sábado, 30 de maio de 2009

W.Q.S. - AZORES ISLANDS PRO

Foto retirada de :http://surf.transworld.net/files/2008/08/14/atchison3.jpg
Segundo notícia publicada hoje, no jornal Açoriano Oriental, vai ser apresentada para a semana, a 1ª etapa realizada nos Açores, do World Qualifying Series (WQS) da Association of Surfing Professionals (ASP). A prova irá chamar-se AZORES ISLANDS PRO, será realizada de 25 a 30 de Agosto, e conta com a organização conjunta, da recém criada União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e da Empresa Municipal, Ribeira Grande Mais. Esta prova, segundo o site da ASP (http://www.aspworldtour.com/), é um evento de seis estrelas e tem um prize money de $145.000 dolares. O WRA congratula-se com esta iniciativa, pois já era tempo de se aproveitar todo o potencial que as ondas da costa norte da ilha de São Miguel têm para oferecer. Importa ainda salientar que um evento desta natureza, irá trazer, com toda a certeza, algum retorno económico e publicitário para a região, uma vez que, qualquer prova do WQS "arrasta" sempre consigo dezenas de surfistas, jornalistas e televisões de todo o mundo.


Rui Cabral

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Praia de São Roque com Nadadores Salvadores da A.S.S.M.


Foto - Os Nadadores Salvadores na praia de São Roque, desempenharam sempre um papel importante na vida das crianças e jovens da zona.

É de louvar a iniciativa da Associação de Surf de São Miguel (ASSM) com o projecto intitulado "Surf para Todos", como se pode ler, hoje, no Açoriano Oriental
Há projectos que vão muito além do surf. Quando numa comunidade existem muitos problemas sociais, em que muitas das famílias vivem em ambientes disfuncionais e destruturados, vamos ter com toda a certeza, crianças e jovens em risco, pois a família é o cerne da vida comunitária e é no meio desta que as crianças e os jovens criam as primeiras interacções sociais e recebem os primeiros modelos de normas, com os quais a sociedade se rege. A aceitação social nestas idades está relacionada com vários factores e a ausência desta aceitação social pode implicar vários tipos de desajustamento social e pessoal : isolamento, agressividade, desinteresse e abandono na escola, insucesso escolar, comportamento aditivo, doença mental, suicídio e delinquência (Matos et al, 1997). O surf poderá assim, desempenhar um modelo social de sucesso, constituindo-se como um meio fundamental para a aquisição de competências sociais e de um leque variado de experiências e vivências, para as crianças e jovens de uma determinada comunidade.

Rui Cabral

Bibliografia: Matos, M.; Silva, A.; Santinha A.; Alão, A.; Alves, J.; Sampaio, M.; Carvalho, S. (1997). Manual de Utilização – Programa de promoção da Competência Social. Lisboa: Programa de Promoção e Educação para a Saúde – Ministério da Educação.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Laird Hamilton - O maior Wave Rider de todos os tempos


Este "gigante" (1,90 m de altura) de 45 anos (2/05/1964), é provavelmente o maior wave rider de todos os tempos, pois, para além de já ter surfado as maiores ondas do planeta, Laird Hamilton utiliza diversos tipos de pranchas para as "dropar". O homem domina no, windsurf, no strapsurf, no tow-in, na paddle board, na foilboard (uma invenção na qual a prancha não toca na água, "flutua" em alta velocidade sobre uma quilha de alumínio). Hamilton é também um surfista de grandes causas, na foto em cima podemos vê-lo na sua paddle board, em Nova Iorque, surfando em águas calmas. Ele usou a paddle board para dar uma volta à Estátua da Liberdade, em Nova York. O objectivo era promover o lançamento de uma coleção de roupa e uma campanha para chamar atenção para o autismo. Há três anos, Laird atravessou o Canal da Mancha por essa causa, arrecadando fundos para que um amigo, pai de um autista, produzisse um filme sobre a doença.
Aqui fica um vídeo de uns "vagalhões" que Laird Hamilton "cavalgou".

