segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vídeo da Final do Azores Islands Pro 09

A segurança é um factor e um indicador a ter atenção em futuros eventos

Clica na Imagem para ampliar

Quando existe, a probabilidade de um evento ter muito público a assistir, a segurança é um factor primordial que deve estar devidamente garantido. Nunca é demais salvaguardar determinadas situações, quando, o que se está a tratar são de vidas humanas.

Vert Magazine impedida de entrar no recinto do Sintra Portugal Pro


Notícia publicada na Vert Magazine: "31/08/2009, 11 Terminou ontem o Sintra Portugal Pro, a oitava etapa do IBA World Tour, e os bodyboarders portugueses estão de parabéns.

Catarina Sousa, Rita Pires, Hugo Pinheiro, Marta Fernandes, Batata, Manuel Centeno e Nuno Neto foram os atletas lusos que mais avançaram na grelha e estão de parabéns! Eles são, seguramente, o orgulho da nação.

O que os nossos estimados leitores não sabem é que que o nosso carismático editor foi impedido pela organização de entrar no recinto de prova. Com quase duas décadas a escrever sobre a magnífica actividade de deslizar nas ondas, esta foi a primeira vez que tal sucedeu na sua carreira. E logo em Portugal e numa organização portuguesa.

Onde fica a liberdade de expressão? Seguramente na gaveta... fechada a sete chaves... com medo do que possa ser dito.

Na verdade o episódio foi apenas mais uma prova do que temos vindo a afirmar, que a Federação Portuguesa de Surf não merece ter um desporto como o bodyboard sobre a sua alçada.

No entanto, queremos descansar os nossos leitores, pois, em vez de partirmos para a estupidez, vamos antes enveredar todos os esforços para conseguirmos fazer a melhor reportagem possível na edição de Outubro, até porque pela primeira vez tivemos um vencedor português - Catarina Sousa."
É de veras lamentável que situações destas, nos dias de hoje aconteçam, simplesmente inqualificável.

Site da União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores já está online


O site da USBA pode ser acedido em: http://www.usba.pt/

domingo, 30 de agosto de 2009

Irmãos Hubbard fazem dobradinha e Catarina Sousa é a 1.ª Portuguesa a vencer o Sintra Portugal Pro

Foto: Os vencedores, Catarina Sousa, e os manos Jeff e DaveHubbard

Catarina Sousa é a primeira bodyboarder portuguesa a vencer a prova do Mundial de Bodyboard em Sintra, vitória essa que foi conseguida contra outra portuguesa presente na final,Rita Pires.
Nos homens o havaiano "voador" Jeff Hubbard fez a dobradinha com o seu irmão Dave Hubbard que ganhou na categoria de dropknee, levando assim, os manos Hubbard para casa os primeiros lugares do Sintra Portugal Pro 09.
Tive a oportunidade de ver alguns dos heats da fase final, destaco o heat que Jeff Hubbard teve contra a promessa francesa, Pierre Louis Costes (PLC), este heat foi dos mais espectaculares do evento, com os dois atletas a tentarem superar-se onda atrás de onda. Jeff Hubbard executou um aéreo invertido colossal para a direita e numa outra onda fez um reverse air com muita projecção, PLC por sua vez, fez uma onda com dois backflips e não facilitou em nada a vida ao havaiano até à final da bateria. Este campeonato na generalidade, foi muito bom, pena é que, a organização não disponibilizou vídeos para quem não pode acompanhar na totalidade o desenrolar da competição.

William Cardoso venceu o 1.º WQS Azores Island Pro 09

Foto: O vencedor, William Cardoso, com o cheque de 20.000 U.S. Dollars



O brasileiro William Cardoso ou Kung Fu Panda, alcunha dada pelos amigos devido ao seu peso (90kg) e surf potente, venceu a primeira edição do Azores Islands Pro. William com o seu power surf não deu hipótese ao surf progressivo e da New School do seu compatriota, Jadson André. Os atletas finalistas proporcionaram um excelente espectáculo às centenas de espectadores que se deslocaram à praia do Monte Verde.


Em jeito de conclusão, este Azores Island Pro 09 foi um sucesso, todos ficaram a ganhar, público em geral, Hotelaria, Restauração, Rent a Cars e comercio local, para além disso, através da cobertura mediática, os Açores foram projectados, um pouco por todo o mundo, o que futuramente, irá com certeza, trazer um bom retorno à região. Um pequeno apontamento, que não retira o mérito à organização, que está toda de parabéns, é que, é necessário reforçar melhor a segurança do recinto desportivo, que neste caso foi a praia. Foram inúmeras as vezes que, o speaker do evento, o veterano Nuno Jonet, avisou os banhistas para os perigos do mar, dos agueiros e das ondas, mas mesmo assim perdeu-se uma vida neste evento, que na minha opinião poderia ter sido evitada com uma prevenção mais cuidada. Falo com conhecimento de causa, uma vez que fui nadador salvador durante 8 épocas balneares e não foram poucas as vezes que quando houve eventos à noite, nas praias do concelho de Ponta Delgada, os meus colegas foram chamados para fazerem segurança à praia com uma lanterna, uma bóia torpedo e um telemóvel e com o apoio de mais material que ficava de retaguarda nos balneários. Faltou uma mota de água que pudesse dar uma resposta pronta e eficaz através da arrebentação, visto que um semi-rigido nestas situações de pouco ou nada serve.

Foto: Moto de Água, a fazer a segurança no Sintra Portugal Pro 09, evento que decorreu nos mesmos dias do Azores Island Pro 09

sábado, 29 de agosto de 2009

Tiago Pires - "Saca" nota 10 no Azores Islands Pro 09

Foto: Tiago Pires, num tubo ribeira grandense, com um grab the rail a fazer lembrar o estilo de Kelly Slater.

