segunda-feira, 18 de junho de 2012

Açores acolhem World Surfing Games em 2013


A Região Autónoma dos Açores vai acolher, no próximo ano, a realização dos ISA World Surfing Games, prova reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional e considerada as olimpíadas dos desportos de ondas, anunciou, hoje, a Secretária Regional da Economia.
Luisa Schanderl, que falava na apresentação do SATA Airlines Azores Pro, prova do calendário mundial de surf de qualificação, considerou que a realização dos World Surfing Games nos Açores vem “consolidar o investimento que tem sido feito pelo Governo dos Açores nestes desportos, mas também reafirmar a estratégia na promoção do destino criando notoriedade para o arquipélago pela via dos eventos internacionais de referência e, por outro lado na qualificação da nossa oferta com a aposta em produtos diferenciados, de grande mais-valia e com elevada repercussão económica”.

Os World Surfing Games envolvem seleções de mais de três dezenas de países e cerca de 250 atletas a que se juntam os restantes elementos das comitivas.
A Secretária Regional da Economia recordou que “nos últimos anos o Governo Regional tem feito um investimento anual de cerca de 3 Milhões de euros no apoio a diversas iniciativas de promotores privados na realização de provas desportivas, eventos, ações promocionais e outras que têm projetado o nome dos Açores nos quatro cantos do mundo e, ao mesmo tempo e não menos importante, têm servido como importantes motores de dinamização da economia local pelo elevado número de participantes e espectadores que têm trazido à região”.
Assim, referiu, “nos últimos três anos, em média, mais de 650 pessoas estiveram envolvidas nestes eventos dedicados ao surf. O retorno financeiro direto destas provas, que engloba deslocações, estadias e aquisição de serviços como rent-a-car e outros, está avaliado em cerca de 1 Milhão de euros anuais. Mais de 3 Milhões de internautas acedem anualmente ao site e à transmissão live das provas do campeonato do mundo de surf. E o retorno da exposição mediática dos eventos, com as diversas notícias, artigos e programas em televisão, está avaliado em 3,5 Milhões de euros anuais”.
Nesta estratégia insere-se também, revelou, “a campanha a desenvolver em conjunto com a SATA de promoção dos Açores como destino Surf no mercado da costa leste dos Estados Unidos, que engloba diversas ações comerciais e promocionais e que terá início ainda este mês”.
Segundo Luisa Schanderl, “esta é uma aposta no que nos diferencia e qualifica como destino. Um destino que é de natureza, mas também de cultura. Um destino de tradição, história e património, mas sobretudo de mar”.
“O mar dos Açores que, de destino de iatismo, passou, em 10 anos, a ser trabalhado numa multiplicidade de outras vertentes, whalewatching, mergulho com tubarões/jamantas, fotografia subaquática, surf, windsurf, pesca turística, assumindo-se cada vez mais como pilar de sustentabilidade para o Turismo açoriano”, concluiu.

Audio



7 comentários:

  1. E a praia da Ribeira Grande continua com os esgotos a céu aberto, que alguém prometeu remodelar com a 1ª realização do Herédia Islands Pro. 4 anos passados já vamos a caminho dos Arruda Surfing Games, e no entanto a onda (que resta!) de Rabo de Peixe está em extinção eminente com mais uma obra ridícula. Betão, surfcamps, campeonatos, crowd... até à data ainda não vi nenhum retorno para os surfistas locais (que até foram impedidos de entrar na última prova). É tudo para os de fora! Pena o nosso cantinho do céu, que se quer verde e pacífico, se esteja a tornar cinzento e político. Este não acredito que seja o caminho correcto para o turismo/surf/ondas das nossas ilhas. Poderíamos marcar a diferença mas desta forma corremos o perigo de apenas sermos mais uns, iguais aos outros, neste já grande universo do $urf de ma$$a, campeonato$, patrocínio$ e de$envolvimento(?) $em e$crúpulos.
    Boas ondas para todos os que merecem e, como se diz na minha terra, "olho na faca, olho na lapa". Peace

    ResponderEliminar
  2. E já agora o Campeonato do Mundo de Bodyboard tirou o esgoto de Santa Catarina como foi prometido ou continua tudo na mesma?

