sexta-feira, 13 de maio de 2011

Comunicado da USBA

Comunicado
No passado dia 10 de Maio, a direcção da USBA – União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores participou, a convite do Governo Regional dos Açores, Subsecretaria Regional das Pescas, na visita da comitiva regional ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para análise dos ensaios em modelo físico do projecto de ampliação do porto de pescas de Rabo de Peixe.

A direcção da USBA congratula-se com esta participação, no cumprimento, aliás, de uma garantia anteriormente dada pelo Exmo. Sr. Subsecretário Regional das Pescas, Comandante Marcelo Pamplona, de consulta aos praticantes de desportos de ondas sobre o desenrolar dos trabalhos na fase de projecto, com vista a, respeitando-se todos os interesses envolvidos, limitar o impacto do projecto na actual onda de Rabo de Peixe e na prática de desportos de ondas.
Os testes decorreram no tanque do LNEC, com modelo à escala do projecto e com reprodução do fundo. Foram simuladas ondulações de 2 a 7 metros, com períodos de 8 e 14 segundos e orientação de Nor-Noroeste. Pelo que foi dado observar o contra-molhe projectado terá apenas uma influência directa na zona do fim da actual onda de Rabo de Peixe, que se desenvolve ao longo do extremo poente da baia, uma vez que a sua implantação fica muito próxima da referida zona.
A direcção da USBA regista com satisfação os seguintes aspectos: 1º O ângulo do enrocamento do contra-molhe que, em declive suave, limita os efeitos de reflexão; 2º O facto de o tipo de enrocamento ser de absorção da força do impacto das ondas limitando também assim a reflexão; 3º A abertura dos responsáveis para uma ligeira alteração do tamanho e zona de implantação da parte sul do contra-molhe e do terrapleno, nascendo mais no interior e não afectando tão prejudicialmente a zona de finalização da onda; 4º A proposta de criação de escadarias de acesso à zona de surf na face poente do contra-molhe.
A direcção da USBA gostaria também de referir que esta solução de compromisso, entre todos os interesses envolvidos, procura salvaguardar uma onda que se revela extremamente importante no sistema de ondas da costa norte da ilha de são Miguel, uma vez que é uma das poucas localizações na ilha que permite a prática segura de desportos de ondas com ondulações acima dos 3 metros.
Por ultimo a direcção da USBA salienta que continuará disponível para acompanhar o desenrolar do projecto da obra, num espírito de colaboração, tendo como objectivo último a preservação da onda e a valorização da actividade piscatória com vista ao desenvolvimento da vila de Rabo de Peixe e das suas populações.
Ponta Delgada, 11 de Maio de 2011

5 comentários:

  1. Tudo está bem quando acaba bem. Vamos apagar a luz e dormir descansados.:)

    ps. adoro o pormenor da escada de acesso à zona de surf. Atenciosos.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Há ai uns senhores que no momento que assumiram uma pasta no governo deviam ter-se demitido, imediatamente, das suas funções associativas! Não é eticamente correcto, defender uma associação de surfistas e pertencer a um cargo no governo! é eticamente reprovável!

    ResponderEliminar
  3. Para quem tem memória curta esses mesmo senhores tentaram entrar na Quercus de São Miguel, mas como eram membros activos de um partido politico, não foram aceites para se candidatarem a ficar à frente dos destinos da Quercus!

    ResponderEliminar
  4. Onde pára a Quercus???? Entregam pastas destas a rapazins e depois é o que se vê... Onde andam??? Provavelmente no continente e alheios ao que se passa nos Açores... Está mal, muito mal assim... Ha que amar o que a Natureza nos dá e acima de tudo presevar nunca mas nunca encarar este posto como um meio para surgir na sociedade e nosjornais, estes postos e o verdadeiros lemas deverão ser assumidos por HOMENS sem medo da Politica. Enquanto virmos os fins nunca saberemos dar o verdadeiro valor aos meios... Muito mau e infelizmente o futuro nao será melhor.. Long live the Jobs for the boys...

    ResponderEliminar
  5. Que credenciais profissionais técnicas tem a USBA para poder avaliar correctamente a influência de um molhe na ondulação de surf ?
    Ter ligações políticas não conta...

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.