sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"RIBEIRA GRANDE NOVAMENTE NA ROTA DA EXPLORAÇÃO DE ONDAS GRANDES"

A Ribeira Grande vai ser palco, ao longo dos próximos dias, do arranque da segunda edição do EDP Mar Sem Fim, projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, desconhecidas e inexploradas em Portugal que, à semelhança do ano passado, volta a eleger o concelho nortenho da ilha de São Miguel como palco privilegiado para essas descobertas.
O início da expedição de 2015 aconteceu esta quinta-feira, na Ribeira Grande, com a apresentação do evento a realizar-se no Salão Nobre dos Paços do concelho, cerimónia presidida por Alexandre Gaudêncio, autarca que realçou os esforços que a autarquia tem desenvolvido para potenciar os desportos de mar.
“O surf, bem como os demais desportos de mar, apresenta uma potencialidade enorme e a Ribeira Grande reúne características extremamente cobiçadas nacional e internacionalmente que podem catapultar a cidade e o concelho para patamares superiores”, disse.
Empenhado em promover cada vez mais a Ribeira Grande como a capital do surf nos Açores, Alexandre Gaudêncio realçou que esta aposta entronca também no desenvolvimento do setor do turismo.
“O desporto e o turismo são atividades que se complementam e isso é bom para nós porque temos um produto que pode ser explorado sob diversas vertentes, seja para o turista apreciar a nossa natureza, seja para o nosso mar ser palco de grandes eventos desportivos como este que hoje apresentamos.”
O EDP Mar Sem Fim é um projeto de descoberta de ondas grandes mas também funciona como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas e dos locais onde surfam. “Neste particular a Ribeira Grande tem muito para oferecer”, vincou Alexandre Gaudêncio.
O edil reconheceu que “a zona do areal de Santa Bárbara é a mais conhecida por ali se realizar a prova de qualificação do mundial de surf”, mas lembrou que “a zona do Monte Verde – que será requalificada em 2016 e passará a oferecer melhores condições a quem a frequentar – a zona de Santana ou até a praia da Maia são locais que proporcionam boas ondas.”
O projeto EDM Mar Sem Fim visa desenvolver o surf de ondas grandes no país através de um conjunto de explorações com alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes em Portugal, complementado com a atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objetivos do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.