terça-feira, 5 de março de 2013

Sabias que as malassadas Havaianas são na verdade malassadas micaelenses?

Fotos - São vários os estabelecimentos no Havai que vendem as "nossas" malassadas e a "nossa" massa sovada

"(...)massa sovada dos Açores é conhecida como sweet bread, a sopa azeda é conhecida como “portuguese soup”, malassada de S. Miguel ficou para sempre a malasada havaiana. As tradições do Espírito Santo continuam vivas (pão, carne e vinho em louvor do Divino) e há em Oahu três “Impérios do Espírito Santo”. Aos emigrantes ficou também a dever-se a arquitectura sólida das casas, então de madeira, pois os nossos lembraram aos naturais a utilização da pedra vulcânica na sua construção, bem como a plantação de flores em redor das mesmas." (Fonte: Governo dos Açores)
Foto via RTP Açores
É com muito regozijo  que se constata que existem inúmeros estabelecimentos comerciais, no Havai, a vender a "nossa" malassada. Pena é que muitos dos surfistas e bodyboarders portugueses do continente, que se deslocam regularmente ao Havai para competir ou simplesmente para apanhar algumas das melhores ondas do planeta, desconhecem a existência da Malassada, da massa sovada e de outras marcas deixadas no Havai pelos açorianos, pelos madeirenses e pelos portugueses.

 Azorean 'Registo', azorean culture exhibit (Hawaii's Plantation Village, Waipahu)



1 comentário:

  1. A comunidade portuguesa descendente de açorianos está muito presente lá no Havai. Lembro-me de ter conhecido uma familia com o apelido Medeiros, que nunca cá tinham estado mas sabiam q os antepassados eram de São Miguel. E a primeira vez que comi malassadas foi no Havai, antes de vir viver p os açores! e confirmo q são mesmo como as q cá se fazem, boas! :)

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.