sábado, 30 de abril de 2011

Má onda- esta zona da Praia das Milícias está a merecer um novo look!

Foto: detritos resultantes de obras e um cano muito pouco estético numa praia de bandeira Azul
Nota - Esta notícia foi enviada por email para a Câmara Municipal de Ponta  Delgada

sexta-feira, 29 de abril de 2011

2ª ETAPA DO CIRCUITO CNPDL ADIADA PELAS CONDIÇÕES DE MAR


A 2ª etapa do Circuito CNPDL foi cancelada no passado fim-de-semana por causa das condições de mar.
Ondas a rondar os 2 metros, closeouts e fortes agueiros fizeram com que a organização tomasse a decisão de adiar a prova, assim a 2ª etapa vai realizar-se nos dias 14 e 15 de Maio, na Praia do Monte Verde.
As inscrições continuam abertas até ao dia 13 de Maio até às 20.00 hs.
Para partecipar nas provas do Clube Naval de Ponta Delgada todos os atletas terão de estar federados na FPS.
Aos atletas que não possam ou não queiram partecipar nesta data contactem o 964845255 afim de ser devolvido o dinheiro da inscrição, não se esqueçam de trazer o recibo de pagamento.
Todas as etapas terão troféus, mas os prémios só serão entregues no final do circuito para os quatro melhores classificados de cada divisão.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Atleta do Clube Naval de Ponta Delgada, Rigoberto Borges, convidado para participar no campeonato nacional de surf


"Rigo" a destruir mais um lip com o seu característico power surf

O atleta do Clube Naval de Ponta Delgada, Rigoberto Borges foi convidado pela Associação Nacional de Surfistas para participar na 1ª etapa da Liga Pro surf que se realiza nos dias 30 de Abril e 1 de Maio de 2011 na Praia Internacional, no Porto.
Neste circuito apenas entram os 48 melhores surfistas masculinos da Liga em 2010, os 4 primeiros surfistas do Projunior 2010 masculino, os 8 primeiros classificados da Taça de Portugal 2010 e 4 wildcards.
Rigo vai participar nesta prova na condição de wildcard, sendo um dos 4 convidados pela organização.
O seu objectivo neste campeonato é passar um heat, segundo as palavras do surfista Açoriano, já que é a primeira vez que vai competir ao continente e tem a noção do elevado nível de surf que se está praticando actualmente nas águas lusas.
Esperemos que Rigoberto cumpra o seu objectivo e desejamos-lhe boa sorte para este evento.
Clube Naval de Ponta Delgada
 
O Wave Riders Açores deseja desde já ao Rigo, a maior sorte nesta etapa do campeonato nacional.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Época balnear pode ser todo o ano com áreas para desportos de ondas


"Regional
2011-04-25 13:50
O Parlamento açoriano aprovou este mês um diploma prevendo que os planos de ordenamento aplicáveis à zona costeira definam as áreas reservadas “à prática de desportos de ondas e de windsurf” para lazer, sendo que, nessas áreas, a prática daqueles desportos “tem precedência sobre todos os usos, incluindo o uso balnear”.
Questionado sobre esta disposição, inédita na Região, o vice presidente da USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), considera-a reveladora de que se está “ a dar mais alguma importância a esse tipo de desportos”. E vai permitir, acrescenta Filipe Mendonça, que os praticantes e as suas organizações possam, em conjunto com os municípios ou entidades governamentais, implementar planos que estabeleçam zonas delimitadas, por exemplo, para a prática de surf. Até porque, acrescenta, “toda a gente consegue perceber que uma zona que está boa para surf não está boa para banhos...”
Leia esta notícia na íntegra na edição impressa desta segunda-feira, dia 25 de Abril de 2011, do Açoriano Oriental"
Olímpia Granada

Fonte e texto original : Açoriano Oriental

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sunset hoje, na costa sul de São Miguel

"Por isso é que eu sou das ilhas de bruma
 Onde as gaivotas vão beijar a terra (...)"
      Manuel Medeiros Ferreira - Ilhas de Bruma

Tiago Pires já está no round 4 do Bells Beach Pro

Tiago Pires vai defrontar agora o sul africano Jordy Smith e o aussie Chris Davidson

RIP CURL PRO BELLS BEACH ROUND 4:
Heat 1: Owen Wright (AUS), Adriano de Souza (BRA), Joel Parkinson (AUS)
Heat 2: Bede Durbidge (AUS), C.J. Hobgood (USA), Kelly Slater (USA)
Heat 3: Jordy Smith (ZAF), Chris Davidson (AUS), Tiago Pires (PRT)
Heat 4: Michel Bourez (PYF), Jadson Andre (BRA), Mick Fanning (AUS

