terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Surf trip a São Miguel e São Jorge

Notícia do Jornal A União

"Está dividida entre as ilhas São Miguel e São Jorge, com partida de Lisboa, e tem como objectivo aliar a prática do surf à componente turística e cultural nos Açores.
Trata-se da terceira edição da Summer Surftrip 2012, organizada pela Time to Surf Portugal, e decorrerá de 25 de Agosto a 1 de Setembro, na Ribeira Grande, e de 1 a 9 de Setembro na Fajã de Santo Cristo.
À semelhança dos anos anteriores, a Ribeira Grande, em São Miguel, e a Fajã de Santo Cristo, em São Jorge, são os spots escolhidos para acolher a terceira edição do Summer Surftrip 2012, uma iniciativa organizada pela Time to Surf Portugal.
Os primeiros eventos decorreram no ano de 2010, por duas vezes, e em 2011, na época do Verão, colocando assim as ondas da região na lista de localidades com cenário propicio a acolher praticantes de surf a qualquer nível.
Em declarações ao nosso jornal, Gonçalo Cintra, responsável pela Time to Surf Portugal, sedeada na Ericeira, revela que o trabalho desta escola de surf está orientado para públicos que, naturalmente, possuem pouca experiência na prática da modalidade.
“Recomendamos um mínimo de experiência para poder usufruir das ondas. Mas damos a possibilidade de todos os nossos alunos e outros interessados praticarem surf independentemente do seu nível de conhecimentos, em tempo de férias, aliando a vertente desportiva à histórica e cultural”, diz.
Questionado sobre a escolha das ilhas, Gonçalo Cintra explica que, por tratar-se de principiantes de surf, a Terceira e a sua famosa onda de Santa Catarina, por exemplo, não convém ser um dos spots integrados no programa. Além disso, a iniciativa decorre nos meses de Verão e, quanto sei, as ondas ali predominam no Inverno”, justifica adiantando o interesse futuro na realização de um evento adequado ao tempo e ao espaço. “A Terceira é um destino a considerar”, salienta.
Assim, a partir de Lisboa, entre 25 de Agosto e 1 de Setembro de 2012, a viagem programada tem como destino a ilha de São Miguel, seguindo-se São Jorge de 1 a 9 de Setembro, estimando-se 15 o máximo de participantes.
“Estamos preparados para levar connosco um número mais elevado de pessoas, mas para melhor organização e conciliação de interesses de cada um dos participantes, procuramos não exceder 15”, explica.
ENTRE 890 E 1390 EUROS
Entretanto, o preçário de participação no Summer Surftrip 2012 situa-se entre 890 e 1390 euros, por pessoa, sendo que o primeiro valor corresponde a uma semana e o segundo a duas semanas de estadia, conforme o interesse dos participantes nos locais a visitar.

“Podem optar por fazer apenas uma das partes, ou aproveitar duas semanas de férias. Porém a nossa recomendação é de fazer as viagens em conjunto”, avança Gonçalo Cintra.
Os números totais de pagamento incluem a deslocação a partir de Lisboa até aos Açores, alojamento por sete noites em quarto duplo, sete dias surfcoaching, transferes surf, refeições excepto o jantar, vídeo da surftrip e seguro desportivo.
“As passagens aéreas poderiam ser mais acessíveis e a oferta podia ser mais competitiva”, considera o responsável pela Time to Surf Portugal em relação ao preço actual praticado pela companhia aérea açoriana SATA.
“No caso do alojamento deveria haver meio-termo. Ou são locais com poucas condições ou muito dispendiosos. Falta aquele hotel de três estrelas, aberto a parcerias, para que façamos bons pacotes”, diz.
ATÉ 30 DE JUNHO

As inscrições estão abertas até 30 de Junho de 2012 e todas as questões podem ser colocadas através do email timetosurf.pt@gmail.com.
A Time to Surf Portugal define-se como uma escola de surf, que passará brevemente ao estatuto de clube desportivo, direccionada para os (futuros) praticantes da modalidade, com abrangência a todos os níveis de desenvolvimento da prática.
As suas aulas de surf são realizadas nas zonas da Costa de Caparica e Ericeira. "

Sónia Bettencourt sonia@uniao.com

4 comentários:

  1. Somos um destino de luxo! Quase 3 ordenados minimos para vir este "campo de férias" chamado de surf trip... So querem é guita à nossa pala todosssssssss!! Fora dos Açores!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso a minha viagem à Indonésia à 2 anos foi mais ou menos esse preço... :s. Mas prontes as nossas ondas, consistência e calor é quase igual à indonésia...

    ResponderEliminar
  3. Em 2004, tinha 18 anos, fiz a minha primeira viagem aos Acores... lembro-me que tinha "apenas" 600 euros, fruto de um verao inteiro a trabalhar. Ia ficar 2 meses. Nao sabia onde eram as ondas, como me deslocar nas ilhas e entre elas, mas uma coisa sabia tinha: vontade de conhecer e explorar. Foi em 2004 que me apaixonei pelo Acores, a partir desse ano voltei sempre que pude. Fiz amigos, conheci pessoas e achei (acho!) que aquele sitio era o local mais bonito do planeta. Em 2 meses gastei 550 euros, viagem por todas as ilhas, acampei, dormi em casa de pessoas que fui conhecendo, pousadas, etc., em dois meses pude provar os Acores, o povo mais hospitaleiro que ja alguma vez conheci, o peixe mais fresco que ja provei:) Algumas das melhores ondas que ja surfei. Gastei 850 euros e fiz amigos. Ainda hoje, mesmo vivendo do outro lado do mundo, guardo os Acores no coracao e espero poder voltar um dia. Lembro-me de pensar que todos os "gestores do territorio" do continente deviam ir aos Acores aprender. Que sitio lindo e organizado! Tive medo que algum dia a especulacao imobiliaria chegasse... chegou, mas nunca pensei que fosse conduzida por surfistas. Traidores! Abraco a todos os corredores de Vagas do Acores!

    P.S.: e ja agora, para todos os interessados na "summer surf trip 2012" (UAU!!) deixem-se de "excursoes" e aprendam a viajar sozinhos,vivam com o povo, a terra...respeitem, facam amigos, apanhem sustos, apreciam a comida, atirem-se, riam e chorem. Excursoes sao para velhos!
    Joao

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.