IBA Peruvian Inka Challenge 2010 - Final Day from Paipo Bodyboarding on Vimeo.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Vídeo da Final do Peru Inka Challenge 2010
1ª ETAPA DO CIRCUITO CNPDL LAGOA SURF & BODYBOARD CHALENGE
A prova contou com 23 participantes entre as duas modalidades, as ondas rondaram o metro durante a competição, mas com a maré cheia, a organização foi obrigada a fazer uma pausa de quatro horas porque nesse período as ondas apenas quebravam em cima da areia seca, não dando oportunidade aos atletas de executar quaisquer manobras.
O surfista Diogo Medeiros e o Bodyboarder Pedro Correia foram os vencedores da prova, respectivamente em cada modalidade.
No final do dia ainda se realizou uma Expression Session, a qual foi ganha por Ricardo Ribeiro no Surf e Rodrigo Rijo no Bodyboard.
Houve também atribuição de prémios extra para a categoria de melhor onda surfada que foi ganha por Rigoberto Borges na categoria de Surf, e por Pedro Correia no Bodyboard, na categoria de atleta mais novo da competição foi Jacome Correia de 11 anos quem levou o prémio para casa.
A próxima etapa do Circuito será realizada nos dias 19 e 20 de Junho na Praia do Monte Verde.
Pierre Louis Costes venceu o Peru Inka Challenge 2010
"Pierre Louis Costes vence o Peru Inka Challenge 2010 batendo Amaury Laverhne na final.
PLC usou a mesma táctica que lhe rendeu a vitória IBA World Tour em Búzios – Backflips e Backflips... Tanto que na primeira onda PLC mandou um Flipão em uma bomba e tirou um 10 unânime."
1º Pierre-Louis Costes, France.
2º Amaury Laverhne, Reunion.
3º Jared Houston, Sth Africa.
4º Jeff Hubbard, Hawaii.
Texto Original de: Eduardo Andrade
Fonte: Bodyboard Capixaba
Mens World Tour after Chile
1. Amaury Laverhne (RE)
2. Pierre Louis Costes (FR)
3. Jared Houston (SFA)
4. Damian King (AUS)
5. Diego Cabrera (CAN)
6. Jeff Hubbard (HAW)
7. Guilherme Tamega (BRZ)
8. Mike Stewart (HAW)
9. Ben Player (AUS)
10. Jake Stone (AUS)
domingo, 30 de maio de 2010
Lagoa surf/bodyboard challenge 2010 (29mai2010)
Infelizmente, por motivos profissionais, só consegui estar presente nos dois primeiros heats desta etapa da primeira prova do circuito do CNPDL 2010, contudo aqui ficam os instantâneos obtidos.
sábado, 29 de maio de 2010
sexta-feira, 28 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Express Session incluida na 1.ª etapa do circuito CNPDL
O prazo de inscrições na prova foi alargado para sexta-feira até ás 19h00, podendo participar competidores não federados.
A prova será realizada no norte- MONTE VERDE.
Clube Náutico de Lagoa
Rua do Porto
9560 Lagoa
S. Miguel, Açores
Contacto: 296965629
www.cnlagoa.com
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Entrevista com o fotógrafo Ricardo Amaral
WRA- Quando é que começaste a interessar-te pela fotografia, mais especificamente pela fotografia de desportos de ondas?
R.A.- Boas! Eu já praticava bodyboard à uns anos quando a fotografia também entrou na minha vida. Sempre gostei muito do mundo das artes e quando tive a minha primeira máquina fotográfica por volta dos 15 anos li, vi e pesquisei bastante. A associação aos desportos de ondas foi automática, pois ocupavam já um largo espectro da minha mente e queria recordar os momentos mágicos que nessa altura as ondas, amigos e bodyboard me proporcionavam. Depois as coisas foram evoluindo, até hoje.
WRA- Quais os spots que têm melhores condições, em termos de luminosidade, cor, etc., para as melhores fotos em Portugal?
