sexta-feira, 17 de setembro de 2010

This is the end of surfing in Rabo de Peixe

16 comentários:

  1. E assim se vão matando as belas coisas que a mãe natureza nos dá...

    ResponderEliminar
  2. Melhorar um sector económico para quebrar um tesouro!
    Enfim é no sistema onde vivemos. Qual poder temos afinal neste mundo de dinheiro?
    O povo não se junta! É assim e, por este caminho, todos nós(sociedade baixa e média) continuaremos a ser escravos dessa gente que pensam, na sua camuflagem, que podem fazer o querem pelo seu umbigo. É uma amostra de que o povo é escravo! Muitos pensam que a escravidão já acabou... acabou, acabou, na casa de saúde de certeza, eles lá é que estão bem! Sinceramente, isso entristece-me muito mesmo, é a parte dois da destruição das melhores ondas Europeias que poderia perfeitamente trazer milhares de turistas e dinamizar milhares de eventos para o mundo tanto no surf e Bodyboard, a dinamizar como cultura local em termos de lazer e desportivos a Ribeira Grande, Rabo de Peixe. O Governo não manda! Quem manda são as empreitadas que estão pode detrás desta obra, quem será?
    De uma coisa tenho a certeza, não é por gostar de fazer ondas e fazer vida disso é pela condição humana, qualidade de vida natural, uma onda a funcionar significa milhares de pessoas com saude e qualidade de vida, se Rabo de Peixe é o que é, sem aquela onda a funcionar, vai-se transformar ainda mais numa escola de pescadores e mais rendimento mínimo para os meninos seguirem a vida dos pais que é isso que interessa ao governo. Mão de obra neste sector! Onde existe a justiça? E lógicamente Os Açores Portugal, Europa e o mundo perde com isso, sim, numa simples Ilha no meio do atlântico capaz de mover muitas pessoas no mundo por uma simples onda. É o que acontece no hawai, por exemplo. Cultura do surf é predominante e move muito turista. Os Açores é um Hawaii Portugês e Europeu. É preciso dizer mais alguma coisa?

    Grande abraço para todos os Surfistas! Surf deitado e Surf em pé é tudo a mesma onda! Porque o Surf significa efeito de deslizar na onda, não importa se até deslizares com o corpo(bodysurf).
    Gostaria que fossemos todos mais unidos e mais fortes.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Como disse Martin Luther King: I have a dream... Eu tenho ou melhor tinha um sonho de um dia poder levar um filho meu a Rabo de Peixe e dizer que quando tinha a idade dele tinha feito uns belos tubos numa das melhores ondas dos Açores...

    ResponderEliminar
  4. Não sei bem porquê, mas assim de repente isto lembra-me... as Pirâmides do Egipto!

    ResponderEliminar
  5. Para que serve a Usba se apenas consegue fazer campeonatos e não consegue salvar uma onda? A Usba e o arruda diziam que os campeonatos eram a salvação das ondas nos Açores mas afinal parece que tudo não passou de estratégia. Aproveitou-se a situação de haver ondas em perigo para se por em marcha um plano de "championizar" os Açores. Gastou-se dinheiro que podia ser usado para outras acções de sensibilização. Enviou-se para fora da região o grosso do dinheiro que podia ser usado internamente de forma mais útil e positiva. Viva o arruda e o herédia! São os maiores!

    ResponderEliminar
  6. Relativamente aos campeonatos encontrei aqui na net este email de um colega madeirense. Ao que consta o Herédia e companhia queriam organizam um Triple x na Madeira. choveram emails a contestar e o herédia fez as malas...e veio para os Açores. Mum arquipélago percebem claramente as suas intenções, mas nós aqui demos-lhes carta verde para reinar. Não deixa de ser estranho.


    "Pois é amigos,

    mais uma vez os cubanos vão organizar um campeonato para eles aqui na Madeira e os tontinhos ficam a ver...

    Foi publicado hoje no site SURFTOTAL a notícia deste evento, com todos os pormenores. Já corriam boatos sobre este evento, mas é oficial e já está até homologado pela FPS e ANS. O mais incrível é que ninguém aqui na Madeira foi contactado, pelo menos que se saiba.

    De que server ter clubes de surf? de que serve ser filiado na ADM se não temos lá ninguém a defender o que é nosso? Como é possível, a FPS e a ANS sabendo da existência da ADM e dos clubes de surf da Madeira não questionar a realização e as condições desta prova?

    O que ganha o surf madeirense com isto? nós os surfistas o que ganhamos? Não venham dizer que teremos oportunidade de assistir ao vivo aos 'melhores surfistas nacionais' nas nossas ondas... se eu quero ver bom surf vejo os eventos do WCT online ou vejo filmes no youtube e aí sim vejo mesmo surf de qualidade. Não precisamos de cubanos cá!