Taylor Knox Vs Tiago Pires

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Zonas Balneares dos Açores


o DLR foi aprovado quinta no parlamento, agora é só esperar pela publicação
Duas notas MUITO importantes:
Dispõe também que os planos de ordenamento aplicáveis à zona costeira definam as áreas reservadas “à prática de desportos de ondas e de windsurf”, sendo que, nessas áreas, a prática daqueles desportos “tem precedência sobre todos os usos, incluindo o uso balnear”.
e
Por sua vez, a duração da época balnear para cada água balnear é definida “em função dos períodos em que se prevê uma grande afluência de banhistas, tendo em conta as condições climatéricas e as características geofísicas de cada zona ou local, e os interesses sociais ou ambientais próprios da localização”.
Conforme estipula o diploma, a época balnear para cada água é fixada por portaria governamental, sendo que, na ausência dessa definição, a época balnear decorrerá entre 1 de Junho e 30 de Setembro de cada ano.
e perdoem-me a imodéstia, mas este diploma é uma conquista, também, da comunidade de praticantes de surf e bodyboard e das suas associações.
Notícia enviada por Pedro Arruda

Curso de Nadador Salvador em Maio no complexo de piscinas da Lagoa

"Escrito por Redacção
Quarta, 20 Abril 2011 10:36
O Complexo de Piscinas da Lagoa abre este ano mais cedo para a edição 2011 do Curso de Nadadores Salvadores. Trata-se de um curso que terá o seu início a 3 de Maio, marcando a abertura antecipada desta estrutura que, tradicionalmente, abre portas em Junho, e que resulta de uma iniciativa promovida pelo Instituto de Socorros a Náufragos, Capitania do Porto de Ponta Delgada e Associação de Nadadores Salvadores dos Açores, contando com o alto patrocínio da Empresa Municipal da Lagoa, que disponibiliza as infra-estruturas necessárias para a leccionação este curso.
Os trabalhos relacionados com o curso, cuja inscrição poderá ser formalizada junto da Capitania do porto de Ponta Delgada, decorrerão em regime pós-laboral, contando com sessões teóricas e práticas, prevendo-se o seu "terminus" para 5 de Junho com a realização das provas finais.
A realização deste evento representa o início de parcerias estabelecidas entre a EML e diversas entidades, com o principal objectivo principal de dinamizar as infra-estruturas municipais, acolhendo iniciativas de cariz desportivo, formativo e/ou recreativo.
O Complexo de Piscinas, sob gestão da EML, constitui-se como uma área balnear de excelência, registando um volume de acessos na ordem das 35.000 entradas de Junho a Setembro.
Através do Serviço de Desporto da EML prevê-se a realização de diversas iniciativas desportivas na piscina de 25 m durante o mês de Maio procurando dinamizar Escolas, Associações, Clubes e população em geral em torno da prática da Natação."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brilhante performance dos surfistas do Clube Naval de Ponta Delgada, Jácome Correia e Diogo Medeiros



Os atletas Jácome Correia e Diogo Medeiros do Clube Naval de Ponta Delgada participaram na 2ª etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças que se realizou nos dias 16, 17 e 18 de Abril na praia da Lagoa de Albufeira no concelho de Sesimbra.
A organização da prova escolheu estas datas a fim de aproveitar um canal que os serviços camarários iriam abrir entre a lagoa e o mar, a ideia era aproveitar o movimento de areias que esse canal iria fazer com o intuito de criar um banco de areia perfeito, a experiência não correu da maneira que a organização tinha previsto, já que as ondas acabaram por quebrar muito rápidas e bem perto da areia, mas valeu a intenção. O Sol brilhou, as ondas estiveram com meio metro e o vento rodando entre o quadrante Sul e Este.
Jácome Correia acabou a prova em 3º lugar no escalão sub-14 entre 36 atletas.
Diogo Medeiros ficou em 5º lugar no escalão sub-18 entre 14 atletas.
A prova esteve muito renhida até às finais e os surfistas Açorianos demonstraram muita experiência competitiva e nível de surf.
A próxima etapa será realizada na Praia da Barra em Aveiro de 10 a 12 de Junho.

2.ª Estapa do Circuito do Clube Naval de Ponta Delgada


As inscrições já estão abertas para a 2ª etapa do circuito CNPDL.
Para participar nas provas do Clube Naval de Ponta Delgada é obrigatório o atleta estar federado.
As inscrições fecham dia 21 ás 13.00 na secretaria do Clube Naval de Ponta Delgada.
A secção de surf do CNPDL deseja a todos aos participantes boa sorte e boas ondas.

The Box Pro - Final Day

Ryan Hardy venceu o The Box Pro



Ranking do Circuito Mundial após o The Box Pro

terça-feira, 19 de abril de 2011

sábado, 16 de abril de 2011

Histórias da cultura do Surf - Localismo- O lado menos "zen" dos desportos de ondas

O localismo sempre esteve muito presente na cultura dos desportos de ondas, com maior incidência em determinados "spots" que são mundialmente famosos, como em alguns picos do Havai. Depois de vermos estes dois vídeos, ficamos com a certeza de que, os grandes Wave Riders, são aqueles que se distinguem pelas suas performances, mas sobretudo e principalmente, pela sua postura e conduta dentro e fora de água.