Tive oportunidade de ver e rever esta onda na transmissão directa via webcast, que já agora é das melhores transmissões que tenho visto. Parabéns à organização e neste caso à RTP Açores e a todo o seu Staff.
P.S. - O semi-rígido dos Bombeiros, além de ainda não termos percebido bem o que faz neste campeonato, é já um dos protagonistas do mesmo, pois, "à laia" de emplastro, teima em aparecer em muitas das fotos do Azores Island Pro 09.

5º. dia de Competição no Mundial de Bodyboard Sintra Portugal Pro

Foto: Uri Valadão, deu um "show aereo", apesar de ter sido eliminado por Ryan Hardy

Neste dia em que o mar subiu significativamente, foi notório a dificuldade dos competidores chegarem ao lineup, principalmente nas senhoras, que tiveram que ter uma ajuda da mota de água, do water patrol de serviço.
Hoje tombaram alguns dos nomes mais sonantes do panorama internacional do bodyboard de competição, a saber: Eder Luciano eliminou o "Aussie" Mitch Rawlins, Michael Novy foi eliminado por Amaury Laverhne, Jeff Hubbard eliminou Manuel Centeno, Pierre Louis Costes eliminou o brasileiro Paulo Barcellos, Hugo Pinheiro eliminou o espanhol Aritz Larrinaga, num heat bastante competitivo disputado até ao ultimo minuto. Ryan Hardy eliminou o campeão mundial em título Uri Valadão e Diogo Cabrera foi eliminado prematuramente, após uma interferência sobre Mark MacCarthy. Amanhã a final da prova promete uma competição bem aguçada com duelos que serão bastante interessantes de se seguir. Nas senhoras teremos uma final, pela primeira vez, 100% portuguesa, entre Rita Pires e Catarina Sousa, sinal evidente que o bodyboard português está a passar uma fase muito profícua e saudável.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Portugueses estão a dominar o Sintra Portugal Pro

Foto: Mike Stewart apesar de ter sido eliminado proporcionou um bom espetáculo com grandes manobras

Em todas as categorias (Homens, mulheres e Dropknee) presentes neste Sintra Portugal Pro, os portugueses estão a marcar presença. Na categoria feminina, Catarina Sousa, Marta Fernandes e Rita Pires entram amanhã nas semi-finais, Rita Pires disputará o heat com Jessica Becker, e Catarina Sousa vai ter um duelo com a sua pupila, Marta Fernandes. Nos homens, hoje pude assistir à mais emocionante bateria até ao momento, entre Mike Stewart, Ben Player, Diego Cabrera e Lucas Nogueira. Ficando em 1º. lugar o local das ilhas Canárias, Diego Cabrera, fruto de um grande ARS que conseguiu completar. Em segundo ficou Ben Player, 3.º Lucas Nogueira e 4º. o "maestro" Mike Stewart. Amanhã poderemos ver uma verdadeira batalha de titãs, entre as maiores "feras" mundiais da modalidade, a não perder aqui. No DropKnee, Nuno Neto e Nuno Leitão, entram amanhã na fase final contra alguns dos melhores do mundo, como o actual campeão em título, Dave Hubbard.



Mais um dia de competição intensa no Azores Islands Pro 09

Foto: O brasileiro, Jadson Andre, num potente Aéreo, com o barco do ISN ao fundo. Já agora, alguém sabe explicar o que faz um semi-rígido num campeonato International, com ondas de 1,5m a 2m?



No 4º. dia do Azores Island Pro, a competição foi mais uma vez intensa, e quem se deslocou à praia do Monte Verde deu o seu tempo por bem empregue, pois assistiu a um show de manobras da chamada "new school" e também do surf mais clássico.




Foto: Jonh Jonh Florence, este havaiano de 16 anos foi dos que teve mais "horas de voo" na competição

