quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Release Media II

Obras Costeiras em Santa Catarina
Referir o excelente diálogo AST/USBA com a APTG, na pessoa da Srª Engª Conceição Rodrigues, que transmitiu desde o início do processo muita transparência e vontade de comprometimento numa solução de acordo que não violasse os interesses de parte a parte. Participação da USBA, nas pessoas do Arqº João Monjardino e do Pedro Arruda é obrigatório referir, para o bom porto da situação.
E garantia por parte do Director Regional dos Transportes de um mês de observação para os surfistas e bodyboarders terem a certeza que a obra não afectará a onda. Desde o projecto inicial, a obra recuou duas vezes para um total de 12 metros e poderá recuar mais ainda caso se confirme a interferência por reflexão (ondas que batem na pedra e voltam para o mar, afectando a qualidade da onda seguinte).
Problema dos esgotos
A questão do Sr Secretário Regional do Ambiente, Dr. Álamo prometeu a resolução em 2010 da questão do esgoto e não estamos esquecidos disso "ou a fábrica fecha ou resolve-se o problema dos esgotos" (sessão de esclarecimento sobre Santa Catarina realizada pela AST-USBA, aquando da vinda do Mike Stewart em Dezembro de 2009 na Casa das Tias do Vitorino Nemésio);
Os problemas de saúde pública associados ao esgoto da PESCATUM, por resolver há muitos anos. O facto do Mike Stewart, 11 vezes campeão do mundo, se ter RECUSADO a entrar quando cá esteve e ter afirmado, tal como os profissionais q foram entrevistados pelo DI, bem como fotografos, surfistas e bodyboarders profissionais, VERT - revista bodyboard portuguesa, Publicação internacional “Stormriders Guide”, referem Santa Catarina como a melhor onda dos Açores e uma das melhores de Portugal, sem dúvida, comparável à "meca" hawaiana, "Pipeline", na costa norte da ilha de Oahu, havendo uma concordância generalizada entre a comunidade surfística quanto à qualidade MUNDIAL desta onda.
Potenciais da onda e envolvência
O potencial desportivo, de lazer, turístico da onda, em conjugação com a envolvente natural e humanizada, numa perspectiva sustentável, em ligação com actividades de orla costeira, pesca, caça submarina. passeios à beira mar, bicicletas, observação de aves migratórias no paul da pedreira do Cabo da Praia, considerado por Staphan Rodebrand, fundador e director do site "Birdingazores", que reúne imensa info sobre aves nos Açores, no passado dia 1 de Fevereiro na confª sobre Zonas Húmidas organizada pela CMPV, como "Provavelmente o melhor local para observação de aves neárticas do mundo," situado a apenas 200m a SE de Santa Catarina".
Conclusões:
Perspectiva integrada de recuperação e salvaguarda dos interesses da plataforma logística, combustíveis, portos e zona industrial com os interesses sociais e recreativos, turísticos e de potencial económico (surf, observação de aves) de impacto para a freguesia, concelho e mesmo ilha Terceira/Açores.
Confirmação da intenção e clearences de todas as partes para se realizar o Mundial e Nacional nos Açores, e ainda o problema dos esgotos a resolver: um problema q pode por em risco toda a operação e q ja devia estar resolvido. Acreditamos na boa fé das entidades, mas o tempo urge e intenções não chegam, se não se puder fazer o Mundial, imputar-se-á a responsabilidade da transferência para outro local nos Açores à SRAM, pois é a instituição que tem a competência para resolver o assunto, conforme assumido publicamente pelo Sr. Secretário na Casa das Tias, em Dezembro de 2009.

Atentamente,
Carlos Leal
Direcção da AST

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.