Fonte: Surfbox

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Surf Music - Link Wray - Ace of Spades

É impossível ouvir estes sons e não os associar, rapidamente, ao surf. As imagens que vêm logo à cabeça, são de wave riders com brilhantina no cabelo (mesmo dentro de água), calções retro (anos 60), longboards e guns a descerem montanhas de água com "avalanches" atrás, isso tudo com imagens a preto e branco ou com cores muito pouco definidas e desfocadas. 

terça-feira, 12 de abril de 2011

1ª ETAPA CIRCUITO CNPDL DESTACA-SE PELO ELEVADO NÍVEL POR PARTE DOS ATLETAS

Foto de Carlos Duarte
A primeira etapa do Circuito CNPDL arrancou este fim-de-semana passado, na praia do MonteVerde, concelho da Ribeira Grande.
O mar colaborou bastante durante toda a prova, rondando o meio metro com vento off-shore durante a manhã e side durante a tarde.
A prova contou com 22 inscritos divididos pelas divisões de Surf Open, Bodyboard Open e Bodyboard Feminino.
De destacar o elevado nível nas finais de Surf e Bodyboard Open, no Bodyboard Feminino as atletas mostraram muita atitude e flow, ficando as pontuações muito equilibradas na final.
A próxima etapa é já no dia 23 e 24 de Abril na praia do Monte Verde.
 
Notícia enviada por Ricardo Ribeiro
RANKING APÓS 1ª ETAPA CIRCIUTO CNPDL

sábado, 9 de abril de 2011

3.º Report - Longboard Skate de 60" - Rodas Orangatang 75 mm

Depois de algum tempo à espera das rodas para o Longboard Skate de 60", optei por encomendar, na opinião de alguns especialistas, umas das melhores rodas para este tipo de skate, as rodas Orangatang. Encomendei-as numa loja de Setubal a Classics Rad Shop e, em menos de uma semana já cá estavam.  Agora é só montar tudo e pôr este 60" polegadas a "surfar" algumas "ladeiras" da ilha.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

1ª ETAPA CNPDL MUDA DE SPOT


A 1ª etapa do Circuito CNPDL que estava agendada para a praia das Milícias vai ser transferida para a praia do Monte Verde na Ribeira Grande, a data e a hora mantêm-se: dia 9 e 10 de Abril com início às 09.30 hs.
O campeonato finalizará no dia 9 se todos os heats forem realizados nesse mesmo dia, ficando o dia 10 como dia de reserva.
Pede-se a todos os atletas que sejam pontuais para que a prova inicie à hora prevista.
A Clube Naval de Ponta Delgada deseja a todos os atletas uma boa prova e boas ondas.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reef artificial de 3,2 milhões de libras, na Inglaterra, é um fiasco e constitui perigo para surfistas.

"Bournemouth Borough Council this week put up signs advising people not to use the reef after it found the shape of the reef had changed.
Britain's artificial surf reef, the first of its kind in Europe, has been closed and deemed unsafe. The project has been harshly criticized since opening in 2009 off Bournemouth Beach in Dorset. A recent routine inspection found that “substantial changes” to its shape could produce hazardous undercurrents. The reef is made of 55 submerged, sand-filled bags, which are believed to have been displaced and need to be repositioned. It is being speculated that local officials fear that due to the displacement, surfers could risk drowning by being sucked down into gaps that have appeared in the structure as a result of the change."  mais informação aqui.
Fonte: Surfrider Foundation

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tomar café com a USBA - no bar Tuká-Tulá

Inserido no Programa da PRIMARTE, esta sexta-feira, dia 1 de Abril (sem ser peta!), pelas 20:30, a USBA irá falar de Surf e do seu potencial numa estratégia de desenvolvimento sustentado e de preservação ambiental nos Açores. Todos os interessados são convidados a participar. No Bar Tuka-Tulá.
Para uns é apenas um gozo, para outros uma filosofia, para muitos é um desporto, para outros é todo um modo de vida. Nascido à centenas de anos nas ilhas do Pacífico o Surf, em todas as suas modalidades, é hoje um fenómeno global, praticado em inúmeros países, por pessoas de todas as idades. E é, também, um negócio multimilionário, que tem servido de âncora ao desenvolvimento económico de muitas comunidades. Nos Açores apanhamos ainda as primeiras ondas nesta vaga internacional, mas também aqui os desportos de ondas podem ser um importante dinamizador de desenvolvimento. Estas e outras ondas em Tomar Café com... Surf .

Descubra as diferenças - Gerry Lopez Vs Mimi

Foto de Carlos Duarte
O Gerry Lopez está mais estilo "Pauleta", mas o Mimi não ficou nada atrás.
Abraço Mimi, curtiste a analogia?