AZORES ISLANDS PRO ROUND 4 REMAINING HEATSHeat 4: Jarrad Howse (AUS), Tanner Gudauskas (USA), Jihad Khodr (BRA)Heat 5: Brent Dorrington (AUS), Owen Wright (AUS), Yadin Nicol (AUS)Heat 6: Jay Thompson (AUS), Dusty Payne (HAW), Jadson Andre (BRA)Heat 7: Royden Bryson (ZAF), Kai Barger (HAW), Jean Da Silva (BRA)Heat 8: Hodei Collazo (EUK), Jean-Sebastien Estienne (BLM), Tiago Pires (PRT)
AZORES ISLANDS PRO ROUND 4 RESULTSHeat 1: Bernardo Miranda (BRA) 12.43 pts, Dion Atkinson (AUS) 12.17 pts, Drew Courtney (AUS) 6.87 ptsHeat 2: Travis Logie (ZAF) 11.90 pts, Austin Ware (USA) 11.43 pts, Jarrad Sullivan (AUS) 9.60 ptsHeat 3: William Cardoso (BRA) 13.43 pts, Jayke Sharp (AUS) 13.30 pts, Chad Du Toit (ZAF) 9.73 pts
AZORES ISLANDS PRO ROUND 3 HEATSHeat 1: Dion Atkinson (AUS) 15.50 pts, Travis Logie (ZAF) 13.37 pts, Heitor Alves (BRA) 10.80 pts, Justin Mujica (PRT) 5.57 ptsHeat 2: Bernardo Miranda (BRA) 11.60 pts, Jarrad Sullivan (AUS) 8.77 pts, Jonathan Gonzalez (CNY) 7.17 pts, Blake Jones (USA) 7.17 ptsHeat 3: Austin Ware (USA) 11.14 pts, Drew Courtney (AUS), 10.50 pts Marco Giorgi (URY) 9.86 pts, Wiggoly Dantas (BRA) 8.57 ptsHeat 4: Chad Du Toit (ZAF) 13.30 pts, Jarrad Howse (AUS) 12.87 pts, Adam Melling (AUS) 12.36 pts, Marco Polo (BRA) 9.50 ptsHeat 5: Jayke Sharp (AUS) 13.77 pts, Tanner Gudauskas (USA) 10.47 pts, Madison Williams (AUS) 9.23 pts, Cory Lopez (USA) 8.14 ptsHeat 6: Jihad Khodr (BRA) 12.43 pts, William Cardoso (BRA) 12.00 pts, Raoni Monteiro (BRA) 8.54 pts, Patrick Gudauskas (USA) 7.92 pts Heat 7: Brent Dorrington (AUS) 11.60 pts, Jay Thompson (AUS) 10.93 pts, Aritz Aranburu (EUK) 10.87 pts, John John Florence (HAW) 8.60 pts Heat 8: Owen Wright (AUS) 12.10 pts, Dusty Payne (HAW) 12.00 pts, Jano Belo (BRA) 11.73 pts, Hugo Savalli (REU) 9.03 ptsHeat 9: Jadson Andre (BRA) 15.67 pts, Yadin Nicol (AUS) 13.10 pts, Nic Muscroft (AUS) 12.13 pts, Nathan Yeomans (USA) 7.70 pts Heat 10: Royden Bryson (ZAF) 14.57 pts, Hodei Collazo (EUK) 10.90 pts, Gony Zubizarreta (ESP) 7.60 pts, Lincoln Taylor (AUS) 5.60 pts Heat 11: Kai Barger (HAW) 12.90 pts, Jean-Sebastien Estienne (BLM) 10.50 pts, Rodrigo Dornelles (BRA) 9.00 pts, Brandon Jackson (ZAF) 8.40 ptsHeat 12: Matt Wilkinson (AUS), Jean Da Silva (BRA), Leigh Sedley (AUS), Tiago Pires (PRT)



Vídeo do 3.º Dia - Azores Islands Pro 09

Destaque neste vídeo para um bom aéreo de Cory Lopez, seguido de um floater, no qual partiu a prancha ao meio.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vídeo do 2.º dia do Azores Island Pro 09


Este resumo do segundo dia da prova (Quarta-feira, 26 de Agosto) é da autoria do jornalista Gonçalo Cordeiro.

3º dia de Competição no Sintra Portugal Pro

Foto: Um bom Invert no Sintra Portugal Pro

"Nuno Leitão e Nuno Neto garantiram esta manhã o seu lugar nas meias-finais de dropknee. Apesar das boas prestações ao longo de toda a edição, pelo caminho ficaram os restantes portugueses que ainda se mantinham em prova - Luís Pereira, Renato Paço, Nuno Rodrigues, João Machado, Zé Gabriel e David Rafachinho foram eliminados e viram goradas as perspectivas de continuarem em competição. Relativamente às meias-finais, ainda não há certezas quanto ao dia exacto da sua calendarização, mas já se conhece a distribuição dos atletas pelos respectivos heats. Nuno Neto vai então disputar um lugar na final com Dave Winchester, Ardiel Jimenez e Emiliano Tabares, enquanto Nuno Leitão terá pela frente Dave Hubbard, campeão mundial de dropknee em título, Alberto Colocci e Ruben Franco.O Sintra Portugal Pro 09 continua na água, agora com o round 6 da categoria Open, com Jaime Jesus e Rui Ferreira entretanto já eliminados". fonte : www.portugalbodyboard.com




Foto: Mota de água, da segurança do Sintra Portugal Pro 09

Dia Trágico no Azores Island Pro 09

Açoriano Oriental de 27-08-2009

Antes de mais, quero a partir daqui, dar as condolências aos familiares da pessoa que faleceu hoje, tragicamente, na Praia do Monte Verde.

Não querendo julgar ninguém, nem tão pouco achar inocentes ou culpados, convém dizer que, nunca é demais reforçar os meios de segurança, principalmente numa prova Internacional, em que é habitual a presença de jet-skis de resgate e salvamento, que não só, servem para dar apoio aos surfistas do campeonato como também para salvamento de algum banhista mais incauto ou para qualquer outra eventualidade ou ocorrência. Este acidente trágico ocorreu, é um facto, é uma realidade, contudo, importa agora assegurar que, um acidente como este não volte a acontecer.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Açoreanos entraram hoje em acção no Azores Islands Pro 09

Foto: O Havaiano de 15 anos, Jonh Jonh Florence a "voar" hoje na Ribeira Grande

Os únicos dois surfistas açoreanos, convidados pela organização, para participarem no 1.º WQS realizado nos Açores, entraram hoje em prova. Rigoberto Borges, mais conhecido como "Rigo" e Diogo Medeiros, conhecido como "Garoupa", tiveram uma prestação positiva, destacando-se principalmente, o Rigo que conseguiu um honroso 3.º lugar, ficando à frente do Sul Africano Rudy Palmboom . Em ambos os atletas foi evidente a falta de ritmo competitivo, fruto da falta de participação em competições locais, regionais e nacionais. Contudo estão os dois de parabéns, pois, já passaram para a história do surf açoreano.

Destaque também, para o havaiano, Sunny Garcia, campeão do mundo em 2000, que foi hoje eliminado da prova.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

3.º Grand Slam IBA - Sintra Portugal Pro começou hoje



O terceiro grand slam da IBA World Tour, o Sintra Portugal Pro, começou hoje. O mar apresentou boas condições, com ondas de 0,5 a 1 metro, proporcionando um bom arranque do evento. Nesta fase de triagens ainda não entraram em competição os atletas do top 16, o que só deverá acontecer nos próximos dias. Este campeonato terá transmissão directa via webcast aqui.

