segunda-feira, 7 de maio de 2012

João Macedo apanhou boas ondas em São Miguel

O big wave rider João Macedo, o único português que corre o circuito mundial de ondas grandes, apanhou boas ondas na sua curta estadia em São Miguel. A sua passagem por São Miguel esteve também relacionada com o dossier de Rabo de Peixe, onde a ONG SOS Salvem o Surf esteve reunida e em conversações com o governo regional dos Açores sobre a importância da preservação da onda de Rabo de Peixe.

Foto- João Macedo a facturar um bom tubo, numa onda já conhecida e surfada, há muitos anos, por surfistas e bodyboarders Açorianos. Click de Pedro Quadros


12 comentários:

  1. Ainda bem que o dizes Rui! Porque estes meninos dizem sempre que desbravaram pela 1ºx qualquer onda que surfem nos Açores... quem não se lembra da surf portugal após o mundial do heredia? desbravam o cantinho lololol.. e nem quero referir o resto do texto..

    ResponderEliminar
  2. "Quem não sabe é como quem não vê" , Coloquei a legenda com essa informação porque já estavam a dizer que era um novo spot...efim...Informem-se primeiro com os surfistas e bodyboarders locais mais antigos, antes de se proclamarem de descobridores do que quer que seja!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o percurso normal de um bom destino de ondas tem sempre este tipo de "evolução"...Quando começa a ser desbravado demais começam a surgir situações como acontece em Pipeline ou em muitos outros spots de crowd...E depois os que habitualmente surfam essas ondas, com os amigos, na sua paz de espírito são apelidados de "bad locals". E há inclusivamente sitios em que isso foi defendido logo de inicio...com um pequeno grupo de locais unidos e competitivos que, simplesmente, não deixam ninguem surfar lá!E é engolir e calar...Vamos lá a ver o destino do "nosso cantinho"...:) abraço!

    ResponderEliminar
  4. Andam a chamar a maralha toda, a fazer campeonatos, a pôr videos de tudo quando é onda dos Açores na internet e depois queixam-se?

    ResponderEliminar
  5. O que não se percebe é como dizem que é um novo spot, quando já se surfa lá há muitos anos! É ridiculo, eu também não chego ao continente e vejo uma onda sem ninguem, surfo essa onda e digo que é um novo spot! Chico Espertismo é o que é!

    ResponderEliminar
  6. David - Azores-Surf-Co.com11 de maio de 2012 às 19:06

    Boas antes demais

    Como morador em S.Miguel há já alguns anos e respectivo surfista - se local ou não fica para vossa avaliação individual de cada um pois não nasci nos Açores, mas vivo as ilhas de igual maneira e talvez com um horizonte mais aberto fruto da vida que tenho levado, viajado, etc.

    Não sei se essa legenda que o Rui (salvo erro)da 'Wave Riders Açores' colocou é para enaltecer os feitos locais, se o é ainda bem.
    Se também para tirar alguma aúrea ou o que seja realizado no dito dia da surfada da fotografia fica na consciência de quem a publicou.

    Posso dizer que como regular vigilante na procura de ondas grandes da costa norte durante estes anos que vivo e surfo na ilha nunca vi ninguém surfar a onda do spot nem as vizinhas, tirando Rabo de Peixe, por locais sejam bodyboarders ou surfistas, apenas comentários que já lá esteve alguém - e com isto não quero tirar nem tiro o mérito desses feitos a ninguém -, a última vez que tinha ouvido de alguém que tinha lá surfado foi do Jonathan (surfista inglês que viveu aqui em S.Miguel à 2, 3anos atrás respectivamente, que surfava em Rabo Peixe, surfou na Maia entre outros spots de S.Miguel que habitualmente ninguém surfa porque são demasiados hardcore e fora de mão e moda pra surfar regularmente)

    Já certos locais anónimos (devem ter medo de assinar por baixo os vossos comentários), nunca percebo bem esta mania de fazerem notícias e comentários à conta de outros - engraçado que naquele dia com tanta gente que surfava ali ao lado em Rabo de Peixe - de qualidade duvidosa pois o swell não tinha direcção nem força certa e com maré meia cheia - crowdeado tanto por locais (uns mais anónimos que outros é certo e montes de continentais (de Lisboa da SOS - Salvem O Surf que estavam numa missão por Rabo de Peixe, e do Algarve em reportagem já editada numa revista da especialidade), ninguém se lembrou novamente de ir surfar para o dito spot acima referido que estava clássico e vazio de crowd!... távam a surfar com os amigos locais noutro sítio!!!

    Estranho não é?!

    É o localismo na sua maior razão de ser e explendor, se ali tem gente então deve estar bom, saltemos lá pra dentro pois sempre é mais fácil que entrar e sair por umas pedras ali ao lado...

