sábado, 9 de junho de 2012

Campeonato do Mundo de Surf de Qualificação nos Açores em Setembro

Esperamos que este ano não se verifique a triste telenovela do ano passado em que a organização não teve a dignidade e cortesia de convidar surfistas açorianos para participarem no evento, ver ( aqui, aqui,e aqui)

Noticia do Diario dos Açores online
"O Campeonato do Mundo de surf de qualificação volta este ano a ter uma prova disputada em São Miguel com a novidade de ser separada a realização das competições masculina e feminina.
O SATA Airlines Azores PRO 2012 vai decorrer na Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, entre 4 e 9 de Setembro, no caso da competição masculina, enquanto a prova feminina decorrerá na mesma praia da costa norte de S. Miguel entre 25 e 30 de setembro.
“Este ano, separamos as provas para ajudar a criar mais riqueza para a economia regional”, afirmou Rodrigo Herédia, da organização desta competição, que trará aos Açores alguns dos melhores surfistas a nível mundial.
No mesmo sentido, Ricardo Silva, presidente da Câmara da Ribeira Grande, destacou a importância que esta prova, que se realiza pelo quarto ano consecutivo nas praias do concelho, tem para a economia local.
A estimativa oficial indica que o retorno financeiro da competição, que envolve cerca de 650 pessoas, ascende a cerca de um milhão de euros, a que se devem juntar outros fatores, como a exposição mediática dos Açores a nível mundial.
“A realização das provas do Campeonato do Mundo de surf nos Açores é uma aposta ganha, tanto na promoção do destino, como no desenvolvimento de um nicho muito particular no produto turístico Açores”, afirmou Luísa Schanderl, secretária regional da Economia, na conferência de imprensa de apresentação das provas.
Na sua intervenção, Luísa Schanderl reafirmou que a aposta no desenvolvimento do turismo é “um desígnio estratégico e uma prioridade” para o executivo regional, atendendo ao “enorme potencial de criação de riqueza” que tem este setor.
No quadro da estratégia de promoção deste destino turístico assume especial importância a criação de notoriedade através de eventos internacionais, como é o caso do Campeonato do Mundo de Surf.
Nesse sentido, Luísa Schanderl anunciou que o Governo Regional dos Açores vai apresentar uma candidatura para a realização no arquipélago dos ISA World Surfing Games, considerados os “jogos olímpicos dos desportos de ondas”.
A candidatura dos Açores, apresentada em colaboração com a Federação Portuguesa de Surf, já foi aprovada pela International Surfing Association (ISA), a entidade competente a nível mundial.



Os ISA World Surfing Games, já reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional, envolvem a participação de selecções de mais de três dezenas de países, num total de cerca de 300 atletas.
A secretária regional da Economia anunciou ainda a intenção do executivo açoriano de realizar, em 2013 e 2014, uma “grande competição internacional de windsurf” na Praia da Vitória, na ilha Terceira.
A Secretária Regional da Economia recordou que “nos últimos anos o Governo Regional tem feito um investimento anual de cerca de 3 Milhões de euros no apoio a diversas iniciativas de promotores privados na realização de provas desportivas, eventos, acções promocionais e outras que têm projectado o nome dos Açores nos quatro cantos do mundo e, ao mesmo tempo e não menos importante, têm servido como importantes motores de dinamização da economia local pelo elevado número de participantes e espectadores que têm trazido à região”.
Assim, referiu, “nos últimos três anos, em média, mais de 650 pessoas estiveram envolvidas nestes eventos dedicados ao surf. O retorno financeiro directo destas provas, que engloba deslocações, estadias e aquisição de serviços como rent-a-car e outros, está avaliado em cerca de 1 Milhão de euros anuais. Mais de 3 Milhões de internautas acedem anualmente ao site e à transmissão live das provas do campeonato do mundo de surf. E o retorno da exposição mediática dos eventos, com as diversas notícias, artigos e programas em televisão, está avaliado em 3,5 Milhões de euros anuais”.
Nesta estratégia insere-se também, revelou, “a campanha a desenvolver em conjunto com a SATA de promoção dos Açores como destino Surf no mercado da costa leste dos Estados Unidos, que engloba diversas acções comerciais e promocionais e que terá início ainda este mês”.
Segundo Luísa Schanderl, “esta é uma aposta no que nos diferencia e qualifica como destino. Um destino que é de natureza, mas também de cultura. Um destino de tradição, história e património, mas sobretudo de mar”.
“O mar dos Açores que, de destino de iatismo, passou, em 10 anos, a ser trabalhado numa multiplicidade de outras vertentes, whalewatching, mergulho com tubarões/jamantas, fotografia subaquática, surf, windsurf, pesca turística, assumindo-se cada vez mais como pilar de sustentabilidade para o Turismo açoriano”, concluiu."

2 comentários:

  1. Rigo:
    eu penso que ja deviam fazer os CONVITES para os atletas AÇORIANOS se prepararem, porque tambem pensando por alto eles "organizacao" ja devem saber se ha ou nao ha ,ou pelo menos dizer que podemos ENTRAR por conta propria,para dar tempo de arranjar apoios ou patrocinios e outra vez pensando alto ou com os meus botoes NAO É QUALQUER UM QUE TENHA 300 OU 500 HEROIS do PÉ para a MAO e preciso a PREPARACAO( saber o PREÇO das cotas com a.s.p. e claro o preço das inscriçoes)

    boas ondas para todos MAS FORA DO MEU PICO
    respect
    RIGO

    ResponderEliminar
  2. Acrescentaria apenas que para se tratar de todas as papeladas (Federação Portuguesa de Surf e inscrição na ASP)ainda leva algum tempo para ficar tudo ok.

    Abraço e boas ondas para todos

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.