terça-feira, 29 de março de 2011

Mavericks com novas regras de acesso às motas de água


"A recente morte do surfista profissional de ondas grandes Sion Milosky em Mavericks trouxe de novo discussões para a ribalta.
A National Oceanic and Atmospheric Administration que gere aquela costa é frequentemente mencionada nestas discussões pois tem como objectivo preservar os recursos marinhos e proíbe o uso de motas e água. Por causa da sua velocidade e capacidade de fazer manobras, as motas de água põem em perigo algumas espécies marinhas.
Infelizmente, a presença de motas de água não garante a total segurança dos surfistas, visto que, tanto nesta última tragédia como na outra em 2007, várias estavam presentes.
No dia de ontem, a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) anunciou a permissão naquele local de motas de água de agências especializadas em patrulha e salvamentos de surf. Nadadores-salvadores, polícia marítima, oficiais, e outras agência públicas de salvamento estão agora autorizadas a usar motas de água.
Além desta medida, a NOAA permite agora o uso de motas de água por qualquer pessoa na época de ondas grandes, de Dezembro a Fevereiro, tendo como objectivo a segurança dos surfistas. Para minimizar os perigos para as espécies marinhas, a NOAA vai tomar outras medidas de protecção.
A espécies marinhas atraem todos os anos milhares de turistas e desenvolvem imensas actividades, no entanto, a NOAA também quer apoiar o surf e minimizar os acidentes e as perdas de vida naquelas águas."
Fonte e Texto: Surf Total

Má onda - Central Nuclear de Fukushima

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ricardo Moura é o melhor português no Rali de Portugal

O piloto e carismático bodyboarder açoriano, Ricardo Moura é o melhor português no Rali de Portugal, que ainda está a decorrer.
O piloto açoriano Ricardo Moura realizou uma excelente primeira secção do Rali de Portugal. Quando se encontra cumprida a primeira secção da prova, Moura é líder entre os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis, sendo o terceiro entre as viaturas do Mundial de Produção.
O campeão açoriano tem rodado entre os 20 primeiros do rali, sendo neste momento 18º classificado da geral, logo atrás de Bruno Magalhães.
Ouvido pela comunicação social, no final da última Prova Especial da primeira secção, Ricardo Moura mostrou-se extremamente satisfeito pela forma como as coisas estão a correr, lembrando, contudo, que “a prova  é muito dura e longa”.
Foto: dfacores.blogspot.com
Fonte : JornalDiario

Shane Dorian e Ian Walsh no swell de 15/03/2011 em Jaws

Dan Sivess um dos melhores shapers do mundo

segunda-feira, 21 de março de 2011

Noronha Ambiental Bodyboard Pro 2011

NORONHA-HIGHLIGHTS-03 from Uma Rosa filmes on Vimeo.

Campeonato Nacional Universitário de Bodyboard

O Campeonato Nacional de Bodyboard Universitário 2011 vai para a àgua nos próximos dias 26 e 27 de Março na praia do CDS - Costa da Caparica, onde irão estar presentes os melhores atletas universitários de Bodyboard Nacionais como Tiago Silva, Campeão Universitário 2009 e Open 2010 que frequenta o ISEP.
O local da prova inicialmente previsto para a Praia da Fonte da Telha é alterado para a Praia do CDS - Costa da Caparica - para garantir que existem todas as condições para a realização de um evento que irá atribuir o titulo de Campeão Nacional.
Outra novidade é o patrocínio da CostumX que irá oferecer prémios para os finalistas, em conjunto com o patrocinador confirmado ONDA Wetsuits.
A CostumX ainda irá realizar um test drive aos modelos mais recentes da sua colecção de 2011, por isso aparece e vem experimentar as novidades de 2011.
Outro patrocinador é a StreetSurfing que irá sortear uma board durante o evento, por isso não podes mesmo faltar.
As inscrições terminam no dia 17 Março, no entanto sabemos que têm havido complicações, podem enviar um email para bbuniversitario@gmail.com ou sms (966739618) com os vossos dados que entraremos em contacto para garantir a vossa presença.
Esta prova conta com o patrocino da ONDA Wetsuits, SUL eat sleep & surf, CostumX, Streetsurfing com os apoios do IPJ, Café do MAr, Centro Internacionatl de Suf. A prova é organizada pelo Seixal Surfing Clube, Universidade Lusófona e homologada pela FPS e FADU.

