quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRESERVAÇÃO DA ONDA DE RABO DE PEIXE PELA SURFRIDER FOUNDATION AZORES



Noticia SURF TOTAL
" "Keepers Of The Coast" é um programa da Surfrider Foundation que pretende defender a preservação da onda de Rabo de Peixe, Açores
A Surfrider Foundation Azores, tem insistido perante o governo dos Açores, numa solução para o projecto de ampliação do porto de pesca de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, que garanta a protecção das ondas.
“Help Us Get The Balance Back” (ajuda-nos a restabelecer o equilíbrio) é o slogan utilizado no programa europeu da Surfrider Foundation.
Anteriormente, a Surfrider Foundation já tinha enviado um pedido ao governo dos Açores, para as organizações de defesa das ondas poderem observar os ensaios do modelo físico do projecto apresentado pelo governo para ampliação do porto, com o objectivo de perceber o impacto da obra na qualidade do surf, ao qual obteve resposta desfavorável.
A Surfrider reforçou a importância das associações de surf e organizações para a defesa das ondas terem a oportunidade de conhecer os estudos, por considerar que o envolvimento de todas as partes é essencial para um desenvolvimento sustentável.
A Surfrider Foundation quer assegurar a salvaguarda das ondas de Rabo de Peixe para as futuras gerações, entendendo que são um recurso natural a preservar e também um contributo para o desenvolvimento social daquela comunidade.
Por isso, defende que a preservação das ondas de Rabo de Peixe e a ampliação do porto devem ser igualmente apreciadas no âmbito de todos os estudos efectuados, desde as fases mais prévias, de modo a salvaguardar os interesses de todos.
Situação que considera não ter acontecido, porque a solução apresentada ameaça o point break de classe mundial, sobre o qual não se sabe o real impacto na qualidade da onda e também prevê o terrapleno da praia, assim como do reef break com qualidade para aprendizagem.
Esta já é a segunda vez que uma onda de qualidade mundial é ameaçada naquela baía, devido à construção do porto.
A primeira vez resultou na perda da antiga e mítica onda de Rabo de Peixe, o potente reef break, que garantia ondas grandes e consistência, na ilha de São Miguel.
Desta vez os surfistas dos Açores querem, de raiz, uma solução que estude o surf."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.