domingo, 31 de janeiro de 2010
Fotos de Ricardo Amaral
sábado, 30 de janeiro de 2010
Todos Santos Big Wave Event
-Todos Santos Big Wave Event 2010
-A Big Wave World Tour Event
-Paddle-in surfing international competition
WHO
-24 of the best big wave surfers in the world
-Including Mexican and Latin American chargers
-Gary Linden is the Event director
click here to see THE INVITEES
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Kelly Slater’s Latest Experiment- The Chunnel
How do you think this one is going to go? Will it make it’s debut at Snapper Rocks? What are your thoughts?"
Fonte, foto e texto: http://blog.cisurfboards.com/
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Refresh - Made in Portugal
Fonte : www.insidebb.com
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
Ribeira Grande Open 09 - Vídeo produzido por Luis "Miguili" Furtado
"O melhor da 3ª e última etapa do circuito nacional de bodyboard,que pela primeira vez marcou presença nos Açores! " fonte: http://www.vimeo.com/8928812
Mais uma excelente produção da autoria do Luís "Miguili" Furtado .
Ribeira Grande Open´09 from Luís "miguili" Furtado on Vimeo.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Tempo de "Antena" para o Planeta - Reciclar é Preciso
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
A Surf shop Espaço Azul já está online
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Páscoa Surf Camp 2010
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
domingo, 17 de janeiro de 2010
sábado, 16 de janeiro de 2010
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Helliton Loureiro embarca para o Hawaii no próximo dia 18
Segue abaixo um vídeo deste excelente atleta da nova geração que se em 2010 tiver todo o apoio que merece dos seus patrocinadores, com certeza será um dos destaques do circuito mundial 2010.
Abaixo um vídeo profile editado por Flávio Brito, de alguns lugares por onde o atleta passou em 2009.
Fonte: Blog Bodyboard Capixaba, Vídeo: Flavio Brito, Imagem: Duda Hawaii
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Jovem de 15 anos surfa ondas XXL em JAWS
Há por aí muito grommet ambicioso e capaz, mas nenhum será capaz de exemplificar o provérbio que dá título a esta notícia como o jovem havaiano Tyler Larronde. Nascido em 1994 em Ehukai, Tyler gosta de se divertir como os miúdos da sua idade, mas também gosta de fazer as coisas que vê nos filmes. Em 2001, quando Laird Hamilton ascendia ao Monte Olimpo do surf depois de uma onda improvável em Jaws, o jovem Tyler teria 7 aninhos de idade. Oito anos passados, Tyler é prova viva da evolução do surf nesta última década.
A história conta-se de forma simples e começa com a autorização do pai. Tyler é filho de Michel Larronde, senhor experiente nas andanças XXL, que celebrou o dia de Natal como qualquer havaiano que se preze: dentro de água, neste caso em Jaws. Como o Natal se quer junto da família, o pai Larronde levou o filho consigo para o perigoso recreio de Jaws. Às páginas tantas, Michel, que conduzir o jetski, perguntou quem queria apanhar a próxima, e Tyler não hesitou. Foi assim que a mítica onda havaiana, a mais digna do epíteto XXL, foi, pela primeira vez, surfada por alguém que ainda há poucos anos vestia o XXS.
A fotografia não deixa grandes dúvidas. O filho sai ao pai, como se vê pela descontracção com que apanhou este vagalho. "
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Mitch Rawlins
O conhecido rider australiano, já tem um site online, dá um check em: www.mitchrawlins.com
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Uma visão diferente dos tubos e ondas
Inside Pacific dream with Eric Gamez from Fundamental.tv on Vimeo.
Vídeo enviado por Rui Sabino de Sousa
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Wavegliders
domingo, 10 de janeiro de 2010
Lixo na Praia do Monte Verde
Lixo na Praia do Monte Verde - Ribeira Grande from Rui Cabral on Vimeo.