R.A. - As minhas considerações em termos de luz não costumam coincidir muito com as dos restantes fotográfos. Sinto a luz como característica do local ou da onda, gosto de fotografar em todos os locais de boas ondas, seja os Areais ou Carcavelos. Se a ideia é procurar mar azulinho, bonito para publicações, a zona da Costa da Caparica, Ericeira com vento leste ou o Algarve parecem-me as mais garantidas.
WRA - Quais os riders que gostas mais de fotografar?
R.A. - Gosto de riders motivados e que tenham um bom nível. Além disso, se trabalharem para a fotografia e para o fotógrafo, perfeito. Felizmente em Portugal há um excelente nível dentro de água e consigo ver e registar excelentes momentos de um grande leque de riders em muitas praias do país. Contudo, é na minha terra e com os meus amigos que tenho um maior gozo!
WRA- Gostas mais de fotografar dentro ou fora de água?
R.A. -São opções distintas, o ideal é ter as duas disponíveis. Eu gosto bastante de estar dentro de água, mas não temos muitos spots que proporcionem frequentemente boas condições para este tipo de fotografia. Além disso, exige uma coordenação muito maior entre o rider e o fotógrafo e perde-se sempre grande parte da acção. Considero a fotografia fora de água o meu standart, na maioria dos spots que fotografo já sei bem o que procuro, mas há que inovar sempre.
WRA- Qual o material que usas no momento? (Máquina, lentes, tripé, Câmara estanque)
R.A. - Canon 50D; Lentes 10, 50, 400mm; Caixa Estanque WS Waterhousings.
WRA - Um conselho para quem se quer iniciar no mundo da fotografia
R.A. Que saibam o que estão a fazer com a máquina na mão.
WRA- Uma mensagem para os leitores do Wave Riders Açores
R.A. - Obrigado por lerem a entrevista.
Foto: Miguel Furtado a disfrutar de um bom tubo, captado pela lente de Ricardo Amaral
Foto honestamente retirada daqui
terça-feira, 25 de maio de 2010
Vídeo profile do Big Rider José Octávio
Jo Profile - Respect 2010 from VIZZUMAG on Vimeo.
Fonte: Bodyboard Capixaba
Toca a assinar! já só faltam 1300 assinaturas!
Mais informação em: www.salvemosurf.org
João Guedes, Manuel Centeno, Manuel Constantino, Mariana Macedo e Anita Lino novos campeões Luso-Galaicos
Nesta edição do Luso Galaico (LG), homologada pela Federação Portuguesa de Surf e pela Federación Galega de Surf, os grandes títulos voltaram a ser todos conquistados por atletas portugueses.
Segundo Diogo Marques, director técnico da prova, este campeonato foi um êxito. “A ondulação e as condições climatéricas gerais estiveram óptimas. As grandes estrelas nacionais e galegas do Surf estiveram presentes. Muitos dos vencedores da edição do ano passado e de anteriores edições participaram, pois este campeonato já faz parte do seu calendário”.
Considera que em termos competitivos não houve grandes surpresas, sendo que os melhores atletas cedo se destacaram e garantiram lugar na final.
No Bodyboard Open Manuel Centeno, várias vezes Campeão do Mundo, da Europa e Nacional e que é presença habitual neste Campeonato pelo qual nutre um carinho especial, foi o grande vencedor. Nuno Azevedo, tri-campeão do LG, ficou em segundo lugar, seguido de Ricardo Faustino e de Fábio Ferreira.
No Bodyboard Feminino Anita Lino, que pretende este ano ser campeã nacional, foi a grande vencedora pelo segundo ano consecutivo. Na segunda posição ficou Mariana Machado. Raquel Oliveira, vencedora habitual neste Campeonato, ficou em terceiro lugar, à frente de Carolina Gaspar.