WQS Azores Island Pro 09 - Açoreanos entram em prova amanhã

Amanhã entram em prova os únicos Açoreanos, Rigoberto Borges e Diogo Medeiros. Aos dois o Wave Riders Açores, deseja uma boa prova e que representem os Açores da melhor maneira possível.

Praia do Monte Verde mostrou parte do seu potencial em dia Histórico do Surf Açoreano

Foto: Ondas de 1,5 a 2 metros brindaram os surfistas presentes
Dia Histórico para o Surf Açoreano com arranque em grande do Azores Island Pro 09. O site da ASP Europa descreveu o dia de hoje assim: "Professional surfing history was made today when the first ever ASP sanctioned event got underway on the North Shore of Sao Miguel Island, the ASP World Qualifying Series (WQS) 6-Star Azores Islands Pro being treated to solid five to six foot (1.5 to 2 meter) waves. Twelve heats were held in the testing surf on offer, the expected north swell hitting the island with power and speed to allow the first twelve heats of Round 1 to run and deliver a promising show before event top seeds get their start tomorrow".


Foto: Chad du Toit a "mandar" muita água para o ar
AZORES ISLANDS PRO ROUND 1 RESULTS:

Heat 1: Norman Landa (EUK) 12.83 pts, Jarrad Sullivan (AUS) 11.93 pts, Richard Christie (NZL) 10.43 pts, Thiago Camarao (BRA) 7.93 ptsHeat 2: Daniel Redman (AUS) 11.73 pts, Blake Jones (USA) 9.17 pts, Joaquim Guichard (DEN) 5.70 pts, Dylan Graves (PRI) 3.87 ptsHeat 3: Bernardo Miranda (BRA) 13.10 pts, Justin Mujica (PRT) 11.30 pts, Joao Guedes (PRT) 10.43 pts, Andrew Bennett (USA) 4.63 ptsHeat 4: Jonathan Gonzalez (CNY) 12.10 pts, Sunny Garcia (HAW) 11.63 pts, Alan Donato (BRA) 10.17 pts, Dylan Melamed (HAW) 0.00 ptsHeat 5: Vincent Duvignac (FRA) 12.43 pts, Gustavo Fernandes (BRA) 11.60 pts, Sebastien Zietz (HAW) 8.83 pts, Weverton Nunes (PRT) 4.50 ptsHeat 6: Christophe Allary (REU) 13.73 pts, Chad du Toit (ZAF) 12.60 pts, Halley Batista (BRA) 10.26 pts, Russell Winter (GBR) 5.00 ptsHeat 7: Shaun Ward (USA) 13.67 pts, TJ Barron (HAW) 12.44 pts, Oli Adams (GBR) 11/14 pts, Ricardo Lange (DEU) 10.00 ptsHeat 8: Mark Mathews (AUS) 15.50 pts, Che Stang (USA) 14.00 pts, Mason Ho (HAW) 10.16 pts, Alexander El Naib (DEU) 0.00 ptsHeat 9: Gabriel Medina (BRA) 15.27 pts, Eric Geiselman (USA) 13.43 pts, Nick White (NZL) 12.90 pts, Cheyne Willis (HAW) 3.63 ptsHeat 10: Bobby Hansen (NZL) 14.76 pts, Jayke Sharp (AUS) 12.56 pts, Simon Marchand (FRA) 11.14 pts, Stuart Kennedy (AUS) 9.77 pts Heat 11: Raoni Monteiro (BRA) 17.10 pts, Granger Larsen (HAW) 12.39 pts, Matt Pagan (USA) 9.83 pts, Igor Morais (BRA) 9.04 pts Heat 12: Cory Lopez (USA) 11.00 pts, Madison Williams (USA) 10.06 pts, Romain laulhe (FRA) 9.16 pts, David Mailman (USA) 4.66 pts

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Azores Island Pro 09 - Round 1

Foto: João Guedes

Já estão disponiveis online todos os heats do round 1 da prova (Vê Aqui). De destacar o Heat 3, no qual entra o primeiro Português em competição, João Guedes e o Heat 4, onde vai entrar em acção o campeão mundial de 2000, o havaiano, Sunny Garcia.

Heat # 3
WQS 6 STAR
RND OF 144
Red BERNARDO MIRANDA BRA
White JOAO GUEDES PRT
Yellow JUSTIN MUJICA PRT
Black ANDREW BENNETT USA

Heat # 4
WQS 6 STAR
RND OF 144

Red JONATHAN GONZALEZ CNY
White SUNNY GARCIA HAW
Yellow DYLAN MELAMED HAW
Black ALAN DONATO BRA

Azores Island Pro 09 Webcast Online a partir de amanhã

Clica na Imagem para aceder ao site

É já amanhã que começa a primeira prova mundial de surf nos Açores, este evento histórico terá transmissão directa, via webcast, no site da ASP Europa (Vê Aqui o site). Todos os resultados estarão disponíveis bem como, os horários, fotos, vídeos e notícias do evento. Desde já o Wave Riders Açores e todos os seus simpatizantes, desejam uma boa e saudável jornada competitiva a todos os intervenientes.
Na esperança que a praia do Monte Verde possa constituir-se como um cartão de visita e não como um motivo de vergonha para todos os que a visitam, desejamos que este campeonato, constitua um ponto de viragem e, que as autoridades competentes, a partir de agora, cuidem melhor das suas praias e das suas zonas envolventes, de forma a que, as mesmas tenham o tratamento e cuidado que à muito lhes é exigido.

domingo, 23 de agosto de 2009

TOP TEN



A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza no âmbito do Projecto TopTen (http://www.topten.pt/) actualizou as categorias de Automóveis e Frigoríficos. O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line que pretende orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos consumidores de energia de utilização diária: electrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório e ainda automóveis.

sábado, 22 de agosto de 2009

WQS Azores Island Pro 09 mudou para a praia do Monte Verde

O WQS Azores Island Pro mudou de localização, passou da praia de Santa Bárbara para a praia do Monte Verde. Na minha opinião esta mudança é bastante positiva, visto que o "diamante bruto" (ver vídeo abaixo) que é a praia do Monte Verde, poderá a partir de agora, ser alvo da necessária e merecida atenção, e ser delapidado pelo município, podendo assim, tornar-se na jóia da coroa da Ribeira Grande.