Temporal em São Jorge
http://www.acorestube.com/video/4126/Temporal-na-Costa-Norte-da-Ilha-de-São-Jorge
sábado, 9 de janeiro de 2010
Tributo a Wade McCurdy
A 3 dias de completar 20 anos faleceu Wade McCurdy, considerado uma das promessas da new generation Australiana. A avaliar pela maneira como surfava, perdeu-se sem dúvida um grande jovem e atleta.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Entrevista de Ricardo "Caveira" Ferreira ao Diário dos Açores
Escrito por MARCO HENRIQUES
Terça, 05 Janeiro 2010 11:25 - Diário dos Açores
Ricardo Ferreira foi o melhor açoriano no Ribeira Grande Open09, terceira e última prova do Circuito Nacional de Bodyboard Open e Feminino, realizada em Dezembro na praia de Santa Bárbara.O atleta de São Miguel é o actual vencedor do Circuito Regional de Bodyboard e embora não tenha conseguido superar a sua melhor classificação no nacional deu mostra que os Açores também podem ser bem representados nesta modalidade.O bodyboarder, mais conhecido na comunidade dos desportos de ondas como “Caveira”, fez jus ao seu nome e deu tudo numa prova muito competitiva como o foi o Ribeira Grande Open09.“Boas ondas, e atletas motivados fizeram deste dia um excelente começo, de que se destaca Ricardo Ferreira um bodyboarder local que alcançou logo na primeira ronda 16.66 pontos, o melhor score da prova”. Estas são algumas das referências que se viram nos órgãos de comunicação social nacionais e que dão o merecido destaque a RF.O DA entrevistou RF que nos mostrou como se pratica a modalidade nos Açores e quais as perspectivas que tem para o bodyboard nas ilhas açorianas.
DA - Uma leitura do recente campeonato disputado aqui em São Miguel em que foi o melhor classificado a nível regional RF - Acho que o campeonato foi bem organizado, foi bonito ver campeões e ver surfar nomes que constam dos melhores a nível nacional e europeu.DA - Acha que é importante a realização destas provas cá? Existem apoios para tal?RF - Sim, claro que é importante para divulgar os Açores como bom destino de ondas. É bom para os praticantes regionais de bodyboard. Assim fica mais fácil competir a nível nacional. Além disso, temos um bom leque de atletas que podem, se forem devidamente apoiados, dar muitos frutos e alegrias aos açorianos... quanto aos apoios já se começam a ver mais. Mas no meu caso só depois de 14 anos de prática é que consegui ter algum apoio. DA - Como se encontra a modalidade de bodyboard nos Açores? RF - A modalidade encontra-se em desenvolvimento, cada vez mais vemos crianças a aprender este desporto e os que já praticavam estão a melhorar o seu nível de surf.
DA - Os praticantes já podem competir a nível nacional? RF - Pode-se competir sempre a nível nacional, mas para nós é muito dispendioso correr no nacional porque temos que pagar as passagens, estadia e alimentação. Pelo menos no meu caso nunca houve comparticipações a este nível. Espero, como já referi antes, que com a vinda de provas de título Nacional tudo fique mais fácil para os atletas regionais. DA - Existem duas associações a nível regional, existem também algumas iniciativas para aprendizagem na modalidade. Acha que o bodyboard se pode desenvolver e colocar os Açores como uma montra a nível nacional?vRF - Sim é verdade, o bodyboard encontra-se em expansão e já temos atletas que estão muito ao nível dos atletas nacionais, tais como Ivo Batista, Luís Furtado, Miguel Furtado, Pedro Correia, Sérgio Rego, Rodrigo Rijo e muitos outros, falta sim a competição de alto nível. Já se começam a ver muitas iniciativas em prol desta modalidade, mas espero ver muitas mais a acontecer. DA - Como classifica a qualidade das ondas, das praias e sítios para a prática? RF - Temos ondas de muito bom nível, o norte é dos “spots” com melhores condições para a prática deste desporto, nomeadamente a Praia de Santa Bárbara e Maia. Vivemos em ilhas, tudo fica mais fácil, existe sempre uma onda para surfar num spot qualquer.