O Bodyboarder Tiago Silva fez a melhor onda do Campeonato, com 9 pontos. João Guedes fez a melhor onda de surf e a segunda melhor onda do LG 8.83.
O melhor Score conjunto foi conseguido por Manuel Centeno, com 16.33. Eduardo Fernandes protagonizou o melhor score de Surf, com 15.67, e o quarto melhor do LG 2010.
Pedro Santos, presidente do SCV, considera que esta foi uma das melhores edições de sempre do LG.
“Com esta prova, em conjunto com o EUROJUNIOR, o clube completou 13 dias de competição durante este mês de Maio. A prova que se segue é a 4.ª etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças, a acontecer, na Praia da Arda, no início de Agosto”.
Tanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo como a Junta de Freguesia de Afife, representadas, respectivamente, pelo vice-presidente Vítor Lemos e pelo presidente Arlindo Sobral, consideram de extrema importância todo o trabalho desenvolvido pelo SCV na promoção do Surf e da região.
Na passada quinta-feira, a Câmara de Viana consignou a obra do Centro de Alto Rendimento de Surf que, segundo Vítor Lemos, irá reforçar, de forma significativa, as estruturas da região para a prática do Surf.
Tanto os atletas como os patrocinadores foram unânimes em considerar que o XIII LG foi mais uma excelente organização do SVC, que volta a estar de parabéns.
Tal como nas edições anteriores, este Campeonato contou com carimbo ambiental da Surfrider Foundation Europe.
O SCV agradece o apoio prestado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Junta de Freguesia de Afife, pela Federação Portuguesa de Surf, pela Federación Galega de Surf, pela Capitania do Porto de Viana do Castelo, pelos alunos da Escola Superior de Educação, do Curso de Desporto e Lazer que contribuíram para a logística do evento, pela Quiksilver, pela Painhas, SA pela CasaViana, pela Polen, pela Carven, pelo restaurante Leve e a todos os que contribuíram para esta grande festa do Surf".
segunda-feira, 24 de maio de 2010
O pai da "guitarra do surf", Dick Dale, em entrevista ao Surfline
domingo, 23 de maio de 2010
Vitória de Dave Winchester num grande espectáculo de Bodyboard
Este foi sem dúvida o melhor evento, até ao momento, do IBA world Tour 2010, teve os ingredientes todos reunidos e necessários para proporcionar um grande espectáculo, do melhor que se faz no bodyboard mundial. As ondas estiveram boas, a organização para quem esteve de fora e mesmo dito por alguns riders, foi fenomenal. As performances dos riders essas então, foi do melhor que tenho visto em competição. Tive a oportunidade de ver todos os heats a partir do Round 6 e, por vezes ficava-se com o "feeling" que estes riders estavam em sessões de free surf, tal era a descontracção com que estavam a surfar as potentes ondas de El Gringo. Destaco os desempenhos de Amaury Lavernhe, que surfou muito bem, atacando com muita garra e convicção os lips, com manobras potentes durante todo o campeonato. Pierre Louis Costes foi uma desilusão, dito pelo próprio, não conseguiu impor o seu surf e mostrar o que é capaz de fazer, outra desilusão foi o havaiano, Jacob Romero, atleta que é bastante "hiperactivo" no free surf com um estilo muito característico e bonito de ver, apesar disso, não deu o ar da sua graça neste campeonato. Jeff Hubbard apresentou-se ao seu melhor nível proporcionando um "Air show" sempre que apareciam rampas com potencial para as suas famosas manobras aéreas, contudo, faltaram-lhe ondas com potencial para essas manobras. Um destaque especial vai para Christian Fernandez, rider chileno que com a vantagem de ser um bom conhecedor de El Gringo, conseguiu ir até às meias finais, fruto de potentes ARS executados nas direitas chilenas( Este último atleta e Uri Valadão perderam um pouco por só surfarem as direitas de El Gringo, deixando escapar por vezes esquerdas com muito potencial). Mike Stewart apostou demasiado em andar nos tubos, não investindo tanto nas manobras de lip, o que claramente não funcionou desta vez! Uma boa surpresa foi o Aussie, Jake Stone, que apresentou um surf muito adaptado às "morras" chilenas, deixando grandes nomes do BB mundial pelo caminho. Dave Winchester esteve sempre muito seguro, executando grandes rollos, ARS, Reverse Air, Inverts, etc, andado nas esquerdas e direitas de El Gringo com manobras muito limpas e esclarecedoras do seu actual estado de forma, passou todos os seus heats e que heats (contra Jeff Hubbard, Mike Stewart e Amaury Lavernhe) sempre de maneira convincente e esclarecedora, em bom português apresentou um surf "sem espinhas" com direito e tudo a ondas em DropKnee no final dos seus dois últimos heats, em forma de festejo.