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Nova Geração

Depois de se visualizar alguns vídeos da nova geração de bodyboarders Micaelenses, no site http://www.surfacores.com/, é praticamente impossível ficar-se indiferente face ao potencial dos jovens presentes nos referidos vídeos. De destacar o desempenho do bodyboarder Pedro Correia, cujo talento começa agora a despontar, assim como a performance do pequeno Rodrigo Rijo que, com apenas 13 anos de idade, dá mostras de ser já, uma grande promessa do bodyboard Açoriano.
Para que não se percam mais valores do Surf e do Bodyboard Açoriano, lançamos daqui, o alerta, aos seleccionadores nacionais de bodyboard e de surf da Federação Portuguesa de Surf, para que ponham os "olhos" nestes talentos, pois com certeza, os mesmos ainda vão dar muito que falar num futuro próximo.
Rui Cabral

domingo, 24 de maio de 2009

O Shaper Todd Quigley mostra como se faz uma prancha de Bodyboard

As pranchas de bodyboard estão cada vez mais evoluídas, existindo uma panóplia de diferentes materiais e shapes para todos os gostos e tipos de ondas. A fibra de carbono, é um bom exemplo de um material de gama alta, que é usado nos stringers(Longarinas) das melhores pranchas. Nos vídeos abaixo, podemos ver o processo de fabrico das pranchas de bodyboard, de um dos top shapers Australianos.



sexta-feira, 22 de maio de 2009

Caravelas Portuguesas "Invadem" a Praia do Monte Verde






Não se trata de retratar qualquer facto histórico, da era dos descobrimentos portugueses, literalmente as denominadas caravelas portuguesas "invadiram", às centenas, todo o Areal da Praia do Monte Verde na Ribeira Grande, como se pode ver pelas imagens captadas hoje à tarde.
O W.R.A. chama a atenção aos banhistas, surfistas e Bodyboarders para terem cuidado nos proximos dias, pois a caravela portuguesa pode provocar queimaduras graves.
Rui Cabral

A caravela-portuguesa (Physalia physalis), também conhecida como garrafa-azul, é uma colónia de animais do grupo dos cnidários. Tem cor azul e tentáculos cheios de células urticantes, e aparece nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos.
A caravela portuguesa é comummente identificada como uma água-viva, mas na verdade é uma colónia de quatro tipos de pólipos. A caravela-portuguesa tem quatro tipos de pólipos:
Um pneumatóforo transformado numa vesícula cheia de ar;
Os dactilozoóides que formam os tentáculos;
Os gastrozoóides que formam os "estômagos" da colónia; e
Os gonozoóides que produzem os gâmetas para a reprodução.
Os cnidócitos, que são as células urticantes, portadoras dos nematocistos, encontram-se nos tentáculos e são accionados pela "rede nervosa". A caravela-portuguesa tem dois tipos de nematocistos: pequenos e grandes; estes "órgãos" conservam as suas propriedades por muito tempo, mesmo que o indivíduo tenha ficado várias horas a seco na praia. A sua acção é baseada nas suas pressões osmótica e hidrostática individuais. Existem numerosas células sensoriais localizadas na epiderme dos tentáculos e na região próxima da boca.
A caravela-portuguesa é importante para a alimentação das tartarugas marinhas, que são imunes ao veneno.
Um animal semelhante é a velella. O flutuador da caravela é simétrico bilateralmente com os tentáculos no final, enquanto a velella é simétrica radialmente com a vela em ângulo. Além disso, a caravela tem um sifão, e a velella não.
Uma curiosidade é o nome da caravela-portuguesa noutras línguas: em inglês, chama-se "Portuguese man o'war", literalmente "homem de guerra português", sendo que man-of-war é uma expressão para um navio armado.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela_portuguesa




Histórico dos Campeões Mundiais de Surf

Foto: Kelly Slater (9x Campeão do Mundo) com mais um grab the rail, a sua"marca registada"


A Austrália ( 13 campeonatos), os Estados Unidos (13 campeonatos) e o Havai (5 campeonatos)dominam por completo o Ranking dos Campeões Mundiais de Surf. Resta saber quando é que vamos ter um novo campeão do Mundo Europeu ou Brasileiro ? Fica no ar a pergunta.

