Foto 1 - Bonsai de Criptoméria Japónica
A "nossa" Criptoméria está em voga, já está certificada, é vendida para o continente, EUA, e para outros países. Pessoalmente já trabalho, como "hobby", com a Criptoméria há muitos anos. Todas as minhas colmeias são feitas desta madeira, por ser leve e por se adaptar muito bem ao nosso clima, existem inclusive, muitos apicultores do continente que preferem as colmeias feitas de criptoméria em vez das tradicionais colmeias de pinho, pois a redução de peso é bastante evidente, trazendo por si só, claras vantagens.
Mais recentemente fiz uma prancha de surf de criptoméria e fiquei bastante satisfeito com o peso final, pois as pranchas de surf ocas de madeira (Hollow wood surfboards) são significativamente mais pesadas que as tradicionais pranchas de surf de espuma de poliuretano. Nos Açores e no Continente existem já vários "shapers" (construtores de pranchas de surf) que usam a criptoméria como matéria prima, pelas suas óptimas características.
Uma vertente que ainda não está explorada nos Açores com a "nossa "cryptoméria" são os Bonsais. Com a explosão das Low Cost e com as centenas de turistas que nos visitam, um Bonsai de Cryptoméria, poderia ser um bom "recuerdo" para alguns turistas levarem dos Açores. Quem sabe num futuro próximo, os Bonsai de Criptoméria não sejam uma boa oportunidade de negócio!
Foto 2 - Bonsai de Criptoméria Japónica
Marca Açores - Cryptoméria
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.
As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.
O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.