segunda-feira, 8 de junho de 2009

Soul Surfing e Boas Prácticas

Foto -Neste dia até estava a dar uma ondas.
Deixo aqui um exemplo de uma boa prática, à qual também já aderir, e desafio todos os surfistas e bodyboarders que frequentam a baía da foto e outras, a fazer o mesmo.
A Baía* que podemos contemplar na foto, é uma das mais bonitas que a ilha de São Miguel tem para oferecer, mas também, e por ser de difícil acesso, a que tem o areal mais poluído. Há uns meses atrás fui lá "fazer" uma ondas com o meu primo, João Feijó e um amigo e companheiro de surfadas, o João Reis. Apanhamos umas boas ondas e quando saímos da água, o João F. "sacou" de um saco plástico, que tinha consigo, e começou a apanhar todo o lixo plástico do areal que conseguiu, até encher o dito saco, carregando-o em seguida, durante 30 minutos, juntamente com todo o material da surfada, na "penosa" subida da baía. Posteriormente colocou todo o plástico num eco ponto amarelo.
Este exemplo, que é de louvar, não é novidade para muitos, pois, é já uma prática comum de alguns, tal como, a realização de pequenas queimadas de troncos de árvores e de madeiras que dão à costa. Contudo é um pequeno, mas grande contributo que podemos dar, para que os locais onde surfamos, estejam o mais aprazível possível.

* Quem não conhece a baía, vai ter que fazer de Fernão de Magalhães (que está na berra actualmente) e explorar para a encontrar. Porque, é no explorar que está o verdadeiro espírito do Soul Surfing.

Rui Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.