1976 - Peter Tomnend (Austrália)
1977 -Shaun Tomson (Africa do Sul)
1978 -Wayne Bartholomew (Austrália)
1979 - Wayne Bartholomew (Austrália)
1980 - Wayne Bartholomew (Austrália)
1981 - Wayne Bartholomew (Austrália)
1982 - Wayne Bartholomew (Austrália)
1983 - Tom Carroll (Austrália)
1984 - Tom Carroll (Austrália)
1985 - Tom Curren (Estados Unidos)
1986 - Tom Curren (Estados Unidos)
1987 - Damien Hardman (Austrália)
1988 - Barton Lynch (Austrália)
1989 - Martin Potter (Reino Unido)
1990 - Tom Curren (Estados Unidos)
1991 - Damien Hardman (Austrália)
1992 - Kelly Slater (Estados Unidos)
1993 - Derek Ho (Havai)
1994 - Kelly Slater (Estados Unidos)
1995 - Kelly Slater (Estados Unidos)
1996 - Kelly Slater (Estados Unidos)
1997 - Kelly Slater (Estados Unidos)
1998 - Kelly Slater (Estados Unidos)
1999 - Mark Occhilupo (Austrália)
2000 - Sunny Garcia (Havai)
2001 - C. J. Hobgood (Estados Unidos)
2002 - Andy Irons (Havai)
2003 - Andy Irons (Havai)
2004 - Andy Irons (Havai)
2005 - Kelly Slater (Estados Unidos)
2006 - Kelly Slater (Estados Unidos)
2007 - Mick Fanning (Austrália)
2008 - Kelly Slater (Estados Unidos)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Associação de Surf da Terceira


Foi fundada recentemente a Associação de Surf da Terceira (AST), esta associação tem como presidente o bodyboarder Terceirense Carlos Leal. A AST conta já, no currículo, com a organização de um Meeting.
Para mais informações consultar : http://associacaodesurfdailhaterceira.blogspot.com
O W.R.A. deseja a toda a equipa da AST um bom e profícuo trabalho.

Congratulations Jeff Hubbard!


Foi na semana passada que o Bi campeão Mundial de Bodyboard, Jeff Hubbard, finalizou os seus estudos, concluindo o Mestrado em gestão e Administração de Empresas (Master in Business Administration ) na Hawaii Pacific University. Segundo o próprio, está a pensar utilizar esta graduação para ajudar a gerir a sua carreira desportiva e o desporto pelo qual é apaixonado. Refere ainda que, agora terá mais tempo livre para fazer Bodyboard Trips e dedicar-se a outros projectos. O WRA deseja-lhe as melhores felicidades!
Em jeito de parabéns, aqui fica um vídeo de Jeff Hubbard, "a partir a loiça toda".

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A POROROCA


A Pororoca é um fenómeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas. Elevação repentina de grandes massas de água junto a foz de grandes rios como o Amazonas; provocadas pelo encontro de marés ou de correntes contrárias. Atinge a altura de 3 à 6m.
É melhor percebido quando da mudança das fases da Lua, ou seja, desde dois dias antes até três dias após, particularmente nos equinócios em cada hemisfério, e com maior intensidade quando das ocorrências de maré viva, nas Lua Cheia e Nova.
O fenómeno das marés, ao elevar o nível das águas oceânicas, faz com que as mesmas invadam a desembocadura dos rios, podendo formar ondas de até dezenas de metros de largura, pode chegar a medir de três a seis metros de altura, e velocidades de até trinta a cinquenta quilómetros por hora (10 a 15 milhas por hora). Esta poderosa onda pode durar de quinze á trinta minutos.
O fenómeno manifesta-se, no Brasil, na foz do rio Amazonas e afluentes do litoral paraense e amapaense (rio Araguari, rio Maiacaré, rio Guamá, rio Capim, rio Moju), e na foz do rio Mearim, no Maranhão. Esse choque das águas derruba árvores de grande porte e modifica o leito dos rios.
Outros rios no mundo apresentam, em diferentes escalas, o mesmo fenómeno, com outras designações:
na França, na foz dos rios Gironda, Charante, Sena, é conhecido como mascaret e barre;
na Inglaterra, na foz dos Tâmisa, Severn, Trent e no Hughly, com o nome de bore
em Bangladesh, na foz do rio Megma, no delta do Bramaputra, como macaréu;
na China, na foz do Iang-tsé, denominado em chinês como trovão e pelos britânicos de cager.
na foz de rios em Bornéu e Sumatra, no Extremo Oriente;
nos Estados Unidos da América, na foz dos rios Colúmbia e Colorado.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pororoca)

Bobby Martinez Ganhou o Billabong Pro Tahiti-TEAHUPOO


O americano Bobby Martinez venceu, ontem 19.05.2009, a 3.ª Etapa do circuito mundial A.S.P., derrotando na final o australiano Taj Burrow. A final foi disputada com boas ondas de 1,5 metros, como se pode comprovar pela foto do vencedor da etapa.

