sexta-feira, 18 de maio de 2012

História do surf na ilha de São Miguel com...Guy Costa

Guy Costa foi também um dos pioneiros do surf em São Miguel, fica com a entrevista que lhe fizemos

"Houve uma altura que corríamos a ilha, na carrinha da Espelhadora, sempre na tentativa de descobrir locais novos." Guy Costa

Foto: Guy Costa no ano de 1988


1  1-  Em que ano começaste a fazer surf? Tinhas que idade?
Comecei em 1980, tinha 16 anos.
2-  Quem já fazia surf na altura?
 Ninguém fazia surf, vimos uma vez uns estrangeiros no Pópulo e tinha também visto surf na Praia da Vitória. No cine vitória passou um filme sobre surf, Os 3 Amigos, e com o João Garoupa, colega do liceu construímos uma prancha de madeira na minha garagem, mais tarde construímos outra mais aperfeiçoada também em contraplacado e madeira, como não havia wax usávamos areia sobre a tinta fresca que ficava tipo lixa, mais tarde comprei uma Lipstiks com um "fin GordonSmith" http://static.ak.fbcdn.net/images/blank.gif.

Guy na saudosa onda de Rabo de Peixe


3- Que locais costumavas a surfar em São Miguel e com quem?
A inevitável praia do Pópulo, Ribeira Grande, Areais (Pico da ganza), Rabo de Peixe, Sta. Cruz da Lagoa eram os mais usuais. Também se surfava Sta. Iria, Calhetas Rabo de Peixe, Mosteiros, Agua d'Alto, em 1985 Baixio da Vila Franca, a Onda do Castelo em frente á praia do Corpo Santo, Ponta de São Pedro, Ribeira Quente, Fomos também experimentar a Praia da Amora e também o Lombo Gordo com o Luís Ferreira (o primeiro Shaper de São Miguel) foi ele também que trouxe creio que a primeira prancha de fibra para cá. A propósito de pranchas o Francisco Melo depois da experiencia com o Ferreira construiu uma serie de pranchas. Apesar do Foam ser de fraca qualidade ainda fez umas quantas.Com quem? Com o João Garoupa, Ferreira, Chico Melo, Bruninho, Vítor da Espelhadora, Sagão, Armindo, Marco Sousa, Miguel Read, Luis Português, Os Valdemares, Pedro Sayonara, O Pedro Violante e o irmão Manuel, sei lá mais quem.
Guy no baixio da Vila em 1986

4 4- Descobriste algum local onde, até então, nunca se tinha feito surf em São Miguel? Qual?
Descobrir é sempre relativo mas, As ondas de Vila Franca como fui morar para lá em 1985 talvez as tenha descoberto. Houve uma altura que corríamos a ilha, na carrinha da Espelhadora, sempre na tentativa de descobrir locais novos.
5 5-  Qual a tua onda favorita em São Miguel?
A favorita é a onda do Baixio da Vila e Santa Iria e também a Esquerda do Pópulo, Ribeira Grande a direita ao pé das piscinas.
6 6- Como vês o surf na ilha hoje em dia?
Ainda tenho 2 pranchas e vou água sempre que posso no Baixio da Vila. Perdi o contacto com a realidade do Surf na Ilha pelo que não tenho opinião formada.
7 7-  Queres partilhar alguma história ou episódio engraçado que tenhas vivido numa surfada?
 Ui, são tantas. Por exemplo o Luís Português era muito arrojado em Rabo de Peixe até arrepiava vê-lo Surfar a esquerda, um dia no Pópulo tava gigantesco e só o Marco Sousa é que conseguiu passar a rebentação e surfar uma onda nesse dia, uma vez com os Valdemares apanhei uma onda na Ribeira Grande de um lado ao outro da praia, das casas até aos moinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.