IBA World Rankig after Arica:
1 – Amaury Laverhne (REUN)
2 – Pierre Louis Costes (FRA)
3 – Jared Houston (ZAF)
4 – Damian King (AUS)
5 – Diego Cabrera (CANA)
6 – Jeff Hubbard (HAW)
7 – Guilherme Tâmega (BRZ)
8 – Mike Stewart (HAW)
9 – Ben Player (AUS)
10 – Jake Stone (AUS)
Final:
#1 – Dave Winchester (AUS) 19,75 x 9,50 Amaury Laverhne (REUN)
Semifinal:
#1 – Amaury Laverhne (REUN) 17,33 x 13,40 Christian Fernandez (CHI)
#2 – Dave Winchester (AUS) 15,84 x 11,50 Jake Stone (AUS)
Quarter finals:
#1 – Amaury Laverhne (REUN) 15,34 x 13,27 Ben Player (AUS)
#2 – Christian Fernandez (CHI) 16,57 x 14,50 Uri Valadão (BRZ)
#3 – Dave Winchester (AUS) 13,90 x 13,00 Jeff Hubbard (HAW)
#4 – Jake Stone (AUS) 18,50 x 15,17 Pierre Louis Costes (FRA)
Dia 6 do IBA Arica Chilean Challenge 2010- Muito Bom
De destacar neste 6.º dia de competição o heat entre 0 6x campeão do mundo, Guilherme Tâmega, e outro campeão mundial, Uri Valadão. Este heat para mim, até ao momento, o melhor do evento, com o 1.º lugar da bateria a ser disputado até ao "apito final". Quando todos já davam por garantida a vitória de Tâmega, Uri Valadão apanhou uma onda, já sobre o toque da buzina, e com um tubo e um enorme ARS, fez as malas ao seu ídolo de sempre, sem dúvida um heat para recordar.
IBA Arica Chilean Challenge 2010 - Day 6 Competition from Paipo Bodyboarding on Vimeo.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Açores receberam ontem o galardão de "Quality Coast"
quinta-feira, 20 de maio de 2010
"O Fotógrafo também merece"
Geralmente o Carlos Duarte está atrás da câmara, contribuído de sobre maneira para o enriquecimento deste blogue , mas desta vez foi apanhado do outro lado da câmara, e bem apanhado, a curtir um tubo em grande estilo!
Lagoa Surf & Bodyboard Challenge 2010 - 1.ª Etapa
Está confirmada a realização da 1ª Etapa de Surf Bodyboard nos dias 29 e 30 de Maio.
A Etapa mantém-se na Baía de Santa Cruz- Lagoa, contudo, existirão 3 spots alternativos devendo todos os participantes inscrever-se o mais brevemente possível, de modo, a serem informados atempadamente.
Mais informações:
Clube Náutico de Lagoa
Rua do Porto
9560 Lagoa
S. Miguel, Açores
Contacto: 296965629
www.cnlagoa.com
Marvin Foster "lenda viva havaiana" faleceu
O corpo do surfista foi encontrado numa área rural conhecida como Opaeula, perto de Haleiwa, no North Shore da ilha de Oahu.