Açoriano Oriental de 22 de Agosto de 2009


Monte Verde Verão de 2009 from Filipe Tavares on Vimeo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vídeo da 3ª Etapa do Circuito Regional de Bodyboard

O bodyboarder micaelense, Luís Furtado, mais conhecido na comunidade das ondas por Miguili, disponibilizou e cedeu gentilmente, o vídeo da 3ª etapa do Circuito Regional de Bodyboard. As ondas neste campeonato estiveram pequenas, mas houve espaço para grandes manobras como alguns ARS, que se tornam muito mais complicados de executar com aquele tipo de ondas.

3ª etapa do circuito regional de bodyboard dos açores from on Vimeo.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Filme do Mês - My Eyes Won't Dry 3

Este é um daqueles filmes que ao ser visionado, transmite uma sensação, aproximada, do que é o Wave Riding em ondas tubulares. Depois de ter visto este trailer, só me apetecia era pegar na prancha e ir apanhar uns bons tubos na costa norte aqui da ilha, pena é, que é quase meia noite...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ultimate Wave Tahiti - com Kelly Slater

Ultimate Wave Tahiti, Featuring Kelly Slater: Coming to IMAX and other Giant screen theaters in both 3D and 2D - February 2010. The undisputed best surfer of all time. A 9x world champion that was the youngest and oldest world champion ever to grace our sport. Kelly Slater has achieved virtually every record in the books and is now the star of the first ever 3D IMAX film focused on surfing.
Fonte: Havoc Tv

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Praia das Milicias e de Santa Bárbara com webcams




Segundo email enviado pela Associação de Surf de São Miguel (ASSM), foi atingindo mais um dos objectivos da associação, com a instalação de 2 web câmaras na costa sul e norte da ilha de São Miguel, em colaboração com o Surfreport.
A partir de hoje (13/08/2009), tanto corredores de ondas como o público em geral, terão através do site http://www.surfreport.pt/ acesso directo ao estado do mar bem como do tempo que se faz sentir em ambas as Praias.
A ASSM refere ainda que, esta iniciativa é de enorme utilidade e importância, não só para evitar as idas em vão ás praias, mas também por uma questão económica e ecológica, que obviamente estão implicitas com o recurso desta tecnologia.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Fado da Praia de Santa Bárbara


Por Rui Cabral


A alguns dias de se tornar mundialmente famosa, através da realização do campeonato mundial de surf, o Azores Islands Pro, convém recordar, para memória futura, alguns factos históricos da Praia de Santa Bárbara. E para isso, nada melhor do que começar com um pouco da sabedoria popular, recorrendo ao provérbio que diz que; “só se lembram de Santa Bárbara quando faz trovões” este provérbio, assenta nesta praia como uma luva da melhor seda oriental, como vamos ter hipótese de comprovar, através dos factos contidos nas linhas deste post.
Antes de começar a falar da praia de Santa Bárbara, é importante falar um pouco sobre a santa que lhe deu nome, isto porque, como mais tarde iremos constatar, existem analogias muito interessantes entre esta praia e a dita Santa.
É do conhecimento geral que Santa Bárbara é uma santa cristã, santa essa, que foi mártir no século terceiro e é considerada a protectora contra tempestades, raios e trovões, sendo o seu dia comemorado a 4 de Dezembro de cada ano.
Bárbara antes de ser santa, foi torturada por carrascos, que lhe cortaram os seios, figura 1, sendo posteriormente degolada por seu pai, que dava pelo nome de Dióscoro. Reza a história que no instante em que Bárbara foi degolada por seu pai, a sua cabeça rolou pelo chão e seguidamente um imenso trovão ribombou pelos ares, fazendo tremer os céus, esse trovão foi prosseguido de um relâmpago que atravessando as nuvens fez cair por terra o corpo sem vida de seu pai. Depois desse acontecimento e por causa dele, Santa Bárbara passou a ser conhecida como protectora contra os relâmpagos e tempestades e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quanto trabalham com fogo.



Figura 1 – Bárbara foi torturada e degolada, por querer seguir a religião católica e não o culto dos deuses do Olimpo, como era desejo de seu pai.


Depois de termos visto a génese do nome da praia de Santa Bárbara, é importante focar alguns dos seus mais importantes acontecimentos históricos.
No longínquo ano de 1563, ocorreu a Erupção vulcânica do Pico do Sapateiro na ilha de São Miguel, freguesia da Ribeira Seca. Esta erupção, do tipo estromboliana, emitiu grande volume de lavas, de composição basáltica, muito fluidas, que soterraram parte da Ribeira Seca, incluindo um chafariz que hoje está à vista, incrustado na formação rochosa. Esta erupção vulcânica separou ainda mais as actuais praias do Monte Verde e de Santa Bárbara, como se pode ver na excelente ilustração da figura 2, que é uma pintura de Emanuel Carreiro, com reconstituição científica de Vítor Hugo Forjaz (A foto desta pintura foi retirada da revista Açorianissima, à mais ou menos 11 anos, infelizmente não sei precisar qual o número da revista e o ano, porque na altura guardei, lamentavelmente, apenas este recorte da revista.).






