sexta-feira, 1 de maio de 2009

Onda da Baía de Santa Cruz em risco de extinção


Foi com alguma tristeza que, ao ver o Açoriano Oriental de 20 de Abril do presente ano, deparei-me com a noticia da requalificação do litoral de Santa Cruz - Lagoa, na ilha de São Miguel. Qual não é o meu espanto, quanto vejo que, na imagem publicada, o dito projecto de requalificação, apresenta um pontão do lado direito da baía, o que provavelmente irá provocar uma difracção da onda. Como praticante de Bodyboard começei a "surfar" naquela onda há 17 anos atrás, tinha na altura 14 anos. Cheguei a ir várias vezes a pé de Ponta Delgada para lá e voltar novamente a pé, depois de algumas surfadas memoráveis com umas boas ondas e uns excelentes tubos.
Já é tempo dos surfistas e bodyboarders Micaelenses se unirem por uma causa comum. Se agirmos a tempo, poderemos salvar esta onda. Não podemos deixar passar esta oportunidade!.
Quanto a requalificação do litoral, acho que é importante que se façam melhoramentos, mas desde que, com o devido enquadramento paisagístico e com os estudos de impacto ambiental necessários, salvaguardando também a possibilidade de abranger o local à pratica de desportos como o Surf e o Bodyboard, desportos esses que são motivo da vinda de muitos turistas aos Açores, trazendo benefícios e implicações para a economia local e regional. É importante que as organizações como a Associação de Surf de São Miguel e a União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores, se organizem e actuem enquanto é tempo.

Um abraço e boas ondas para todos

Rui Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.