O Actual TOP 10 ASP WORLD TOUR:

1 – Joel Parkinson (AUS) 3000 points
2 – Taj Burrow (AUS) 2318 points
3 – Mick Fanning (AUS) 2208 points
4 – C.J. Hobgood (USA) 2196 points
5 – Adriano de Souza (BRA) 2174 points
6 – Jordy Smith (ZAF) 2076 points
7 – Bobby Martinez (USA) 2025 points
8 – Tom Whitaker (AUS) 1932 points
9 – Fredrick Patacchia (HAW) 1886 points
10 – Kieren Perrow (AUS) 1742 points
10 – Taylor Knox (USA) 1742 points
10 – Damien Hobgood (USA) 1742 points
(fonte e imagem: http://www.aspworldtour.com)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

BODYSURF

O Bodysurf é um desporto com muitas tradições na Austrália, Brasil e EUA, sendo que, neste último país, o maior número de praticantes concentra-se na Califórnia e no Havai.
Para mim, este é o desporto que apresenta uma maior relação de proximidade e intimidade no binómio Homem-Onda, tendo como único auxiliar os "pés de pato".
No vídeo em baixo, podemos ver um campeonato em Pipeline-Havai, com o "Maestro" Mike Stewart a demonstrar que domina também esta disciplina.



Rui Cabral

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Histórico dos Campeões do Mundo de Bodyboard

O Campeonato do mundo de bodyboard deste ano está ao rubro, com dois veteranos do desporto a encabeçarem os dois primeiros lugares, Guilherme Tâmega e Mike Stewart respectivamente. Vamos seguir atentamente as próximas etapas e esperar para ver quem leva o título este ano para casa.
Para os mais esquecidos aqui fica o registo de todos os campeões mundiais de Bodyboard.

Pipeline International Championship

1982 - Daniel Kaimi; sem divisão feminina
1983 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1984 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1985 - Não houve campeonato neste ano
1986 - Ben Severson; sem divisão feminina
1987 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1988 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1989 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1990 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1991 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1992 - Mike Stewart; sem divisão feminina
1993 - Micheal Eppelstun; sem divisão feminina
1994 - Guilherme Tamega; sem divisão feminina

Global Organization of Bodyboarders (GOB)

1995 - Guilherme Tamega; sem divisão feminina
1996 - Guilherme Tamega; Claudia Ferrari
1997 - Guilherme Tamega; Daniela Freitas
1998 - Andre Botha; Daniela Freitas
1999 - Andre Botha; Karla Costa-Taylor
2000 - Paulo Barcellos; Soraia Rocha
2001 - Guilherme Tamega; Soraia Rocha
2002 - Guilherme Tamega; Stephanie Pettersen
2003 - Damian King; Neymara Carvalho

International Bodyboarding Assocation (IBA)

2004 - Damain King; Neymara Carvalho
2005 - Ben Player; Kira Lewellyn
2006 - Jeff Hubbard; Marina Taylor
2007 - Ben Player; Neymara Carvalho
2008 - Uri Valadão; Neymara Carvalho

domingo, 10 de maio de 2009

3.ª ETAPA DO CIRCUITO ASP NO TAHITI - TEAHUPOO


Já começou a 3ª etapa do Circuito mundial da ASP, o evento esta a decorrer no Tahiti, mais precisamente em Teahupoo, spot mundialmente conhecido por gerar uma das mais pesadas e tubulares ondas do planeta. Enquanto não temos o desfecho desta etapa, fica aqui o ranking actual da ASP, com o destaque para Tiago Pires com os mesmos pontos que Kelly Slater.
1. Joel Parkinson (AUS)
2. Mick Fanning (AUS)
3. Fredrick Patacchia (HAW)
4. Jordy Smith (ZAF)
5. C.J. Hobgood (USA)
6. Adriano de Souza (BRA)
7. Taj Burrow (AUS)
8. Tom Whitaker (AUS)
9. Bede Durbidge (AUS)
9. Adrian Buchan (AUS) com os mesmos pontos
(...)
24. Kelly Slater (USA)
24. Tiago Pires (PRT)

Etapa de 2008 em Teahupoo

ARICA PRO - NOVA ETAPA DO IBA WORLD TOUR


A próxima etapa do IBA World Tours está marcada para o Chile, o Arica Pro, e conta com uma "janela" de espera que vai de 29 de Julho a 9 de Agosto. A prova terá lugar na famosa onda de El Gringo.

Arica Pro
Date: July 29th - August 9th
Location: El Gringo, Arica'
Country: Chile
Prize Money: U$20,000
Status: IBA Men's Grand Slam
IBA Points: 2000
Contact: tomateperalta@hotmail.com
fonte http://ibaworldtour.com/events

Fica o video com as finais da etapa de 2008 para abrir o apetite para este ano.

