domingo, 21 de agosto de 2011

Na onda com... João Macedo, o big wave rider em entrevista ao Wave Riders Açores

João de Macedo, big wave rider português, que actualmente obteve um excelente 4.º lugar na etapa do Perú do circuito mundial de ondas grandes, em entrevista ao Wave Riders Açores
João de Macedo a dropar uma "montanha" em Mavericks

1- Como tem sido correr o circuito mundial com alguns dos melhores big wave riders mundiais?
tem sido uma experiência incrivel sentir o respeito e fraternidade q realmente existe entre big riders - claro queremos todos passar os nossos heats! - mas ha um espirito q transcende a competição "normal" e sinto q isso é dos contributos mais importantes que o big-riding pode oferecer ao surf profissional e no fundo a todos os outros desportos...

2- Considerando que é comum entre os big wave riders uma preparação física e mental muito especifica, qual a rotina de treinos que tens, para te preparares para enfrentar algumas das ondas mais pesadas do planeta (Ginásio (treino com pesos), treino de apneia, relaxação/meditação, yôga)?
surfar diáriamente indepentemente das condições - desde meio metro cross-shore até 3 metros on-shore... tudo é parte integrante da minha rotina de treino... depois Pilates e Yoga regular tem me ajudado enormemente a gerir o stress mental de caldos e o visualizar de situações intensas - ondas gigantes arrebentar à nossa frente - para me manter calmo e confiante mesmo durante essas situações... adicionalmente o Yoga permite-me visualizar surfar com sucesso ondas grandes - são pensamentos intensos por isso é necessário um ambiente q nos permita permanencer nesse estado de visualização durante algum tempo - não só visualizar um instante e depois pensar noutra coisa qq...

3 - Estou-me a lembrar por exemplo que o Garret Mcnamara consegue aguentar 4 minutos debaixo de água, e tu quantos consegues? fazes treino especifico para isso, tipo rock-running underwater ou outro?

lembro-me de ler de como o Laird Hamilton dizia q não gosta de cronometrar isto ou aquilo... apeneia dinamica, estática...kms a nadar... concordo... claro que é super importante treinar e fazer excercicios complementares especificos para treinar capacidade fisica e respiratório mas as medições disto ou daquilo quando a situação na realidade se apresenta de pouco ou nada contam, porque a violência da pancada é do mais dificil de aguentar - para mim pessoalmente esse aspecto preparo e treino através de yoga e meditação é que se a situação aparecer vai ser sempre diferente, certamente não será numa piscina e ter confiança que temos estado a treinar e focar nas ondas é o principal... lembro-me agora que em piscina, quando estava a tirar o Curso de Treinadores Nivel 2 da Federação Portuguesa de Surf fiz 3mins... já foi há imenso tempo!... e realmente na Fac. de Motorcidade Humana pouco se aprende em termos de realidades práticas e experiência... devia haver mais harmonia entre o conhecimento teórico e prático mas infelizmente a arrogância que por vezes vem do meio académico desportivo faz muitas pessoas com experiência de mar e praia desinteressarem-se e não partilhar mais os seus profundos conhecimento.... enfim, um equilibrio saudável é aquilo a que mais ambiciono

4- Para ti qual o rider do circuito mundial de ondas grandes que tem mais Go for it?

Acho q são momentos... há dias em que os de topo estão mais em sintonia q os outros... mas sem dúvida o Mark Healey, Jamie Sterling, Twiggy, Greg e Rusty Long... o Ian Walsh e o Shane Dorian claro; o Ben Wilkinson; o Garrett, claro... e embora o Laird Hamilton nem esteja no circuito é uma inspiração para todos: um caso à parte de "go for it"!; o Peter Mel: talento e go for it!... enfim não é por acaso q estão no topo

5- Como tem sido o trabalho com a Save the waves coalition e com as reservas mundiais de surf?
tem sido das experiencias mais intensas e ao mesmo tempo gratificantes da minha vida.... sentir q estou a servir a Natureza q tanto me deu, dá-me imensa energia positiva para fazer o que faço em ondas grandes... há a necessidade de nos humildemente render a esta força maior e esquecer as dificuldades que organizações humanas têm em crescer e evoluir... assim focar em nos rendermos para servir o oceano e a Natureza dá-me espirito e confiança q se mesmo que tenha q ir (para outra vida) estou a tentar dar de volta àquilo pelo qual tenho mais paixão e claro é divertido conhecer pessoas no meio ambiental e sentir que estamos a lutar por uma causa justa... mas é dificil... há pessoas muito negativas e mesquinhas mesmo nas organizações mais virtuosas - lição dura! Infelizmente o actual director do Save The Waves tem sido muito negativo comigo e tem sido francamente dificil gerir o meu serviço ao movimento com uma pessoa q se aproveita da nossa energia de forma manhosa... mas é assim! não é tão fácil como parece!!
de maneira que fundamentalmente é uma opção pessoal pôr os meus talentos intelectuais e tempo que investi a estudar (curso na Fac.Nova de Economia; Mestrado em Gestão Desportiva aqui nos EUA) ao serviço do oceano e das orlas costeiras... e se tenho oportunidade de trabalhar com uma equipa estimulante como por exemplo a actual do SOS mais pica dá e é nisso que se foca!

6- No caso dos Açores existem algumas ondas em risco, como Rabo de Peixe em São Miguel, o que achas que poderá ser feito para evitar a perca de ondas de classe mundial?
parte do trabalho - e é excelente ter conhecimento e confirmar que o SOS está activamente a trabalhar nesta campanha - passa sempre por fazer as autoridades públicas perceberem o valor em várias dimensões - desde ambiental até económica e cultural - das ondas e orlas costeiras... no caso de Rabo Peixe espero mesmo que o SOS com a direcção e apoio dos locais dos Açores ajudem a encontrar uma solução mais inteligente e sustentável para esta incrivel onda... tive a sorte de à vários anos - numa viagem com o Pedro Noronha - fundador de um dos meus actuais patrocinadores - Noster Capital - de apanhar vários dias de ondas grandes e perfeitas em Rabo Peixe...

7- Já surfaste ondas grandes nos Açores?
em Rabo de Peixe e na Fajã de Santo Cristo apanhei ondas grandes, mas de 3-4 metros mas sei que dá bem maior do que isso. o Zé (Seabra) falava-me de alguns dos picos espectaculares... o Greg e Rusty tb tem uma afinidade mto grande com estas nossas espectaculares ilhas! temos que mesmo as preservar e ajudar pessoas a perceber o quao valioso é uma onda perfeita!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.