DA - Sabemos que tem viajado por outras paragens, nomeadamente para as Canárias. Quais é que são as grandes diferenças dos praticantes das ondas...RF - As Canárias são o Hawai da Europa como dizemos na gíria dos praticantes de desportos das ondas. Eles estão muito habituados a competir e surfam praticamente todos os dias, têm um quintal de sonho onde, e, se quiserem, têm boas condições para surfar quase que diariamente.
DA - O Ricardo conseguiu um bom resultado. Tem apoios para a prática da modalidade? RF - Os apoios que tenho são as pranchas da marca PRIDE e da surf shop “Espaço azul”. Já são apoios muitos bons porque, e infelizmente, muitos dos que cá praticam não são apoiados, apesar de já se começarem a ver melhores condições e mais alguns apoios.
DA - Gostaria de se tornar, eventualmente, profissional? É possível para um açoriano fazê-lo? RF - Esse é o sonho de qualquer bodyboarder, mas fica mais difícil ser profissional quando ainda não se vêem apoios suficientes das entidades competentes. Continua-se a gastar milhões noutros desportos, como por exemplo no futebol. Quando fui ao nacional tive que trabalhar e gastar o dinheiro que ganho como barman no café Cliper para poder competir no Nacional; tive inclusive que sacrificar as minhas férias. Desta forma fica complicado. Se o dinheiro estivesse lá era bodyboarder a tempo inteiro, quem sabe abria a minha escolinha... DA - O que mais gosta do bodyboard? Como se sente quando pratica? RF - Só sabe quem faz. Podia arranjar 1001 maneiras ou palavras para descrever, mas provavelmente não iria encontrar nenhuma que descrevesse por inteiro...
Fonte: http://rodrigo-rijo.blogspot.com/ e Diário dos Açores
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Hoje foi apresentada a Bíblia para Surfistas
Assim é a bíblia dedicada a surfistas, a ser apresentada na terça-feira ao fim da tarde, numa edição com capa de plástico e a foto de uma onda, que compila no seu interior o novo testamento, fotografias de surf, testemunhos de surfistas e pequenos textos que fazem a ponte entre a palavra de Deus e o mundo do surf.
De acordo com Alfredo Abreu, da Sociedade Bíblica portuguesa, que produziu esta bíblia para a comunidade Christian Surfers Portugal, o objectivo é "facilitar a entrada do público nestes textos milenares".
O surfista Nuno Rosário, líder dos Christian Surfers (surfistas cristãos) em Portugal, explicou à Lusa que esta bíblia já existe noutros países, tendo surgido com uma linguagem mais acessível a um determinado grupo.
Nuno Rosário contou que depois de ter ido morar para a Ericeira, para perto das ondas e da comunidade surfista, descobriu que muitos jovens procuram uma relação com uma comunidade espiritual, mas "estão escondidos".
"Nós encontrámos nas ondas a satisfação e o prazer que não encontrávamos noutro desporto ou actividade, mas mesmo com isso faltava sempre algo, a satisfação não era completa", contou, especificando que existem "necessidades espirituais que a sociedade não satisfaz e não havia um instrumento para satisfazer essa necessidade".
"Esse instrumento está agora aqui com testemunhos de pessoas", sublinhou.
O caso deste surfista é o de um homem que foi criado no seio de uma família católica, com uma educação religiosa, e que na fase adulta se sentia longe de Deus, até ao momento em que encontrou os cristians surfers e agora esta bíblia.
Já Zaca Soveral, professor de educação física e praticante de surf, não teve essa educação, mas a certa altura, sem saber precisar quando ou como, começou a acreditar em Deus.
"Foi um processo gradual. Gosto de viajar de ir apanhar ondas na Indonésia, na África do Sul, e comecei aos poucos a falar com Deus, sem rituais ou procedimentos específicos, como ir a uma igreja, mas na água ou em qualquer altura".
