciativas nas nove ilhas do arquipélago.
Este programa, que começa no Dia Europeu do Mar e decorre até 8 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, é coordenado pelo Governo dos Açores e envolve a participação de autarquias, escolas, organizações não-governamentais, parques naturais e empresas.

A iniciativa, subordinada ao tema central 'Lixo Zero no Mar', visa a preservação dos oceanos e a redução da carga poluente na orla costeira, mas também aproximar as pessoas do mar, sendo o papel principal do projeto desempenhado pela sociedade civil, a quem compete dinamizar as várias atividades previstas.
"Queremos mostrar às pessoas que este grande gigante azul é também um mar de oportunidades", afirmou Frederico Cardigos, diretor regional dos Assuntos do Mar, em declarações à Lusa.
Nese sentido, recordou que "o mar gera riqueza não apenas na pesca e nas atividades marítimo-turísticas, apresentando também enormes potencialidades em termos energéticos e de exploração mineral".
A observação de cetáceos, os trilhos de reconhecimento costeiro e as ações de limpeza da costa são algumas das 114 ações integradas no programa 'Entre Mares', que também inclui regatas, exposições e batismos de mergulho.
Entre outras iniciativas, referência ainda para as visitas a uma embarcação de pesca-turismo na Terceira, a realização de uma regata ecológica em Santa Maria, com recurso a materiais utilizados na construção de embarcações, e a visita ao Ilhéu da Praia, na Graciosa, onde nidifica o Painho-de-Monteiro, uma das aves mais raras do mundo.
No quadro deste programa estará em Santa Maria e em São Miguel o 'Vaivém' do Oceanário de Lisboa, um veículo vocacionado para a sensibilização ambiental para os oceanos, equipado para permitir experiência educativas originais que alertam para a necessidade de conservar a natureza.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.