terça-feira, 28 de junho de 2011

Má onda - Polícia Marítima retira surfistas da água

Segundo relatos de alguns wave riders micaelenses no Facebook, a Polícia Marítima mandou evacuar da água, bodyboarders e surfistas que se encontravam a usufruir das ondas nestes últimos dias na Praia das Milícias. Esta situação é de lamentar uma vez que, como é sabido, os surfistas e bodyboarders têm sido responsáveis por muitos salvamentos de banhistas desde há muitos anos a esta parte, contribuindo de forma efectiva para uma maior segurança das zonas balneares dos Açores.
O surfista e colaborador do W.R.A.,  João Alves, a efectuar um salvamento durante o Azores Island Pro em 2009

Adenda - Este post foi enviado, por email para o jornal Açoriano Oriental

12 comentários:

  1. e desta vez? nós, tds que usufruimos das ondas ao longo do ano e que agora nos meses de verão somos postos de lado e nos tiram um direito de usufruir do mar em detrimento dos banhistas de época, desta vez não nos juntamos p protestar?
    Ninguem mais que os surfistas, bodyboards etc, ajudam a salvar pessoas nos meses de verão. Tlvz da proxima vez que um banhista precise de resgaste perto d um surfista, este deva ficar indiferente à aflição do outro e aguarde p'la chegada do nadador-salvador... E p'lo q me apercebi na praia (corrijam-me se estiver errado), reservaram p area de banhos o lado esquerdo do Pópulo, precisamente a zona com mais ondulação desta praia...Faz sentido?...

    ResponderEliminar
  2. Caros leitores mais uma vez alerto para a linguagem usada nos vossos comentários! Comentários válidos em termos de opinião não estão a ser publicados porque estão a usar termos (palavrões) para se referirem a entidades ou pessoas. Assim perdem um pouco a razão! e Já agora assinem o vosso nome. Boas e muitas ondas para todos

    ResponderEliminar
  3. Boas Marco, antes de mais deixa-me dizer que sou um assíduo visitante do teu blogue (http://mc-shootme.blogspot.com/), altas fotos Parabéns.O pessoal está a mexer-se, o Simão já deixou num comentário, a dica para se fazer um Paddle Out no Pópulo, outros wave riders já estão a contactar com os meios de comunicação social. Penso que cabe também a todas as Associações e clubes dos Açores, que estão ligados aos desportos de ondas, fazerem-se ouvir através de comunicados para os meios de comunicação social. Se cada um fizer a sua parte com certeza a situação vai ser resolvida da melhor maneira possível. Abraço e claro, boas ondas e boas fotos

    ResponderEliminar
  4. Esta é uma situação muito injusta p os praticantes de desportos de ondas, dão-nos uma "palmadinha nas costas" qd fazemos / ajudamos um salvamento e agora colocam-nos de lado com uma arrogância q pude assistir in loco a semana passada na praia, com direito a cabo de mar, nadador-salvador e policia maritima a tratarem quem estava no mar com prancha como se de delinquentes se tratassem. Mas fico contente por saber q alguma coisa está a ser feita. Da mha parte têm todo o apoio, escrito e presencial qd for caso disso. E obrigado p'lo comentário ao "shoot me"! Vai passando por lá.
    Abraço e boas ondas (no pópulo só qd nos permitirem outra vez!)

    ResponderEliminar
  5. Boas Pessoal!

    Sou da mesma opinião que o simão, fazer um paddle out!

    É andar já com isso para a frente!

    Abraços e boas ondas!

    ResponderEliminar
  6. Enquanto não existir o bom censo por parte de quem manda - ou pensa que manda - para perceber que numa praia como a das Milícias, excessivamente procurada quer por banhistas quer por surfistas, existe espaço para todos. Desde que seja flexível com as ondas, mudando sempre para as zonas mais seguras a zona balnear vigiada (que é já ao lado, na mesma praia!!!), e deixando o lado onde as ondas quebram para os praticantes de desportos de ondas, que também têm direito à sua prática!
    Reconheço que a atitude de alguns surfistas para com os banhistas não é/foi a mais correcta (casos muito pontuais), mas nunca se esqueçam que muitos surfistas foram/são a salvação de muitos banhistas e até de alguns nadadores salvadores nas praias quer do norte quer do sul da ilha.
    E já agora, a proibição de surfarmos mesmo com bandeira vermelha, em que quem manda alega que não temos mais direitos que os banhistas, é uma posição irracional. Que cor de bandeira é que punham de inverno quando andamos todos (praticantes de desportos de ondas) nas praias sem que ninguém se oponha?
    Haja bom censo por parte de todos, haja um paddle-out de todos os interessados para transmitirmos a nossa mensagem ao público e a quem manda (ou pensa que...) para que tenhamos mais um verão inesquecivel de ondas.

