segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Betonização das paisagens dos Açores

Partilhem no facebook no icon em baixo.

Aproveito para deixar um conselho ao Sr. Rodrigo Herédia, faça o seu resort de 4 estrelas na Ericeira (Reserva Mundial de Surf) ou na linha do Estoril, que é mais perto da sua casa. Com certeza vai ter mais clientes e uma meteorologia que lhe vai ajudar muito mais no sucesso do seu negócio, ou em alternativa faça o resort longe da Praia de Sta. Bárbara, cujos terrenos adjacentes são reservas agrícolas e ecológicas e estão muito bem sem o seu resort. Quando se mexe muito na natureza acaba-se por estragá-la e os Açores são muito procurados pela sua natureza intacta, não queiram fazer mais um Monte Palace nesta zona! 

 

10 comentários:

  1. Assino por baixo e, acima de tudo, temos de ser verdadeiros e o que é verdadeiro tem de ser dito e protegido. Betonização já basta, em todo o lugar do mundo e, não faz sentido nenhum nas nossas ilhas dos Açores, este tipo de construção, tem de acabar! Temos de mudar de mentalidade, pensar mais na natureza e em nós, no nosso bem estar espiritual, do que pensar mais no dinheiro, há alternativas para haver harmonia entre o Homem e a natureza desde sempre e, é para lá que temos que caminhar e não andar a meter tatuagens muito poluentes que destrói a beleza da Natureza, assim, todos nós ficamos mais feios, mais tristes e mais pobres, pense bem nisso. E quanto à construção do Monte palace como exemplo e o das Termas das Furnas( Furnas SPA? Tanto betão investido para estar a ocupar um canto lindíssimo de lazer, lembro-me muito bem, centenas de pessoas costumavam ali parar para e conviver no lindo merendeiro que ali havia, repleto de árvores enormes e bem verdes, eu e a minha família éramos assíduos ao espaço, hoje, é uma edifício de betão de obra incompleta à entrada das lindas e naturais Furnas de enxofre, é muito triste apreciar isso e por causa do dinheiro, a Natureza tem culpa disso? O Homem, o que mais sabe, é ser ignorante. Os líderes da indústria da construção civil açoriana, têm de rumar para projetos ecológicos e, acabem com este betão de uma vez por todas, somos todos UM, não tens o direito de destruir aquilo que te pertence pela virtude de vivermos todos bem e em graça, neste lindo paraíso universal que é o nosso planeta, o mal que fazes prejudica a todos mas retorna a ti. Açores deve proteger esta ideia ecológica, Natureza intacta é o que mais chama as pessoas porque fazemos parte dela.

    ResponderEliminar
  2. Caro ABBA, concordo com a sua ideia, mas não ao extremo que leva. Se não quer construir em betão, quer construir em quê? Madeira? Está provado que é mais danoso para o ambiente e que, obviamente, não se adequa ao nosso país (em termos térmicos, fogo, etc). Talvez goste que a sua casa resista a um pequeno sismo e que guarde a si e aos seus também, daí não poder ser em alvenaria, nem em bambu. Fico à espera que dê sugestões... Tudo isto para dizer que sim, faz-se muita porcaria com betão, mas este não é o diabo, sim quem o manda executar erradamente.

    ResponderEliminar
  3. Monte Palace um grande hotel sem dúvida alguma mas abandonado :/ com grande vista para a Lagoa das Sete Cidades. Passei lá a pouco tempo e estava tudo partido dentro do hotel, nem janelas nem portas tinha uma autentica tristeza, pode ser um dos melhores hoteis dos Açores, mas ninguem quer saber . .
    Isso sim é um grande exemplo para deixaram de resorts, vai dar a mesma treta, portanto deixam como está o areal de Santa Bárbara.

    ResponderEliminar
  4. Tomei a liberdade de partilhar no Ondas3.
    http://onda7.blogspot.pt/2012/09/o-surf-nao-precisa-de-empreendimento-em.html

    ResponderEliminar
  5. Aloha OLima! pode partilhar à vontade. Boas ondas

    ResponderEliminar
  6. Quando não há argumentos ou é preciso dar trezentas voltas para escrever 1 testamento que nada diz, a malta cala-se.

    ResponderEliminar
  7. A eleição das melhores praias de Portugal, no concurso 7 Maravilhas Praias de Portugal, veio claramente demonstrar que os Portugueses não querem a costa construída/destruída. A costa Alentejana cilindrou toda a concorrência, e a isso contribui sem dúvida ser a parte da nossa costa melhor protegida. Até na categoria de "Praia Urbana" foi eleita uma praia bastante para o selvagem (Zambujeira do Mar). As ilhas também ganharam, em categorias à mais "selvagens" (os Açores com a Lagoa do Fogo).
    Pode-se criticar o concurso, dizer que não é um processo cientifico, mas não há dúvida que representa a vontade e gosto dos Portugueses.
    Urge é mostrar que se pode tirar mais valor de uma região pouco construída e bem cuidada, do que de uma demasiado betonizada.

    ResponderEliminar
  8. O Herédia não surfa aqui, o Heréia não surfa aqui, o Herédia não surfa aqui, O Herédia não surfa aqui, kakakakaka

    ResponderEliminar
  9. Mais um desses projectos a que já estamos (não devíamos) acostumados???
    E continuamos a deixar?
    Andam a destruir quase todo os Açores a todos os níveis. Há vertentes que a maioria nem vê. Andamos a poluir a terra, as águas e o ar com toneladas de químicos sintéticos, por exemplo.
    Podemos juntar a estas desgraças as 2 incineradoras que vão construir porque a população deixa?
    Açores Natureza intacta? Já não o é há muito tempo, mas podemos não deixar que avancem mais.
    Chega de tanto betão para alimentar futilidades!

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de vos perguntar se estariam dispostos a fazer mais do que lamentar?
    Pode ser que seja possível. São precisas idéias e algum conhecimento. Alguém conhece quem poderá aconselhar sobre o que se podia fazer para se ser mais eficaz?
    Verdadeiros atentados se andam a fazer nestas ilhas...parece que não existe um pedacinho de terra e mar que as pessoas frequentem que não sucumba ao betão e ainda por cima, em exagero.
    Uma vez levei um cartaz para uma dessas inaugurações de betão que dizia: "O governo vende verde mas faz cinzento". Parece-me que é o que se passa.
    Estragam paisagem e não trazem mais valias para ninguém, a não ser às vezes para os de fora.
    Podia-se iniciar um movimento contra isto...

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.