    ResponderEliminar
  3. Uma moedinha para mim comer18 de junho de 2012 às 21:46

    Pelo menos na foto a Sr.a Secretária Regional da Economia e o Sr. Presidente da Câmara não estão olhar na mesma direcção do Sr. Herédia. Mais o dito cujo até parece que está a esfregar a mãos.

    ResponderEliminar
  4. deviam perguntar a opiniao aos surfistas locais MAS NAO AO SR. DOS ANANASES ,AO SR. KE DEU A CARA PARA O RESORT AO FAMOSO HEREDIA E MTO MENOS AO MERDONÇA. FACAM UMA ENTREVISTA COM O BAD LOCAL DA ZONA E AI VAO VER ESTE PESSOAL TODO DESMASCARADO TEMOS KE EXPULSAR ESTE PESSOAL FORA DA AGUA E FORA DE S.MIGUEL o + rapido possivel

    os acorianos deviam ser todos como o RIGO OU PIOR ( cão DE FILA DE S. MIGUEL )

    NA MADEIRA NAO LHE DERAM HIPOTESE E ELES NAO VOLTARAM + LA E HA + UNS A EXPULSAR

    MIGUEL F.

    ResponderEliminar
  5. For the sake of the truth, @anónimo "E já agora o Campeonato do Mundo de Bodyboard tirou o esgoto de Santa Catarina como foi prometido ou continua tudo na mesma?" Não continua tudo na mesma, não, pode não estar 100% resolvido mas está bem diferente. O campeonato do Mundo em Santa nunca "tirou" ou "deixou de tirar algo do sítio", pois apenas contribuir para retirar, (na sua devida medida) seria o que poderíamos afirmar em relação a isso - ao contrário do que alguns apregoam, são 10 anos de luta que antecedem esse passo "mediático" mas nem todas as batalhas, nem as mais verdadeiras, se revestem de mediatismo ou de atribuição de méritos e personificações egocentradas de "salvadores da pátria". São feitas nos bastidores, onde não há nem reconhecimento nem promoção, nem "retornos materiais". A obra não acabou, mas está a avançar - sim anónimo, neste caso até contribuiu para isso, logo não dês esse exemplo - é ano de eleições por isso lá para Outubro falaremos - mas que fique bem assente que enquanto por aqui andarmos e a nossa palavra for coerente com as acções, as verdades serão ditas quando o tiverem de ser. Um outro ps. não é só por fazermos copy paste da COCOVAMA, que somos parte da COCOVAMA. É muito fácil USAR para DENEGRIR. (mesmo sem terem noção que já estão a denegrir). Boas ondas a todos! Carlos Leal

    ResponderEliminar
  6. "pilar de sustentabilidade para o Turismo açoriano" ?!

    Sustentabilidade - Capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras..

    Enriquecimento ilícito - Acréscimo de bens que, em detrimento de outrem, se verificou no patrimônio de alguém, sem que para isso tenha havido fundamento jurídico..

    ResponderEliminar
  7. Acho importante entenderem que estao a usar o surf a imagem e o nome dos surfistas regionais para fins lucrativos de algumas entidades privadas como a SATA, os BENSAUDE e sua industria hoteleira, empresas privadas ligadas ao turismo, empresas realizadoras de eventos etc..

    Por outras palavras estao a tirar dos comtribuintes do povo para enrriquecer privados.

    Ora que manha e esta? E o SURF AFINAL ?! Uma associcao de surf tem os seus estatutos (regras que cada associação tem a CUMPRIR ),ou de outra forma podera haver argumentos (provas)para um processo juridico, esse pessoal so tem medo de cadastro.. bjinhos

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.