sexta-feira, 27 de maio de 2011

Usufrui do mar com uma HANDPLANE

Neste vídeo podemos ver alguns dos melhores bodyboarders, como os campeões mundiais Jeff Hubbard e Mike Stewart,  entre outros atletas, a usufruir do prazer de surfar ondas com uma handplane

quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Coriscas" estas longboarders Girls!

Adiada a 3.ª etapa do Circuito CNPDL 2011

Dado que a 3ª etapa do circuito CNPDL 2011 coincide com o fim-de-semana festivo do Santo Cristo, alguns atletas nao poderão participar nesta prova por motivos profissionais, assim a organização decidiu adiar a prova para os dias 18 e 19 de Junho.


ABRAÇO E BOAS ONDAS.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Orca dá à costa na Ribeira Quente




Foi esta sexta-feira encontrada sem vida, no mar da Ribeira Quente, uma orca com cerca de 6,5 metros e 3 toneladas, revela nota da Câmara Municipal.
O mamífero foi recolhido por um barco de boca aberta e trazido para o Porto de Abrigo.
A Direcção Regional do Ambiente, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, Policia Marítima e Universidade dos Açores foram chamados ao local, tendo os investigadores da Universidade dos Açores recolhido amostras para análise.
Posteriormente, o animal foi transportado para uns terrenos da Direcção Regional do Ambiente para ser enterrado.
As causas do acidente ainda não são conhecidas, no entanto há quem diga ser cada vez mais frequente avistar este tipo de mamífero ao largo da ilha de São Miguel.
Ana Carvalho Melo

Fonte: www.acorianooriental.pt/noticias/view/216069

Nível do mar deverá registar subida de cerca de um metro em 2100

Notícia do Açoriano Oriental online

O nível da água do mar deverá registar uma subida de cerca de um metro em 2100 face ao ano 2000 como consequência do aquecimento global, indica um estudo do Governo australiano divulgado esta segunda-feira.
“A estimativa plausível da subida do nível da água do mar em 2100, em comparação com a registada em 2000, é de 0,5 a um metro”, indica o estudo intitulado “A década crítica” da Comissão das Alterações Climáticas do governo australiano.

domingo, 22 de maio de 2011

Vídeo profile do Luís "Miguili" Furtado - Muito Bom

Para quem não conhece, o Luís Furtado é um talentoso Bodyboarder Açoreano, mais precisamente de São Miguel, que pertence a uma geração, que teve a sorte de desenvolver o seu surf nos tubos da antiga onda, de classe mundial, de Rabo de Peixe.

Projecto "Hand Plane" - por Alexandre Pereira

Imagens do projecto do hand plane do meu amigo Alexandre Pereira. Já se desceram umas ondas no pópulo com esta prancha de mão, com sucesso. Penso que falta testar em situações mais extremas, tipo uns insides de areais..
.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Surfrider Foundation Azores - Defende onda de Rabo de Peixe

Notícia Surf Total

O núcleo dos Açores procura, neste momento, garantir a salvaguarda do point break de Rabo de Peixe.
A Surfrider Foundation Europe, através da sua representação nos Açores, enviou uma carta ao Governo Regional dos Açores a realçar a importância de todas as associações de surf, interessadas na defesa da onda de Rabo de Peixe, poderem ter a oportunidade de observar a simulação em modelo físico do projecto de ampliação do porto de pescas daquela vila.

Ranking do circuito do Clube Naval de Ponta Delgada

Após a realização de 2 etapas o ranking do circuito de Bodyboard e Surf do Clube Naval de Ponta Delgada é o seguinte:

terça-feira, 17 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Arica Chilean Challenge

Depois de uma etapa fantasma do circuito mundial de bodyboard, os top bodyboarders seguem para o Chile. Avaliando as últimas etapas realizadas em Arica, pode-se afirmar que esta é sem sombra de dúvida,  a etapa que melhor mostra a verdadeira espectacularidade do bodyboard mundial. Apresentando direitas e esquerdas tubulares com um power inconfundível,  permitindo um show colossal dos melhores Bodyboarders mundiais.
The Arican Chilean Challenge 2011 (spanish subtitles) from IBA on Vimeo.

domingo, 15 de maio de 2011

Perspectiva "ajardinada" dos areais de Santa Bárbara

Numa região que cada vez mais depende do turismo, o ordenamento e valorização das nossas zonas costeiras é um factor primordial. Na foto temos um bom exemplo de um espaço costeiro ajardinado.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nota informativa

Por motivos alheios aos autores e contribuidores do Wave Riders Açores, durante as últimas 24 horas não foi possivel aceder ao Blogger ou blogs com domínio Blogspot. Para além disso, foram removidos os post que tinham sido publicados no dia 12.05.2011 e respectivos comentários, pelos administradores do Blogger ou Blogspot, segundo referiram por problemas técnicos.
O Wave Riders Açores desde já lamenta esta situação, tendo em conta que alguns leitores já tinham deixado os seus comentários e contributos nos referidos post.

Resposta dada pela Blogger Team

Comunicado da USBA

Comunicado
No passado dia 10 de Maio, a direcção da USBA – União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores participou, a convite do Governo Regional dos Açores, Subsecretaria Regional das Pescas, na visita da comitiva regional ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para análise dos ensaios em modelo físico do projecto de ampliação do porto de pescas de Rabo de Peixe.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SOS RABO DE PEIXE - As belezas naturais dos Açores cada vez mais "betonizadas"

 -

SOS RABO DE PEIXE - Porto com luz verde - Os Açores cada vez mais descaracterizados com a "força" e lobby do betão


Governo Regional estima que empreitada, orçada em cerca de doze milhões de euros, será lançada até ao final da legislatura. Ontem, o projecto “passou” nos testes efectuados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.