Figura 2 - Erupção de 1563 do Pico do sapateiro, pintura de Emanuel Carreiro, com reconstituição científica de Vítor Hugo Forjaz. A zona de lava separa precisamente a praia do Monte Verde da praia de Santa Bárbara.




A erupção vulcânica de 1563, através das lavas que brotaram das entranhas do vulcão, deram corpo, forma e alma às praias de Santa Bárbara e Monte Verde. Depois desse acontecimento histórico e durante séculos, essas praias viveram tranquilamente, sendo apenas, perturbadas ocasionalmente pelas sazonais forças da natureza.
Quatro séculos mais tarde, a praia de Santa Bárbara, viria a ser testemunha viva, da II grande guerra mundial, como se pode verificar, in loco, através das Casamatas (Foto 3), usadas para defesa da costa e que foram construídas na rocha basáltica deixada pelo vulcão do Pico do Sapateiro. Uns anos mais tarde, e desculpem-me pela imprecisão histórica (não consegui saber em tempo útil, esta data), deu-se início, ao saque de um dos elementos mais bonitos de uma praia, a areia. Durante décadas a praia de Santa Bárbara foi torturada, pela mão humana, tal como aconteceu com a santa que lhe deu nome. As areias foram saqueadas e esventradas, qual grupo de hienas africanas que devora a sua presa, comendo-a até ao tutano. Santa Bárbara, desde ai, ficou ferida de morte, pois dela, foram retirados milhões de toneladas de areia (Fotos 4,5 e 6), por pessoas ligadas ao lobby do cimento e do betão. O mais irónico desta situação é que, tudo isso aconteceu debaixo das “barbas” das autoridades competentes, que pouco ou nada fizeram.
A partir de 1992, é proibida a extracção de areia e lentamente a praia, passa a ser utilizada como espaço de lazer. O que aconteceu em pleno, depois da requalificação da praia em 2008, com as obras efectuadas, pelo município da Ribeira Grande.
Actualmente, esta praia mártir, já tem uma cara lavada, como se pode comprovar pela foto 7, mas ainda, apresenta as grandes cicatrizes deixadas pelos actos de outrora, bem como, algumas situações que ainda não foram totalmente resolvidas (ver foto 8).
Dentro de uns dias, de 25 a 30 de Agosto do presente ano, Santa Bárbara irá vestir-se de gala, para receber o primeiro campeonato mundial de surf dos Açores, que com certeza, a projectará mundialmente, através da máquina mediática que acompanha sempre eventos deste tipo.
Resta saber agora, se a Santa Bárbara vai ser a madrasta ou a madrinha desse evento. Esperamos que seja madrinha e que todas as condições estejam reunidas, para que seja proporcionado um grande espectáculo a todos os intervenientes. De qualquer das formas e para os mais supersticiosos fica aqui a oração a Santa Bárbara:
Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protectora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Por Cristo, nosso Senhor. Amen.





Foto 3 - Pormenor da entrada da Casamata, onde estariam peças de artilharia, para defesa da costa, na II guerra mundial




Foto 4 - Uma das formas utilizadas para extracção da areia da Praia de Santa Bárbara.



Foto 5 - Quem tem conhecimento de causa refere que eram retirados 18 camiões de areia por dia da praia de Santa Bárbara, as marcas desse saque ainda são visíveis




Foto 6 - pormenor da rampa de acesso dos camiões à praia, foto tirada por mim em 1992.










Foto 7 - Praia de Santa Bárbara de "cara lavada" depois das obras de 2008



Foto 8 - Pedreira Ilegal que vai delapidando o basalto deixado pela erupção de 1563 do Pico do Sapateiro


Bibliografia


http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A1rbara_de_Nicom%C3%A9dia


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_de_desastres_naturais_nos_A%C3%A7ores

Viana Pro - começou hoje

OViana Pro, que começou hoje, é a primeira etapa, da chamada perna europeia, que é composta por 5 provas, a saber:

Aug 12th – 16th Viana Pro Portugal Mariana Beach, Viana

Aug 18th – 23rd Sopelana BBK Pro Spain Sopelana

Aug 25th – 30th Sintra Portugal Pro Portugal Praia Grande

Sept 2nd – 6th Deeply Ferrol Pro Spain Doñinos Beach

Sept 9th – 13th Peniche Pro Portugal Supertubos

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sunny Garcia

Amado por uns e odiado por outros, este havaiano, campeão do mundo de surf em 2000, quer se goste ou não, é sem sombra de dúvidas o cabeça de cartaz do Azores Island Pro.


domingo, 9 de agosto de 2009

Tubos

São os tubos que movem qualquer corredor de ondas, neles o tempo para, eterniza-se. São momentos de rara beleza e de uma intensidade difícil de descrever apenas por palavras. Cada segundo passado dentro de um tubo, torna toda a experiência de correr ondas, em algo transcendental, inegualável e extasiante.


Foto: www.surfer.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mike Stewart - o "maestro" espalhou mais uma vez a sua arte

Mike Stewart mostrou mais uma vez, porque é que é um dos mais conceituados corredores de ondas do planeta. Este bodyboarder que foi recentemente eleito pela revista surfer, como um dos melhores "wave riders" de todos os tempos, deixou claro que, em ondas tubulares não deixa os seus créditos por mãos alheias e domina sobre qualquer outro a arte de andar dentro dos tubos. Isso mesmo, foi demonstrado no heat que teve contra o bi-campeão mundial Ben Player, que segundo o próprio Mike Stewart, é um bodyboarder muito tecnicista.
Stewart, depois de mais esta vitória no world tour, está bem lançado para a conquista do seu 10º titulo mundial. Ficando assim, bem patente que aos 46 anos, velhos são os trapos...