Também conhecido como ‘Carvin Marvin’, o respeitado surfista era idolatrado pela sua mestria nos tubos de frontside e backside em Backdoor e Pipeline bem como por ser pioneiro a surfar as esquerdas em dias gigantes em Waimea. Mais recentemente, o havaiano Mark Healey fê-lo durante o Quiksilver In Memory Of Eddie Aikau 2009 e dedicou essa aventura ao “Tio Marvin”.
Foi um dos surfistas havaianos mais influentes nos final dos anos 70 e início dos anos 80 tornando-se profissional em 1980. Participou no filme de surf “The Performers” que documentou o Inverno havaiano de 1982/83.
Em termos de competição venceu o campeonato de ondas grandes Peru International, em 1984.
As causas da morte ainda não são conhecidas e o caso está a ser investigado pela polícia de Honolulu. "
quarta-feira, 19 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Imagens Inéditas dos primórdios do Surf na Europa
Revista 71MAG #3 já está online
domingo, 16 de maio de 2010
Viagens no azul!
sábado, 15 de maio de 2010
Boas Práticas Ambientais
(Clica na imagem para ampliar e ler)
Notícia publicada no Açoriano Oriental de 15.05.2010
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Alerta aos Homens do mar! Elas andam ai! Belas mas urticantes
Foto: As "águas vivas" ou alforrecas, são belas mas muito urticantes
Salvem o Surf - Assina a Petição
- aceder aos Estudos de Impacte Ambiental das obras costeiras,
- participar na legislação ambiental costeira,
- solicitar análises sobre a qualidade ambiental,
- assistir processos de crime ambiental,
- receber mecenato, apoio estatal e tempo de antena.
Mais palavras para quê? Está na hora de dar de volta e ajudar a proteger as nossas ondas. É assinar aqui."
Eu já assinei
quinta-feira, 13 de maio de 2010
1.ª Etapa do Circuito CNPDL cancelada por falta de ondulação
A nova data prevista para a etapa será a 29 e 30 de Maio, na baía de Santa Cruz, existirá um spot alternativo caso esta situação se repita.
Todos os competidores deverão consultar a pagina www.cnlagoa.com para mais informações, bem como em todos os locais de inscrição.
Caso algum competidor não possa participar deverá dirigir-se ao local de inscrição de modo a cancelar a sua participação e ser reembolsado.
Os prós já treinam em Arica
quarta-feira, 12 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
O Surfista e fotógrafo Noel Robinson faleceu após um Wipeout em Puerto Escondido
Eram 8.30h quando Robinson apanhou uma direita, que foi fotografada por Edwin Morales, e quando se prepara para o tubo de backside sofreu um wipeout e ficou submerso cerca de 1.20h. O alarme foi dado após a queda mas o surfista acabaria por morrer afogado.
Apesar dos esforços dos nadadores-salvadores, de mergulhadores, pescadores e de outros surfistas como o big rider sul-africano Grant “Twiggy” Baker em tentar encontrar Noel, o tempo que passou foi demasiado para conseguir salvar a sua vida.
Quando o corpo foi encontrado, ainda se efectuaram os exercícios de reanimação mas era tarde demais. Viveu-se então um ambiente de grande consternação entre os presentes. Ninguém sabe explicar o que aconteceu realmente, até porque as ondas não estavam muito grandes.
Robinson tinha tanto de bom surfista como de fotógrafo e costumava passar as temporadas de Verão em Puerto Escondido e a perseguir as ondulações de Inverno no norte da Califórnia. Ficou conhecido mais recentemente por ter filmado a onda de Grant “Twiggy” Baker em Mavericks que venceu a categoria “Onda do Ano” dos Billabong XXL Awards. "
Fonte e texto Original : Surf Total
Notícia enviada por João "Triki" Alves