segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mais uma limpeza bem sucedida da SURFRIDER FOUNDATION AZORES

Notícia Surf Total
As acções aconteceram nas ilhas de São Miguel (Praia do Monte Verde), Faial (Praia do Norte e Pasteleiro) e Terceira (Santa Catarina).
REALIZADAS INICIATIVAS OCEÂNICAS NOS AÇORES
A Surfrider Foundation Azores deu mais um passo para a protecção da orla costeira no arquipélago dos Açores, desta vez através de acções de limpeza e alerta que decorreram no dia 24 de Março, no âmbito das Iniciativas Oceânicas organizadas pela Surfrider.
As acções aconteceram nas ilhas de São Miguel (Praia do Monte Verde), Faial (Praia do Norte e Pasteleiro) e Terceira (Santa Catarina).
Durante as acções, foi efectuado o levantamento da situação dos problemas costeiros, onde constam as descargas de esgotos que continuam a existir em algumas zonas frequentadas pelos surfistas locais, entre as quais a excelente onda de Santa Catarina, para além de outros perigos como a presença habitual de seringas usadas por toxicodependentes, que são largadas por rotina na praia do Monte Verde, os maus cheiros das águas provenientes dos esgotos e ribeiras e o lixo atirado pela população directamente para a orla costeira ou transportado pelas ribeiras. Problemas que constituem um impacto negativo no meio ambiente e uma ameaça à saúde pública.

A maior parte dos resíduos encontrados são plásticos, que constituem grande perigo para a vida marinha, por isso este ano as Iniciativas Oceânicas foram integradas na campanha Rise Above Plastics, lançada pela Surfrider Foundation, com uma forte componente educativa, com o objectivo de reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho, através da sensibilização para os perigos desta poluição, que representa 60 a 90% dos resíduos encontrados.

Em algumas partes dos oceanos existe 6 vezes mais plástico do que plâncton, o primeiro elemento da cadeia alimentar nos oceanos.

O lixo levado pelo mar acumula-se no meio dos oceanos “waste continents” criados pelos movimentos das correntes, denominados “plastic soup”. A maior acumulação dessa “sopa de plástico” forma-se no oceano pacífico e atinge o tamanho de 1/3 do continente europeu.

De acordo com o Programa Ambiental das nações Unidas (UNEP), 206kg de resíduos entram nos oceanos em cada segundo, em todo o mundo. Ao nível das Iniciativas Oceânicas, estima-se uma média de 5,8m3 de resíduos recolhidos por cada acção de limpeza, o que demonstra a importância destas acções da Surfrider que acontecem todos os anos a nível internacional e que no ano passado conseguiu recolher 3800m3 de resíduos em 35 países.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.