A pergunta que se impõe: Este porto vai servir a real necessidade dos pescadores? ou vamos gastar 12 milhões de euros, em tempo de uma crise financeira e económica gravissima, para nos próximos invernos ouvirmos os pescadores a dizer, como acontece actualmente, que o porto não satisfaz as suas necessidades!
Uma coisa é certa, alguns senhores feudais da costa norte da ilha de São Miguel já vão ter lugar garantido para a colocação das suas lanchas e iates, mas isso é melhor dizer em voz baixa!

Para compensar os danos causados na melhor onda dos Açores, o Governo Regional, poderia criar um recife artificial que produzisse ondas de excelência.
O recife artificial poderia ter esta configuração, semelhante à famosa onda de Teahupoo no Tahiti

"Sempre que um homem sonha o mundo pula e avança" António Gedeão

Longboard Skate

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Linha de Onda - Programa de Desportos de ondas da Antena 3 Açores

Todas as sextas feiras às 19h em 87.7 ou (aqui)
Foto: Carolina Aragão, Jácome Correia e  Duarte Correia (convidados do último programa) e Pedro Arruda
video

Sunny Garcia proibido de entrar na Austrália


"Na sequência das cenas de violência que envolveram Sunny e Jeremy Flores durante o Breaka Burleigh Pro, o surfista foi proibido de entrar na Austrália.
A polícia australiana emitiu um mandado que afirma que se o surfista de 41 anos, Sunny Garcia voltasse à Austrália, seria preso. Tudo por causa dos incidentes que envolveram Sunny, Jeremy Flores e o local Adam Clarke.
Foi durante o Breaka Burleigh Pro que num freesurf, o filho de Sunny Garcia se envolveu em confrontos com o surfista local Adam Clarke. Rapidamente Sunny foi defender o seu filho e Flores, amigo da família, foi defender os dois. Depois disso, uma câmara filmou o ocorrido: Sunny e Flores envolvem-se numa cena de violência com o surfista local, Sunny agarra-o pelo pescoço e agride-o com violentos murros mesmo debaixo de água. Não contente com isso, Sunny sai da água e agride também um camaraman que filmava o acontecimento.
Depois de muita polémica o tempo passou e chegou mesmo a pensar-se que o assunto estava esquecido. No entanto, no dia de ontem a polícia australiana confirmou que foi emitido um mandado judicial que proíbe Sunny de regressar à Austrália. Depois de muita análise das filmagens, a polícia considerou Sunny culpado.
Segundo o advogado de Clarke, este até pensou retirar a queixa, no entanto, as agressões foram fortes e precisou de tratamento hospitalar. O advogado do surfista local deixou também um conselho a Sunny, que este deveria arranjar um advogado e limpar o seu nome na Austrália.
Hoje, o advogado de Sunny Garcia, Chris Nyst já veio afirmar que Sunny está disposto a colaborar com a polícia e que vai regressar à Austrália para limpar o seu nome. Afirma-se como inocente no caso e diz que apenas foi defender o seu filho, como bom pai que é.
Sunny está neste momento no Hawaii mas tenciona regressar à Austrália em breve para resolver tudo isto. Mais desenvolvimentos em breve, fica atento!"
Notícia e texto original - Surf Total

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Curiosidades Históricas - O "Surf" em 1934 nas Sete Cidades

Muito antes do surf ter chegado aos Açores, já se "surfava" as calmas águas das lagoas das Sete Cidades.  Na foto podemos ver Mariano da Cunha Álvares Cabral ( meu tio avô) a "Surfar" com uma espécie de paipo (prancha de madeira que os nativos havaianos usavam) na lagoa das Sete Cidades, puxado por um barco, que tinha um motor de 4 cilindros, pertencente a um antigo carro do meu bisavô, Jacinto da Cunha Álvares Cabral, que está na foto a conduzir o barco.
Foto ampliada e a pequena foto original ao lado de uma moeda de 5 cêntimos

domingo, 1 de maio de 2011

Tom Curren

SurfboardLine.com | Featured Pro | Tom Curren from Arico Productions on Vimeo.

Para mim o mestre do estilo no surf!
Ele não vive só do surf... Além de guitarra Tom toca bateria.
Fiquem aqui com um pequeno vídeo dele a tocar e a falar de algumas pranchas.
Boas ondas!

Hoje fazemos anos!

Tudo começou com esta notícia do Jornal. Em traços gerais o Wave Riders Açores nasceu de uma conversa de amigos no café mais antigo da cidade de Ponta Delgada, o histórico, Café Royal, sendo que depois ficou a "levedar" e a amadurecer durante anos numa gaveta.
Contudo este projecto só é possível com o valioso contributo, voluntário, do; Carlos Duarte que com as suas sempre oportunas e excelentes fotos, tem dado cor, luz e um dinamismo ímpar a este espaço, permitindo que muitos Wave Riders Açorianos e não só, possam evoluir através do fantástico feedback que obtém das suas fotos. O contributo do Carlos Leal, que apesar de ainda não nos ter presenteado com um post, vem muitas vezes, aqui, deixar os seus comentários, sendo um dos Wave Riders que tem dado um contributo colossal para o desenvolvimento dos desportos de ondas nos Açores e mais especificamente no caso da ilha Terceira e em particular no dossier de Santa Catarina.
Agradecer ao Dário Faustino pelos seus sempre actualizados posts com vídeos e fotos da sua GO PRO e ao João Alves, também pelos seus post e comentários sempre atentos. E por fim, e com igual importância, a todos aqueles que passam regularmente pelo Wave Riders Açores e deixam os seus contributos positivos, através de notícias e comentários.