    Só depois do aparecimento de algumas fotos deste dia é que começaram a comentar comigo, Sérgio Rego (este sim entre outros locais, atirados sejam entre as ondas), entre outros, que ele próprio mais x e y já lá surfaram, mas a mim pessoalmente faz-me confusão terem deixado spots como aquele, será mais fácil apanhar umas ondas com os amigos nos Areais? ou ir dar uma surfada com os amigos também claro mas cheia de adrenalina!!!?

    Eu pessoalmente já tinha lá entrado a braços na companhia de vários locais (Dário Correia, Mimi e Simão) numa sessão mais hardcore e pesada em que infelizmente não apanhei nada pois táva undergunned e no dia da foto e sessão que comento talvez pelas fotos que viram a luz do dia e pela quantidade de gente que esteve na sessão (João 'SOS' Macedo, Diogo Medeiros, Jácome Correia, Dário Correia, João Figueiredo, Manuel 'SOS' Valadas e Duarte Filipe) finalmente e desculpem-me a expressão o spot foi "conquistado" pois foram muitas as ondas apanhadas cheias de adrenalina com o espiríto e a certeza de no fim da sessão ter-se desmestificado uma onda e ganho um novo spot mesmo ali ao lado...

    Quando Rabo de Peixe morrer, se morrer - cheira-me que é esse o destino - vamos ter que emigrar, procurar outro spot ali perto tal como aconteceu quando o molhe matou o A-Frame de Rabo de Peixe e os surfistas tiveram que puxar dos galões pra começar a surfar a esquerda da polícia que sempre existiu mas como havia coisa melhor e de mais fácil acesso ficou para depois, para hoje.

    Espero apenas com isto que se abram mais os horizontes do se pode surfar além do que é comum surfar aqui em S.Miguel e como muito bem um anónimo acima refere é a evolução, afinal estamos no séc. XXI, saiam desses anonimatos e vamos mas é surfar pá...

    Bem hajam e boas ondas

    ResponderEliminar
  7. Boas David, se pretende-se como referiste "tirar alguma aúrea ou o que seja realizado no dito dia da surfada da fotografia" não tinha se quer publicado o excelente momento do João Macedo. O mais importante é por o ponto nos "iis" e referir que os surfistas mais antigos de São Miguel já surfaram aquela onda e são muitos, do pessoal do Bodyboard posso-te voltar a referir que no filme do Ricardo Moura "Picos de Lava" que já tem para mais de 12 anos, já se surfava naquela onda há muitos anos. Bodyboarders como os irmãos e os primos, Sousa Lima, e respectivos amigos (São muitos para estar a nomear todos) eram "clientes" assiduos daquelas ondas. O que é importante e correcto é não dizer que é um spot novo, porque isso, chega até a ser desrespeitoso para com os locais que já surfam aquelas ondas há muitos anos! Inclusivé existem wave riders que tem uma casa com vista priveligiada para a onda! Já agora com um pouco de remada para a direita do pico onde estiveram a surfar não era preciso terem escalado a escarpa, escarpa essa onde já vi a morte há minha frente (mas essa história fica para outros carnavais.
    Fica na paz e continua a apanhar boas e muitas ondas grandes

    Um abraço

    Rui

    ResponderEliminar
  8. Já agora fica com uma foto que tirei desse mesmo spot no dia 3/01/2012
    http://www.waveridersacores.com/2012/01/hoje-de-manha-em-alguns-spots-esteve.html

    Abraço

    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho filmagens também mas não estão editadas!

      Abraço

      Eliminar
    2. Desculpa Dário, mas isso do conquistar fds.... os mouros já la vão!!
      Sou dos Açores, mas actualmente não vivo aí. Já há vários anos (não, não fui o primeiro, nem o segundo) que passo regularmente por essa onda e que a surfei uma data de vezes, com umas secções boas, e outras péssimas. A onda precisa de condições muito especiais para funcionar bem e sim, é bastante perigosa. Se a ia surfar, podendo surfar os areais mais ao lado, de forma mais garantida e segura, ou se a fiquei a surfar mesmo manhosa e a sair com vários cortes da água, foram decisões que me apeteceram tomar na altura.. Ninguém é melhor ou pior por a surfar ou não. E sabes que mais? Quando voltar a S.Miguel duvido que a surfe.. é uma onda mais hardcore e nesta fase da minha vida (não sou pago para aparecer com 1 autocolante em fotos e videos) dúvido que a volta a surfar a essa e a tantas outras ondas que ha em smiguel.. manhosas.. e perigosas.

      Eliminar
  9. Esses "moradores" de São Miguel que se dizem locais e que trazem cá os amigos dando-lhes palmadinhas nas costas e dizendo "isto aqui é na boa" é só rapazes...Vocês vão começar a ter bom tratamento mas é dentro de água...E o surf resort do herédia e os vossos grupinhos de Hispano-Azoricos idem aspas...Vá começar a levar tudo fogo!E é calados!Daqui pra fora estrangeiros!Vocês são como as conteiras- espécies invasoras!

    ResponderEliminar
  10. As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

    O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.