“A agitação marítima de noroeste pode ultrapassar os cinco metros de altura”, informou, em comunicado, João Mendes Cabeças, capitão dos portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, referindo-se às previsões de agravamento do estado do mar nas ilhas Terceira e Graciosa (grupo central).
Também o capitão dos portos de Santa Cruz das Flores e Horta, Rafael Silva, alertou para a possibilidade de agravamento do estado do mar, no grupo ocidental (Flores e Corvo) e nas restantes ilhas do grupo central (Faial, Pico e São Jorge).
“No grupo ocidental (…), a ondulação, de nornoroeste, poderá ultrapassar os quatro metros de altura significativa no final do dia 17 e nas primeiras horas do dia 18”, apontou.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esperam-se na quarta-feira ondas “de dois a três metros, aumentando para três a cinco metros”, em todas as ilhas dos Açores, de noroeste, no grupo ocidental, de norte/noroeste, no grupo central, e de norte, no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).
A previsão do IPMA para quinta-feira aponta para ondas de norte de três a quatro metros, diminuindo para dois, no grupo ocidental, e para ondas de norte de três a cinco metros, diminuindo para dois a três metros, nas restantes ilhas.
Os capitães dos portos de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz das Flores e Horta recomendam a adoção de medidas de precaução à comunidade marítima e à população em geral, como “o reforço das amarrações das embarcações e a sua vigilância, sobretudo nas zonas mais expostas”.
As capitanias aconselham ainda que se evitem “passeios junto da orla costeira, próximo da linha de água, em particular nos molhes, piscinas naturais e zonas balneares”."