terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resort de Rodrigo Herédia poderá não se concretizar - Empresário da Ribeira Grande acusa Câmara de interferir em negócio privado


Infelizmente e talvez por "forças ocultas" este vídeo da RTP AÇORES não tem som, mas segundo o  que me informaram, a proprietária do terreno onde Rodrigo Herédia pretende construir um resort para surfistas, vai por uma acção em tribunal contra essa construção.
Vídeo aos 11minutos e 14 segundos.

TELEJORNAL - AÇORES
http://www0.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1505&c_id=121&dif=tv&idpod=72396

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

1ª. Etapa do Nacional Surf Esperanças Deeply


Parabéns ao Jácome Correia!
O jovem micaelense venceu a primeira etapa do Nacional de surf esperanças que se realizou no Fim de semana passado na Praia do CDS na costa da Caparica.
Tendo a melhor nota de todo o campeonato (8,75) Jácome mostrou que está com toda a força para esta nova época.
Parabéns pelo resultado e que venham mais!
João Alves
Fonte: Surftotal.com

Longboarding...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

North Shore Resorts dos surfistas Rodrigo Herédia e João Reis , foi apresentado ontem

Telejornal Açores - Informação - Diária RTP Açores - Multimédia RTP (aos 11 minutos e 57 segundos)

Obras em curso junto à praia de Santa Bárbara: Hotel na Ribeira Grande quer atrair amantes do surf

"Uma unidade hoteleira de quatro estrelas vocacionada para praticantes de modalidades de ar livre vai ser construída na Ribeira Grande, Açores, num investimento de cinco milhões de euros que quer aproveitar um nicho de mercado em crescimento.
“A realização do campeonato de mundo de surf permitiu-nos ver que havia necessidade de uma unidade destas para alojar, não apenas surfistas, mas praticantes de modalidades de ‘outdoor’, como o golfe ou o BTT”, afirmou Rodrigo Herédia, um dos sócios da empresa promotora deste empreendimento.
Para este empresário, que é também um dos mais conhecidos surfistas portugueses, trata-se de aproveitar “um nicho de mercado que é um factor de desenvolvimento para o turismo e para a economia local.
O North Shore Resort terá 40 unidades de alojamento construídas em madeira de criptoméria e pedra de basalto, num projecto situado nas imediações da Praia da Santa Bárbara, onde decorre todos os anos a prova açoriana integrada no circuito mundial de surf de qualificação.
As obras arrancam em Maio e a primeira fase, que inclui 20 unidades de alojamento, deve estar pronta um ano depois, enquanto todo o empreendimento estará concluído em Maio de 2014.
“Este projecto mostra que o turismo dos Açores se move, que há investimento e que existe uma percepção clara de que o sector pode contribuir para o desenvolvimento da economia”, afirmou Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, frisando que o North Shore Resort “é um exemplo da diferenciação e da qualificação do alojamento turístico nos Açores”.
Para Vasco Cordeiro, “o turismo ligado ao mar é uma área onde vale a pena apostar”, reafirmando ainda a necessidade de o turismo dos Açores reforçar cada vez mais o peso dos mercados externos para compensar a retracção que se verifica no mercado nacional.
“É fundamental criar uma maior presença dos mercados externos na estrutura do turismo dos Açores”, frisou, recordando que o mercado nacional ainda representa cerca de 45 a 50 por cento das dormidas no arquipélago".
Notícia do Correio dos Açores
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • É irónico que o mesmo senhor que, não teve a dignidade de convidar surfistas açorianos, para participarem no Azores Island Pro 2011 na praia de Stª Bárbara, alegando a qualidade da prova e a qualidade dos surfistas açorianos, queira agora investir no potencial do surf dos Açores.
  • É irónico que o Governo Regional dos Açores, que não permitiu que associações de proteção de ondas (SOS Salvem o Surf e Surfrider Foundation Azores) tivessem acesso à documentação do novo porto de Rabo de Peixe (que ameaça destruir o melhor spot de ondas grandes da costa norte de São Miguel) e agora vem com "cânticos de sereia" falar em Turismo nesta área.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Circuito do Clube Naval de Ponta Delgada 2012

De relembrar que os atletas que queiram participar no circuito deverão estar federados.
Prazo das inscrições até às 20.00 hs do dia 24 de Fevereiro.
Valor das inscrições: 5 Euros sócios, 10 Euros não sócios.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRESERVAÇÃO DA ONDA DE RABO DE PEIXE PELA SURFRIDER FOUNDATION AZORES



Noticia SURF TOTAL
" "Keepers Of The Coast" é um programa da Surfrider Foundation que pretende defender a preservação da onda de Rabo de Peixe, Açores
A Surfrider Foundation Azores, tem insistido perante o governo dos Açores, numa solução para o projecto de ampliação do porto de pesca de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, que garanta a protecção das ondas.
“Help Us Get The Balance Back” (ajuda-nos a restabelecer o equilíbrio) é o slogan utilizado no programa europeu da Surfrider Foundation.
Anteriormente, a Surfrider Foundation já tinha enviado um pedido ao governo dos Açores, para as organizações de defesa das ondas poderem observar os ensaios do modelo físico do projecto apresentado pelo governo para ampliação do porto, com o objectivo de perceber o impacto da obra na qualidade do surf, ao qual obteve resposta desfavorável.
A Surfrider reforçou a importância das associações de surf e organizações para a defesa das ondas terem a oportunidade de conhecer os estudos, por considerar que o envolvimento de todas as partes é essencial para um desenvolvimento sustentável.
A Surfrider Foundation quer assegurar a salvaguarda das ondas de Rabo de Peixe para as futuras gerações, entendendo que são um recurso natural a preservar e também um contributo para o desenvolvimento social daquela comunidade.
Por isso, defende que a preservação das ondas de Rabo de Peixe e a ampliação do porto devem ser igualmente apreciadas no âmbito de todos os estudos efectuados, desde as fases mais prévias, de modo a salvaguardar os interesses de todos.
Situação que considera não ter acontecido, porque a solução apresentada ameaça o point break de classe mundial, sobre o qual não se sabe o real impacto na qualidade da onda e também prevê o terrapleno da praia, assim como do reef break com qualidade para aprendizagem.
Esta já é a segunda vez que uma onda de qualidade mundial é ameaçada naquela baía, devido à construção do porto.
A primeira vez resultou na perda da antiga e mítica onda de Rabo de Peixe, o potente reef break, que garantia ondas grandes e consistência, na ilha de São Miguel.
Desta vez os surfistas dos Açores querem, de raiz, uma solução que estude o surf."