Título e notícia do Diário dos Açores (ler aqui)
segunda-feira, 15 de junho de 2015
segunda-feira, 8 de junho de 2015
Rabo de Peixe pede intervenção "urgente" para zona onde se registam deslizamentos
Via - AOnline/LUSA / Regional / 06 de Jun de 2015, 15:21
http://www.acorianooriental.pt/noticia/rabo-de-peixe-pede-intervencao-urgente-para-zona-onde-se-registam-deslizamentos
O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe pediu hoje uma "intervenção urgente" numa zona de risco junto à orla costeira daquela vila açoriana, onde ocorreu na sexta-feira "um deslizamento significativo de terra", sem causar vítimas.
Jaime Vieira disse à Lusa que se trata de "uma zona de risco já sinalizada", na "próximo da antiga esquadra da PSP", e onde "têm vindo a ocorrer, desde há uns tempos, pequenos deslizamentos".
Na sexta-feira, entre as 17:30 e as 19:00, ocorreu um desabamento "mais significativo", fazendo com que parte de uma garagem e de um muro tenham desabado.
terça-feira, 2 de junho de 2015
O "Monopólio do Surf" - Santa Barbara Beach Resort inaugurado na Ribeira Grande
"O Monopólio do Surf" - O Ciclo fica agora completo!. Organização de Campeonatos mundiais, estadia para os surfistas e "profanação" do 1º "secret spot" dos pioneiros do surf em São Miguel
Notícia via Correio dos Açores online
"O novo hotel resort de 4 estrelas, Santa Barbara Beacht Resort, propriedade da Sociedade NSR – North Shore Resort, Lda, dos empresários Rodrigo Herédia e João Reis, foi inaugurado ontem ao fim da manhã, numa cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.
Começou por usar da palavra o sócio João Reis que considerou aquele como um projecto estratégico para o Concelho da Ribeira Grande, pois é o primeiro hotel da categoria resort que entra em funcionamento no Concelho da Ribeira Grande. João Reis aproveitou a oportunidade para a gradecer o grande apoio que sentiu por parte das entidades oficiais, destacando o apoio da DRAIC – Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, cujo Director, Ricardo Medeiros estava presente, a Camara Municipal da Ribeira Grande, representada pelo seu presidente Alexandre Gaudêncio, e pela equipa de arquitectos chefiada por Fernando Monteiro. João Reis referiu que a concretização deste projecto resulta da paixão que dois amigos têm pelos Açores, e foi concretizado em 18 meses.
De seguida falou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, que considerou que este projecto enquadra-se na estratégia dos actuais responsáveis autárquicos do Concelho da Ribeira Grande, de virar a cidade e o concelho para o mar. Alexandre Gaudêncio referiu que “com a operação das Low -Cost, exige que temos que saber receber” . O Presidente da Camara Municipal da Ribeira Grande referiu ainda que até ao fim de maio deste ano o numero de pedidos para alojamento local entrados na autarquia a que preside foram o dobro de todos os pedidos entrados em 2014, mantendo a esperança portanto de mais investimento privado. Alexandre Gaudêncio referiu ainda que de acordo com os dados estatísticos oficiais “ os Açores têm actualmente 8.800 camas, das quais 330 camas repartidas por 25 unidades, incluindo o alojamento local, estão localizadas no Concelho da Ribeira Grande e estes números têm condições para crescer pois o Concelho é um destino de excelência. Anunciou ainda que esta a ser ultimado o Plano Estratégico para o desenvolvimento do concelho, “que não será mais um” , concluiu.
Por último usou da palavra o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, que começou por referir a aposta deste Governo no turismo,” sector que se afirma como retoma de confiança e de esperança”. Disse igualmente que este projecto tinha para si um grande significado, pois foi iniciado quando desempenhava funções de Secretario Regional da Economia, onde titulava o sector do turismo. Defendeu o reforço da cooperação entre o sector publico e a iniciativa privada, cuja articulação entre as oportunidades e a capacidade de iniciativa, permitiu-nos antecipar ao tempo que estamos a viver. O Presidente do Governo referiu que o numero de desempregados esta a baixar, assim como o numero de desempregados inscritos, e por outro lado o numero de turistas que nos visitam tem aumentado. Estes resultados só se consolidam numa conjugação de esforços entre o sector publico e o privado. O presidente do Governo disse ainda que “temos que continuar a trabalhar para aperfeiçoar o modelo de desenvolvimento” enaltecendo por outro lado o “sentimento de retoma , de confiança e de esperança que se vive nos Açores” .