    Abraços e boas ondas para todos

    Leonardo

    PS: Como será que vão lidar com os prós no mundial se houver ondas no sul?

    ResponderEliminar
  7. Boas, ha bastantes anos atrás, na praia azul em vila do conde aconteceu exactamente o mesmo (devia ter eu uns 15 anos). Que me lembre na altura, salvamentos no verao eram as vezes as dezenas por semana. para quem nao conhece, a praia azul quebra entre duas pedras no outside o que provoca uma corrente para o alto mar com mudanças de maré que torna frequente os arrastamentos. Na altura, foi considerada area para banhistas, a mesma área que nós surfavamos. na altura gerou mt contestação, não pq nos mandassem sair daquela zona, mas sim pq nós, na altura, avisava-mos várias vezes a polícia maritima que não era bom mandar banhistas para a zona onde surfava-mos exactamente pela mesma razão que vos acontece aí no populo, ou seja, maior rebentação, maiores correntes, maior perigo. Após essas conversações com a capitania, mudaram a área dos banhistas exactamente para a área que nós na altura recomendamos e praticamente deixou de haver salvamentos. Penso que, bem conversado, conseguem explicar isso mesmo, claro que baseados com conhecimentos técnicos e não vejo razão para que não alterem a zona um bocado mais para a direita. No entando, vocês tem um entrave que nós não tinha-mos, que é voces precisam de ondulação de sul ou inchas para que tenham ondulações boas mas, tirando isso, para o banhista e mts membros da comunidade, a praia torna-se numa piscina gigante e não há razões para interditar os banhistas de irem nadar para o vosso cantinho... Acho que antes de haver protesto, deviam falar e expor o assunto à capitania, até porque normalmente quando as ondas tão boas para nós, supostamente deveria estar bandeira vermelha para os banhistas não havendo assim incompatibilidades...

    Just My two cents.

    Luis Matos

    ResponderEliminar
  8. Já tive oportunidade de manifestar a minha opinião na comunicação social sobre este assunto.
    E é tudo uma questão de bom senso e bom entendimento, surf e banhos podem coexistir pacificamente, sem qualquer tipo de prejuizo para ambas as partes. Em situações de bandeira verde é imperativo que não se faça surf, mesmo que apeteça apanhar aqueles 30 cm de onda. Em situações de bandeira amarela ou vermelha é imperativo que o banhista mantenha-se com água pelo joelho ou mesmo não entre no mar, mesmo que apeteça apanhar aquela carreira. Se estes principios forem respeitados todos podem usufruir da praia sem qualquer tipo de problema. Todos nós sabemos que ter surfistas dentro de água é uma mais valia, mas infelizmente exitem pessoas que sazonalmente esquecem-se disto.
    Do ponto de vista Institucional/Associativo, na qualidade de vice-presidente da USBA, posso avançar que desde os primeiros incidentes temos mantido contactos com a Capitania de PDL, com o intuito de se chegar a um consenso.
    Adianto também, que se estes paddle outs forem para a frente os envolvidos podem ser confrontados e advertidos por "manifestação ilegal" ou "evento não autorizado", para não piorar a situação é melhor pensarem duas vezes.
    Pessoalmente estou empenhado em resolver isto, bem como os restantes elementos da direcção da USBA. Qualquer duvida que queiram tirar ou boca que queiram mandar, todos dias, podem-me encontar na praia, vou lá sempre tomar o meu cafézinho depois do almoço...podemos conversar pessoalmente.

    Abraço a todos, bora lá remar para o mesmo lado.

    Luís Melo

    ResponderEliminar
  9. concordo plenamente com o Simão e o Triki!! PADDLE OUT! :)

    ResponderEliminar
  10. A USBA já tem reunião marcada para a próxima semana para chegar a um entendimento em relação a este assunto. Eu acredito que vão chegar a um consenso por isso acho que deveríamos esperar pelo desenlace disto tudo antes de avançarmos com uma eventual manif/paddle-out.
    Para o bem de todos esperemos que as pessoas responsáveis por esta medida tenham bom senso afim de não levantarem mais problemas para si mesmas.
    Um abraço a todos.
    Simão

    ResponderEliminar
  11. Acredito que tudo se resolva pelo melhor através do diálogo :) Boa sorte

    ResponderEliminar
  12. Estes gajo não são bons! Há gente que surfa praí uns 18 anos outros menos e já ajudarem a resgatar gente dentro de água com correntes fortes e isso e agora vão proibir de surfar ali? Quando não houver nadadores salvadores que os vão ajudar? Ao menos deviam pensar para os dois lados :| Não concordo nada com essa lei!

    Abraço, boas ondas.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.