    Com que lata vem esse panasca do Rodrigo Herédia aqui à Madeira sem mais nem menos, organizar um campeonato com dinheiro da secretaria regional do turismo, ou do idram ou das câmaras pagar os custos do evento(que se calhar só o dinheiro dos patrocínios já dava) e pôr-se a andar com o que sobrou? O que ficou cá na Madeira? Os surfistas madeirenses o que ganharam? E ainda por cima só um madeirense é que vai participar no evento...

    Mais do que os benefícios que deveríamos ter com este evento, o que mais me choca desses cubanos do caralho é a falta de respeito. Simplesmente, chegar, ver, vencer e 'dar de arrenca'.

    E ninguém que se atreva a dizer que isto é um ataque pessoal ao Orlando, porque eu tenho as minhas contas acertadas com ele e vice-versa. E até ele está a ser enganado pois, apenas poderá participar na prova madeirense e não nas outras duas, ficando impossibilitado de ganhar o prémio ou prémios finais...

    '... Como convidados especiais, teremos o madeirense Orlando Pereira e o local de Peniche Nuno Silva, que apenas entrarão na prova realizada no seu “spot”. '

    '... Ao grande vencedor do Triple X, o atleta mais regular nas três especialidades, caberá um conjunto de quatro viagens ao Havai, onde poderá surfar ondas grandes, fazer grandes tubos, ou simplesmente estar dentro e fora de água com os melhores surfistas do mundo. '

    A mim o que me revolta é a falta de consideração e a mentalidade colonialista dos cubanos, que pensam que isto aqui é tudo tontinhos e babados. Mas se formos a pensar talvez seja verdade, pois ninguém se mexe e todos têm medo de falar. Ninguém toma uma posição, porque cada um só preocupa com o que é seu e caga para o todo. E assim vamos...

    Vamos nos revoltar contra esta merda???

    ResponderEliminar
  7. Talvez a dinâmica de Noroeste (NW) grande seja a que mais importa, uma vez que entra mais ondulação e frontal ao molhe lateral que pelos vistos intercepta e elimina o que resta do antigo "1ºpico".

    Como entra imensa ondulação desse quadrante a questão estará em absorver o máximo de ondulação desde o início do molhe, porque senão...backwash

    Mas ainda sobra alguma coisa para que valha a pena trabalhar! (Se for para executar o que vemos neste projecto)

    Nunca desistir! Precisamente nesta altura é que a UNIÃO FAZ A FORÇA.

    Keep pushing, media power!

    ResponderEliminar
  8. Ó Miguel, nós já temos uns aninhos nestas andanças, e eu até nutria alguma simpatia pela tua pessoa. Porém, desde uns comentárioszinhos que teceste acerca de mim e de outro colega nosso, pelo nosso envolvimento no projecto USBA, após termos saido do projecto da ASSM, ficaste-me um pouco "atravessado". Devo salientar que me conheces perfeitamente, pelo que não acho cordial teres opinado sobre algumas matérias sem sequer falares cara a cara com as pessoas em questão. Isto de atirar pedras por detrás dos muros é muto fácil. No entanto, pela tua postura, também já percebi que não valia a pena termos conversado...Não tenho tempo para estas coisas de estar aqui a manifestar opiniões (é a primeira vez que aqui escrevo e talvez a última), porque trabalho e tenho uma vida muito ocupada, parte dela em prol da USBA, que é um projecto em que acreditei desde o inicio. Isto de falar, falar e não assumir uma postura construtiva perante os assuntos, já me farta um pouco. Eu por mim estou de consciência tranquila pelo trabalho que a USBA tem desenvolvido.O extremar de posições perante as entidades não leva a nada...Só fecha as portas, e quem não sabe isso não está com certeza neste mundo. Temos que jogar com os trunfos que temos e não com os que não temos...não há lugar para romantismos e ideias utópicas. Quanto ao Rodrigo Herédia, conheci-o quando organizamos o Nacional de surf pela ASSM e já o considero um verdadeiro amigo. Sou o primeiro a defendê-lo pois têm-se mostrado uma pessoa leal, séria e integra, mais do que outros "artistas" de cá, tesos para enfiarem facadinhas nas costas. Não tenho complexos "Flazistas" nem separatistas relativamente a pessoas de fora, desde que sejam boas pessoas. A questão dos campeonatos, quem gosta, gosta...quem não gosta...não sei porque vai ver!!!

    Um abraço a todos

    Vasco Medeiros

    ResponderEliminar
  9. Será que alguém me sabe ao certo quantas vezes Rabo de Peixe quebra surfável num ano?

    Será quem alguém me consegue dizer quantas pessoas aparecem em média neste local para surfar, quando o mar está bom?