Parabéns Mike Stewart!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Big Day on the Arica Chilean Challange

Os portugueses foram eliminados hoje do Grand Slam de Arica

Foto: Jeff Hubbard a "correr" uma das maiores vagas do dia

Os portugueses que ainda se encontravam em prova, foram hoje eliminados. O mar não esteve para "brincadeiras" em mais este dia de competição, brindando os presentes com ondas de 4 metros. A eliminação do dia foi a do Australiano Ryan Hardy, saindo da competição mais cedo do que era esperado. Amanhã começam os heats men to men, com alguns "duelos" interessantes de se seguir, nomeadamente; Jeff Hubbard vs Uri Valadao, Ben Player vs Mike Stewart, Mark McCarthy vs Dave Hubbard, Amaury Laverhne vs Pierre Louis Costes, Guilherme Tamega vs Francirley Ferreira, Dave Winchester vs Ivan Hernandez.
Foto e fonte : www.chilebodyboard.com

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Filme da Semana - The Cove

The Cove begins in Taiji, Japan, where former dolphin trainer Ric O’Barry has come to set things right after a long search for redemption. In the 1960s, it was O’Barry who captured and trained the 5 dolphins who played the title character in the international television sensation “Flipper.”

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Portugueses passaram hoje, os seus Heats, no Grand Slam de Arica

Foto: Ben Player, Mike Stewart e Brad Hughes, na hora do "Chop-Chop", em Arica
Foto: www.chilebodyboard.com

No segundo dia de competição, do Arica Chilean Challenge, todos os portugueses que ainda estão em prova, passaram os seus heats. Amanhã entram em competição o arquitecto/bodyboarder, Manuel Centeno e Hugo Pinheiro, bem como, todos os que foram hoje apurados. A eliminação do dia, foi por conta do ex bi-campeão do mundo, Damian King. Dos portugueses destaco a prestação de Rui Ferreira, que consegui ver em directo, via webcast, com dois bons tubos (ver vídeo em baixo), que lhe carimbaram a passagem do heat em 1.º lugar.
Heat 2
1 Rui Pereira PRT
2 Fabio Rodrigues BRA
3 Diego Furiatti URY
4 Luis Fung PER
Heat 6
1 Rui Ferreira PRT
2 Pablo Pierto GER
3 Boris Villalobos CHL
4 Ardiel Jaimenez CAN
Heat 8
1 Michael Novy AUS
2 Gastao Entrudo PRT
3 Alberto Colucci VEN
4 David Mantellini VEN


Ewan Donnachie venceu o 2009 Nomad Shark Island


Vert Magazine: "Ewan Donnachie foi o grande vencedor do 2009 Nomad Shark Island Challenge, reclamando o prémio de 10 mil dólares em ondas 'clean' de metro e meio...

Desde que a prova se iniciou, no passado dia 12 de Julho, atletas e organização têm estado em stand by para a realização da segunda ronda. As semanas que se seguiram debitaram sempre ondas pequenas e desta forma foi preciso recorrer a votação para que se pudesse prolongar o período de espera.

Só assim foi possível encontrar um vencedor e terminar o evento que teve em Ewan o vencedor de 2009. Eis a lista de resultados e premiados:

Vencedor: Ewan Donnachie (10,000 dólares)
Melhor tubo: Dave Ballard (2 semanas no Secret Sumatra Camp)
Melhor manobra: Shaun Peterson (2 semanas boat trip, cortesia The Surf Travel Company)
Melhor wipe out: Glen Thurston (500 dólares)
Tubo mais longo: Dave Ballard (Passeio aéreo sobre Sidney com avião da Red Bull)

01. Ewan Donnachie
02. Christian Riguccini
03. Alex Bunting
04. José Marquina
05. Doug Showell
06. Josh Pollard
07. Brendan Ryan
08. Shaun Peterson
09. Dave Ballard
10. Nick Omerod
11. Adam Luehman
12. Glen Thurston
13. Ben Sawyer
14. Alex Leon
15. Glen Sullivan
16. Jason Finlay
17. Jared Houston
18. Chris James
19. Kira Llewellyn
20. Mike Murphy"

texto e Fonte : www.vert-mag.com

sábado, 1 de agosto de 2009

The Bra Boys

O localismo está intrinsecamente ligado aos corredores de vagas. É um fenómeno aceso em alguns spots do planeta, sendo o Havai, o maior exemplo disso, respeitado por uns, odiado por outros, alguns a favor outros totalmente contra. É um tema que, geralmente não reúne consenso na "comunidade das ondas" .
The Bra Boys, é um filme que conta uma história verídica, sobre os efeitos e consequências do localismo no surf. Narrado pelo laureado Russel Crowe.




Grand Slam de Arica adiado novamente

À espera de melhores condições, o campeonato foi novamente adiado, devendo começar amanhã. Apesar de não estarem as melhores condições, as ondas estão com bom aspecto, como se pode ver no vídeo.