Um hotel virado para a natureza
O Santa Barbara Beacht Resort é uma unidade hoteleira de quatro estrelas, composta por 14 vilas, sendo sete de tipologia T1, com quatro camas cada, e sete T2 com seis camas cada, num total de 70 camas. Representa um investimento de 1,8 milhões de euros, e vai potenciar a criação de 20 postos de trabalho. Par além das unidades de alojamento, o novo projecto conta ainda com um restaurante, Beacht Club, piscina, bar de apoio, centro de actividades desportivas, onde tem a funcionar uma escola de surf. Em termos de infra-estruturas disponibiliza um acesso directo à praia de Santa Barbara e um parque de estacionamento.
Da visita que fizemos ás instalações destaca –se a simplicidade dos materiais empregues e a aposta nos materiais regionais - muito interessante o pormenor da bacia das casas de banho ser redonda feita em madeira, aproveitando os toros de madeira, ter na sua zona envolvente varias recantos e desfrutar ao mesmo tempo de uma vista sobre a montanha da Lagoa do Fogo, a praia de Santa Bárbara e a cidade da Ribeira Grande, num enquadramento excelente.
O hotel foi inaugurado ontem e a partir de hoje abre com uma taxa de ocupação de 100%, correspondendo a uma enorme espectactiva que o sector do turismo esta a atravessar nos Açores, e em particular na Ilha de São Miguel, onde, esta semana, com a realização do SATA Rally Açores os hotéis em São Miguel estão praticamente cheios. "
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Resort para surfistas inaugurado na praia de Stª Bárbara
Foto via Açoriano Oriental Online: Vista do resort para o 1º "Secret Spot" dos primeiros Surfistas Micaelenses. A partir de agora nada vai ser como dantes!
"A Ribeira Grande, nos Açores, conta a partir desta segunda-feira com um novo empreendimento turístico, junto à praia de Santa Bárbara, um investimento que o presidente do Governo Regional disse simbolizar o "novo clima" que se vive no arquipélago.
“Este investimento simboliza bem o novo ciclo que se vive na região”, afirmou Vasco Cordeiro, na sessão de inauguração do Santa Bárbara Eco Beach Resort, um investimento privado de quase dois milhões de euros, com 70 camas e que criou 20 postos de trabalho.
A quebra da taxa do desemprego nos Açores, o crescimento da atividade económica e do número de turistas nas ilhas são, para o chefe do executivo açoriano, um “conjunto de indicadores” que também dão conta do “novo clima”, mas para que tudo resulte é cada vez mais necessário juntar o setor público com o privado.
“Os privados, em parceria com as entidades públicas, conduzem a estes indicadores e resultados”, referiu Vasco Cordeiro, acrescentando que investimentos como este em Santa Bárbara “são um sinal muito forte da esperança no rumo" que está a ser seguido na região.
Segundo disse Vasco Cordeiro, que elogiou o espírito empreendedor e a capacidade de iniciativa dos dois proprietários do empreendimento turístico, o Governo Regional está “empenhado e tem vontade para criar instrumentos [de apoio financeiro] que possam ser usados pelos privados”.
“Se cada um fizer bem a sua parte na qualificação deste destino julgo que essa aposta será ganha em benefício de toda a região”, afirmou.
O Santa Bárbara Eco Beach Resort tem 14 vilas, tipologia T1 e T2, piscina, restaurante, bar e acesso à praia de Santa Bárbara, um dos maiores areais existentes nos Açores e um local muito procurado por surfistas.
Para os empresários Rodrigo Herédia e João Reis, a concretização deste investimento resultou de um “sonho antigo de dois amigos que gostam dos Açores, do mar e da natureza”, daí a grande preocupação com a utilização de materiais endógenos, como a madeira de criptoméria e basalto, entre outros.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande considerou, por seu turno, que a inauguração deste investimento é marcante para a cidade e para o concelho, virando-o definitivamente para o mar e “é isso que se pretende para a Ribeira Grande”.
Alexandre Gaudêncio (PSD) revelou que durante os primeiros meses de 2015 a autarquia já recebeu mais pedidos de licenciamento do que em todo o ano de 2014, manifestando esperança que possam surgir mais empreendimentos de excelência no concelho.
Segundo disse Alexandre Gaudêncio, das 8.800 camas existentes nos Açores, a Ribeira Grande dispõe de 336."
Subscrever:
Mensagens (Atom)