sexta-feira, 9 de junho de 2017

"Baleias estão a ser envenenadas por plástico no Mediterrâneo"



"As baleias estão a ser envenenadas no Mediterrâneo pela poluição com plástico, alerta hoje em comunicado a organização ambientalista Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla inglesa), quando se assinala o Dia Mundial dos Oceanos.
 

Numa altura em que decorre também, em Nova Iorque, a primeira Conferência dos Oceanos da ONU, a organização garante haver novas provas de contaminação com plástico em cetáceos no mar Mediterrâneo e diz que é uma tendência “em todos os mares do globo”.
A WWF analisou biopsias de quase 100 mamíferos marinhos (de três espécies de baleias) que vivem na reserva marinha de Pelagos e concluiu que a extensão da poluição por plásticos vai além das fronteiras da reserva e atinge todo o Mediterrâneo. Pelagos é a maior área marinha protegida do Mediterrâneo, localizada entre a Itália, a França e a ilha da Sardenha.
“O Mar Mediterrâneo e os oceanos em geral são sufocados todos os dias por tintas, produtos cosméticos e sacos plásticos. A nossa sociedade produz toneladas de plástico com efeitos irreversíveis nos nossos oceanos. No Dia Mundial dos Oceanos, a WWF alerta os consumidores, a indústria, os governos e as cidades costeiras para que eliminem o uso de plástico e reciclem os seus resíduos”, diz a organização no comunicado.
Também hoje, a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, a associação espanhola Ambiente Europeu disse que a quantidade de pedaços de plástico a flutuar nos oceanos aumentou mais de cem vezes nos últimos 40 anos.
E disse que cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos todos os anos.
Em Nova Iorque 193 países participam até sexta-feira na primeira conferência mundial da ONU sobre oceanos, tendo Portugal, através da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmado a disponibilidade para organizar a segunda conferência do evento, em 2020.
Portugal também vai entregar na conferência dez compromissos voluntários para a conservação dos oceanos, que vão da criação de mais áreas protegidas à redução da poluição no mar.
O Dia Mundial dos Oceanos assinala-se todos os dias 08 de junho, tendo sido criado pela ONU em 1992."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.