Sunny Garcia e Neco Padaratz presentes no Azores Island Pro


Segundo email enviado pela União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores, Sunny Garcia e Neco Padaratz, dois Icons do Surf Mundial, vão estar presentes no 1.º WQS dos Açores, o Azores Islands Pro. O Texto refere o seguinte:

"Estão encerradas as inscrições para a etapa do circuito mundial de surf mais esperada deste Verão, que trarão representantes de vinte nações, entre 25 e 30 de Agosto, à ilha de S. Miguel, nos Açores. Limitadas a 144 surfistas, todas as etapas de seis estrelas do circuito mundial de surf de qualificação (WQS) da Association of Surfing Professionals (ASP), a entidade que rege os destinos do surf profissional em todo o mundo, são bastante procuradas pelos melhores atletas mundiais, que procuram conquistar a grande quantidade de pontos oferecidos por estas provas, de forma a uma possível qualificação para o Grand Slam do surf mundial – o World Tour.Assim, o Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan não foi excepção e, embora se realize pela primeira vez este ano, pode já orgulhar-se de contar com a presença de algumas lendas do surf mundial, bem como dos líderes da nova geração, aqueles surfistas que irão disputar o título mundial muito em breve.Entre as lendas, destaque absoluto para o havaiano Sunny Garcia e para o brasileiro Neco Padaratz, dois lutadores incansáveis e figuras carismáticas do circuito mundial de surf profissional, que estarão presentes nesta prova com 145.000 dólares de prize-money. Sunny foi campeão mundial em 2000 e afastou-se da competição voluntariamente em 2005, mas a enorme competitividade natural deste havaiano, que é ainda hoje o surfista com maior número de vitórias no circuito mundial WQS (22), levou-o a voltar ao circuito de qualificação em 08, ficando muito perto de conseguir uma nova vaga no World Tour à primeira tentativa. Este ano, após uma cirurgia a um joelho em Janeiro, Garcia está a voltar à competição agora, esperando conseguir algo que nenhum surfista conseguiu antes – a qualificação para o Grand Slam aos 40 anos! Já Neco Padaratz, de 33 anos, membro mais novo de uma família de três irmãos surfistas, da qual o seu irmão Teco foi um dos mais altos representantes brasileiros no circuito mundial, foi sempre considerado como um potencial campeão mundial, mas a sua carreira tem sido assombrada por um problema grave nos músculos dorsais.Afastado do World Tour desde meados de 08, precisamente devido ao agravamento dessa lesão, Neco voltou a competir muito recentemente e só participou até agora em três provas. Venceu uma, foi segundo classificado noutra e décimo sétimo noutra. Embora exista a possibilidade de obter um wildcard da ASP para todo o World Tour de 2010, o seu objectivo é qualificar-se também através do WQS, competindo apenas no mínimo de provas a contar para o ranking final – sete. Difícil? Sim. Já alguém conseguiu antes? Sim. Quem? Neco Padaratz!Mas existem mais destaques entre os restantes 142 surfistas presentes no Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan. Oito dos actuais top 45 do Grand Slam estarão presentes, entre os quais os europeus Aritz Aranburu e Tim Boal, bem como o norte-americano Nathaniel Curran, campeão do circuito WQS em 08.E por falar em europeus, o continente que mais talento emergente tem mostrado no circuito mundial de surf contará com cerca de trinta participantes nesta prova, entre os quais cinco surfistas portugueses – João Guedes, líder do ranking nacional e melhor português no circuito WQS; Ruben Gonzalez, tetra-campeão nacional e segundo melhor português no WQS; Miguel Ximenez, ex-campeão europeu júnior e sénior, que tem acompanhado Guedes e Ruben a algumas etapas; Justin Mujica, ex-campeão nacional e europeu profissional, a recuperar de uma lesão; e o júnior Tomás Valente, a fazer jus ao seu nome. Se contarmos ainda com a presença dos irmãos gémeos Luca e Joackim Guichard, dinamarqueses residentes no Algarve e, no fundo, representantes também do surf luso, então essa conta sobe para sete presenças nacionais.Mas candidatos ao título não vão faltar e entre eles estarão seguramente alguns atletas internacionais da nova geração, que têm dado cartas no circuito deste ano. Nomes como os dos brasileiros Jadson André, Wiggolly Dantas, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Jean da Silva ou William Cardoso serão com certeza alguns dos atletas de quem ouviremos falar nesta etapa. Os australianos Owen Wright, Adam Melling, Matt Wilkinson, Blake Thornton e Leigh Sedley, os irmãos norte-americanos Patrick, Tanner e Dane Gudauskas, os seus compatriotas Nathan Yeomans, Austin Ware, Cory Lopez e Brett Simpson (vencedor do US Open, a etapa mais recente e mais premiada deste circuito, além da mais disputada até agora), os sul-africanos Travis Logie, Brandon Jackson e Royden Bryson ou mesmo os improváveis Masatoshi Ohno, do Japão, e Marco Giorgi, do Uruguai, estarão seguramente entre os destaques.“Estamos muito satisfeitos com o número e a qualidade dos inscritos,” afirmou Rodrigo Herédia, ex-campeão nacional e europeu de surf e co-organizador do Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan. “Entre ex-competidores do World Tour e grandes talentos da nova geração, é bom ver o nosso esforço premiado com tão bons atletas, que demonstraram grande interesse na prova, como está bem patente na existência de uma lista de espera, para eventuais desistências de última hora,” concluiu o mentor deste evento.Tudo a postos para um grande espectáculo de surf, de 25 a 30 de Agosto, na Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, S. Miguel, Açores, assim Neptuno providencie uma boa ondulação para essa altura, o que é bastante provável.O Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan é uma prova de 6 estrelas do circuito mundial de surf de qualificação da ASP, organizada pela União dos Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e pela DAAZ Eventos, e conta com o alto patrocínio do Turismo dos Açores, com o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da O’Neill, da Nissan, da Sumol e da TMN, bem como com os apoios da SATA, Açores Piscinas, Homelife, Marques, CrediTotal, Surf Portugal, Diário de Notícias, 24 Horas, Surf Total, RTP Açores e RDP Açores."