sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Comunicado da União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores

Ponta Delgada, 17 de Setembro de 2010


Comunicado

USBA apela ao Diálogo sobre Porto de Pescas de Rabo de Peixe

Após uma solicitação oficial, por parte da Direcção da USBA, ao Exmo. Sr. Subsecretário das Pescas Marcelo Pamplona para uma audiência com vista à analise do projecto de ampliação do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, a Direcção da USBA foi, no passado dia 16 de Setembro, recebida por S. Exa. o Subsecretário das Pescas. Num espírito de dialogo e cooperação debateram-se diversos aspectos relacionados com esta obra, desde aspectos técnicos, componentes orçamentais, calendarização, etc. Foi fornecida uma imagem de implantação do projecto na área (figura em anexo) permitindo assim uma melhor apreciação dos impactos da obra na prática dos desportos de ondas. Após a análise dos diversos aspectos e tendo a Direcção da USBA expresso as apreensões existentes relativamente aos impactos da obra na actual onda de Rabo de Peixe, em particular as questões relacionadas com a refracção, ou backwash, que poderá surgir do futuro molhe e também da redução significativa da zona de escapatória, no centro da baia, em dia de mar grande, foi proposto pelo Governo Regional o acompanhamento pela USBA dos testes de mar a efectuar no tanque do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, por forma a melhor se poder avaliar as possíveis dinâmicas, consoante os diferentes tipos de mar, na zona da onda, com a construção do novo molhe. Foi também assumido pelo Governo Regional a possibilidade de o enrocamento do futuro molhe ser adaptado para absorver e dissipar a energia das ondas por forma a limitar ao máximo os efeitos de refracção possibilitando assim um impacto mínimo na onda. Por parte do Governo Regional foi também sugerido a hipótese de integração no projecto de zonas de acesso do molhe à zona de surf, permitindo assim uma mais condigna e segura via de entrada e saída da água para os surfistas. A Direcção da USBA considera esta reunião de extrema importância e expressa publicamente o seu apreço pela forma aberta e dialogante como o Governo Regional, na pessoa de S. Exa. o Subsecretario das Pescas, se inteirou das duvidas e receios da comunidade de praticantes de desportos de ondas. A Direcção da USBA continuará a acompanhar esta matéria com extrema atenção tendo já preparada em data a anunciar do mês de Novembro a realização em Ponta Delgada de uma mesa-redonda de debate sobre o projecto especifico de Rabo de Peixe e a temática mais vasta da defesa das ondas, envolvendo diversos agentes ligados à matéria, bem como a visita ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com especialistas na área, para acompanhamento dos testes de mar.

A Direcção da USBA

1 comentário:

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.