Em determinado momento, para o que contribuíram alguns desaires amorosos, começou a investir nessa forma de vida, a pôr-se determinados problemas e desafios, e encontrou resultados. A fé começou então a crescer.
"É um processo de crescimento e desenvolvimento, um processo de relação e amizade como outra qualquer, só que com um ser perfeito que acredito que foi o criador de tudo", afirmou.
Transportando Deus para o mundo do Surf, Zaca Soveral dá um exemplo concreto da sua fé num episódio ocorrido em Agosto do ano passado.
"Estava na Indonésia a fazer surf e senti algum medo, porque as ondas estavam muito grandes, havia cobras venenosas no mar e corais, onde nos podemos magoar seriamente. É em momentos como este que penso que Deus me vai ajudar, mas não acredito ingenuamente que me vai salvar".
"A bíblia diz-me isso: independentemente do que acontecer, Deus é amor", salientou.
Num dos textos introdutórios da bíblia está escrito que nas histórias partilhadas por surfistas se percebe "a necessidade de algo mais consistente e permanente do que ondas, algo mais profundo que não varie com a maré ou com o vento e que não acabe nunca - a onda perfeita".
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Açores com uma Prova do Mundial de Bodyboard em Setembro de 2010
Calendário mundial 2010:
1. Turbo Bodyboards Pipe Pro – Pipeline, Havaí – 16 a 25 de fevereiro – Grand Slam2. Soldiers Beach Pro – Austrália – 12 a 18 de abril – International Event
3. Bahia Bodyboarding Show 2010 – Bahia, Brasil - 24 de abril a 02 de maio – Grand Slam
4. Búzios International 2010 – Rio de Janeiro, Brasil – 05 a 09 de maio – International Event
5. Arica Chilean Challenge – Arica, Chile – 14 a 23 de maio – Grand Slam
6. Peruvian Inka Challenge – Lima, Peru – 26 a 30 de maio – International Event
7. Arubian Aruwak Pro – Aruba – 15 a 20 de junho – International Event
8. Mexico Pro 2010 – Puerto Escondido, México – 01º a 10 de agosto – Special Event
9. Viana Pro – Viana, Portugal – 12 a 15 de agosto – International Event
10. Deeply Ferrol Pro – Ferrol, Espanha – 19 a 21 de agosto – International Event
11. Sintra Portugal Pro – Sintra, Portugal – 24 a 29 de agosto – Grand Slam
12. Açores Pro 2010 – Açores, Portugal – 14 a 19 de setembro – International Event
13. Katherine Melo Bodyboarding Pro 2010 – Itajaí, Santa Catarina – Outubro – International Event
14. Rio Pro – Rio de Janeiro, Brasil – A confirmar – International Event
15. Cabo Verde Pro – Cabo Verde – A confirmar – International Event
16. Confital Pro 2010 – Confital, Ilhas Canárias – 01º a 06 de dezembro – Grand Slam
Fonte: http://www.bodyboardcapixaba.com/2010/01/calendario-do-circuito-mundial-de.html
domingo, 3 de janeiro de 2010
O Big Wave Rider, João Macedo, em destaque no site Surfline
Ora, João Macedo é, dizíamos, um desses homens de H grande a quem não falta uma outra consoante maíscula: o C grande, e por C leia-se cojones, essa parte fundamental daquilo que separa os homens dos meninos. Porquê tanto elogio ao senhor? Porque voltou a fazer das suas num daqueles dias grandes em Mavericks. Quem esteve lá para contar tudo foi o site Surfline, que logo a abrir o slideshow dedicado às montanhas de água do dia 27 de Dezembro nos mostra, quem mais, "João (Braga) de Macedo". A foto é a que vêm aí em cima e acerca dela só podemos dizer que nos enche de orgulho saber que, em Mavericks, algures naquele line-up, um adepto de fado, cozido à portuguesa e futebol espera pela sua vez como mandam as regras. Com toda a atitude do mundo e os bracinhos que Deus lhe deu para remar que nem um herói português."