NOVOS LIDERES NO RANKING IBA

(http://ibaworldtour.com/news/247-day-4-at-bahia)
Depois de três etapas do IBA World Tour, o ranking tem novos lideres, com destaque para Guilherme Tâmega e Mike Stewart, este último vem demonstrar que "velhos são os trapos"apesar de ter quase quarenta e seis anos (Nasceu a 17/05/1963), está ai na luta pelo seu 10º titulo mundial.
Mens World Tour
1. Guilherme Tamega
2. Mike Stewart
3. Uri Valadao
4. Paulo Barcellos
5. Lucas Nogueira
6. Ryan Hardy
7. Magno Oliveira
8. Luis Villar
9.Rene Xavier
10.Pierre Luis Costes

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dê-nos conhecimento

Dê-nos conhecimento de situações ou acontecimentos relacionados com o ambiente, mar, Surf, Bodyboard, bem como outros desportos de ondas e temáticas relacionadas.

Email: waveridersacores@gmail.com

NOVIDADES NO WAVE RIDERS AÇORES

O Wave Riders Açores, já tem disponível algumas funcionalidades para si, como a possibilidade de consultar o tempo, fazer pesquisas, conversar no messenger, e ainda uma playlist para ouvir enquanto consulta o WRA.

sábado, 2 de maio de 2009

DIFRACÇÃO DE ONDAS


Difracção é um fenómeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objecto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Difra%C3%A7%C3%A3o)

Quando partes de uma onda são ceifadas pela presença de obstáculos, a sua propagação no meio considerado torna-se bem mais complicada, fugindo ao que o bom senso esperaria. Isto pode ser exemplificado imaginando-se um tanque cheio d'água com ondas planas propagando-se na sua superfície. De início, poderia pensar-se que além do orifício, a onda só se propagaria nos pontos situados entre as extremidades da passagem. Porém, o que realmente acontece é que o orifício funciona como se fosse uma fonte de ondas puntiforme, produzindo ondas circulares (Caso a passagem seja muito grande comparado com o comprimento de onda da onda incidente, apenas nas regiões próximas às bordas é que será notado alguma curvatura nas ondas).
Deste modo, podemos definir como DIFRAÇÃO a curvatura que uma onda faz ao passar por um obstáculo. Esta curvatura pode ocorrer em maior ou em menor grau, dependendo da forma e das dimensões do obstáculo a ser transpassado.
O fenômeno da difração pode ser entendido com base no princípio de Huygens, descoberto em 1678 pelo holandês Christiaan Huygens. O referido princípio considera que cada ponto de uma dada frente de onda age como se fosse uma fonte puntiforme de ondas. A nova frente de onda (num instante posterior), é determinada pela superfície envoltória de todas estas ondículas esféricas emitidas por estas fontes puntiformes que se propagaram durante o intervalo pertinente. (Fonte : http://www.cdcc.sc.usp.br/ondulatoria/difr.html)






sexta-feira, 1 de maio de 2009

Onda da Baía de Santa Cruz em risco de extinção


Foi com alguma tristeza que, ao ver o Açoriano Oriental de 20 de Abril do presente ano, deparei-me com a noticia da requalificação do litoral de Santa Cruz - Lagoa, na ilha de São Miguel. Qual não é o meu espanto, quanto vejo que, na imagem publicada, o dito projecto de requalificação, apresenta um pontão do lado direito da baía, o que provavelmente irá provocar uma difracção da onda. Como praticante de Bodyboard começei a "surfar" naquela onda há 17 anos atrás, tinha na altura 14 anos. Cheguei a ir várias vezes a pé de Ponta Delgada para lá e voltar novamente a pé, depois de algumas surfadas memoráveis com umas boas ondas e uns excelentes tubos.
Já é tempo dos surfistas e bodyboarders Micaelenses se unirem por uma causa comum. Se agirmos a tempo, poderemos salvar esta onda. Não podemos deixar passar esta oportunidade!.
Quanto a requalificação do litoral, acho que é importante que se façam melhoramentos, mas desde que, com o devido enquadramento paisagístico e com os estudos de impacto ambiental necessários, salvaguardando também a possibilidade de abranger o local à pratica de desportos como o Surf e o Bodyboard, desportos esses que são motivo da vinda de muitos turistas aos Açores, trazendo benefícios e implicações para a economia local e regional. É importante que as organizações como a Associação de Surf de São Miguel e a União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores, se organizem e actuem enquanto é tempo.

Um abraço e boas ondas para todos

Rui Cabral