    Alguém faz ideia de quantas pessoas, nesta localidade, dependem da pesca, directamente quer indirectamente?

    Alguem tem ideia de qual o valor da riqueza, gerada por esta actividade?

    Alguem me consegue contabilizar quais são as actuais "mais valias" geradas pelo surf em Rabo de Peixe?

    Perante a frieza dos números e da matemática, será que alguem pensa que é fácil defender uma onda nestas circunstâncias face ao poder político?

    Deixem-se de tretas...estamos perante uma situação delicada, que tem de ser bem explicada ás autoridades competentes. Não é com bocas foleiras e mails com insultos que a coisa vai...

    A USBA é uma associação pública, foi criada com o conhecimento de todos os surfistas dos AÇORES.

    Quem é sócio pode constituir listas e candidatar-se á sua liderança.

    Até agora têm sido mantidos contactos estreitos entre a USBA e os detentores do dossier Porto de Rabo de Peixe. O Pedro Arruda tem-se desdobrado em contactos e conversações para minimizar os impactos negativos sobre a onda. Dúvido que haja alguém do nosso meio com a disponibilidade e a capacidade manter estes contactos ao mais alto nível.

    Acho também incrível como se aproveita este assunto para se misturar o Herédia e os campeonatos. Já agora devo dizer que o conheço á muitos anos, desde que ele visita os Açores e em relação ao Rodrigo faço minhas as palavras do Vasco, no post acima.

    ResponderEliminar
  10. NO PORTO DE RABO DE PEIXE - Governo admite alterações para preservar onda

    http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=21352

    ResponderEliminar
  11. A USBA dizia que esse ano (2010) ia fazer um campeonato na Teceira, e mais um talvez no Faial e que um campeonato do CNPDL ia contar para a USBA e ao fim ao cabo nao fizeram nada, antes estarem calados do que dizer coisas que nao conseguem fazer e mais tanbém nao fizeram nada em relaçao a onda de Rabo de Peixe e esta a ver-sse...E esse Rodrigo Heredia é um cabrão vem para cá para os Açores gozar com a nossa cara, vem surfar pensa que isso é seu está sempre a dar voltinhas aqui nas ondas em São Miguel vem só ganhar dinheiro e fazer negoçios da China e nós como tolos aceitamos, os Madeirenses é que sao espertos, pensaram logo tirar aquela cabrão do Heredia da Madeira. Abraço e boas ondas a todos.

    ResponderEliminar
  12. Continua a cassete. realmente os quadrados ficaram com a língua presa e não sabem dizer mais nada. Metam duas coisas nas vossas cabecinhas pequeninas:

    1) Se há alguma associação com peso político para se fazer ouvir, independentemente do resultado final, é a USBA. Eu sei que há quem não goste de pessoas da USBA ou quem gostasse de estar no seu lugar, mas são aqueles que lá estão.

    2) A economia de Rabo de Peixe é a pesca, e até eu que ando nas ondas acho que essa actividade é prioritária em relação ao surf.

    3) Os campeonatos trouxeram bastantes proveitos económicos a São Miguel. É ler o que saiu numa revista informativa semanal nacional para compreender... Nessa semana nem carros se alugavam por cá... Esgotados. Só por causa do campeonato? Não só, mas também.

    4) O dinheiro que financia campeonatos nunca seria entregue para "ações de sensibilização"... Já agora, que ações seriam essas? É que a expressão é gira e tal, mas na prática isso é o quê? Palestras vazias em escolas ou centros culturais? Manifs na rua? Distribuição de panfletos? Não me façam rir e comparem a projeção mediática das coisas...

    5) Há muito quem goste de participar ou assistir a campeonatos. Se o crowd se concentra num spot, ficam outros vazios para aproveitar. Quem não gosta já sabe o que tem a fazer.

    Abracinhos.

    ResponderEliminar
  13. Se acham que conseguem melhor, então façam, em vez de andarem a criticar. Não tenho nada a ver com a USBA, mas tenho olhos para ver que está a fazer crescer o surf da forma que pode.
    Se bem me lembro, o surf era aquele desporto todo ZEN. É pena que os Açores não evoluam por causa de cabeçinhas que vêm muitos filmes.

    Beijo na testa
    Fred

    (P.S.- E em termos de Madeirenses, também há boa gente e gente menos boa, é preciso é saber escolher)

    ResponderEliminar
  14. Faz-me lembrar o que se passou na Madeira com a onda do Jardim do Mar :/

    Os anos passaram, mas o governo continua a nao se importar com os desportos de ondas e nao só...
    Andam a contruir SCUTs pela ilha a torto e a direito, destroem demasiado.
    Só querem saber do desenvolvimento

    Miguel Resendes

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.