Jácome Filipe Correia no TMN Saca Juniores

"O atleta do Clube Naval de Ponta Delgada, Jácome Filipe Correia vai participar na 3ª Edição do TMN Saca Juniores, que se realizará na Praia Internacional do Porto.
O surfista de apenas 12 anos de idade, foi convidado pela organização da prova, por ser dos Açores e por lhe ser reconhecida a qualidade do seu surf.
Jácome foi observado por surfistas, que em Agosto ultimo, participaram no Campeonato do Mundo (WQS) que se realizou na Praia da Ribeira Grande.
É de salientar que um destes “observadores”, é o nosso representante na elite do surf mundial, Tiago “Saca” Pires, que assim contribuiu para que o jovem atleta do CNPDL, fosse convidado para o evento que junta os melhores surfistas de sub-12 e sub-14 do nosso país.
Esta é uma competição através da qual Tiago Pires, em conjunto com a TMN, pretende promover o surf nacional das camadas mais jovens, possibilitando desta forma aos atletas a oportunidade de terem uma maior proximidade com o melhor surfista português, sendo ele, um dos júris da prova.
O vencedor terá acesso directo à final europeia do Quisilver King Of The Groms, em Inglaterra.
Fotografia: Carlos Duarte "

Fonte e Texto: CNPDL

Atletas do Clube Naval de Ponta Delgada com boas prestações no Nacional de Esperanças

A primeira etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças teve data nos passados dias 5 e 7 de Fevereiro na praia do CDS na Costa Caparica.
A organização optou por colocar dois palanques em simultâneo para que aprova se realiza-se o mais pápido possível, já que o mar estava muito pequeno, com ondas inferiores ao meio metro e as previsões eram ficar ainda mais pequeno.
Do Clube Naval de Ponta Delgada participaram dois atletas, Jácome Correia (sub-14) e Diogo Medeiros (sub-18), ficando em 13º e 9º respecitvamente.
O campeonato contou com um recorde de inscrições, 135 participantes, o que demonstra que há um aumento do interesse por parte dos jovens atletas e dos clubes pelo surf de competição.
A próxima etapa será realizada em Sesimbra nos dias 16, 17 e 18 de Abril na Lagoa de Albufeira.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mavericks, ontem, ceifou mais uma vida, a do Big Wave Rider, Sion Milosky

Toda a informação AQUI

Mike Stewart consagrou-se pela 13ª vez campeão de Bodysurf em Pipeline

No passado mês de Fevereiro Mike Stewart consagrou-se pela 13ª vez campeão de Bodysurf em Pipeline.
Mike Stewart é sem sombra de dúvidas um dos atletas que conhece melhor Pipeline, 9 vezes campeão do mundo, 11 vezes vencedor do Banzai Pipeline Masters  e 13  vezes campeão de Bodysurf em Pipeline. São, sem sombra de dúvida, feitos muito difíceis de repetir.

quarta-feira, 16 de março de 2011

... na Costa Norte (16mar2011)

Seis novas zonas balneares, nos Açores, na lista das "mais adequadas"

"Regional
2011-03-15 21:25
Seis novas zonas costeiras dos Açores integram a lista das 58 “mais adequadas para prática balnear” disponibilizadas pelas nove ilhas do arquipélago no próximo verão, publicada quarta-feira.
Barro Vermelho e Santa Cruz (ilha Graciosa), Baixa da Areia, Forno da Cal, Ponta da Ferraria e Poças da Ribeira Grande (S. Miguel) são as novas entradas numa lista que garante aos banhistas águas com “níveis superiores a bom”, adiantou o director regional dos Assuntos do Mar.
Segundo Frederico Cardigos, as zonas constantes dessa lista, indicativa para a época balnear de 1 de Junho a 30 de Setembro, têm uma entidade gestora e um passado de monitorização que asseguram uma elevada qualidade das respectivas águas.
Nos Açores há cerca de uma centena de áreas costeiras cujas águas são monitorizadas, mas as nas identificadas como “mais adequadas para a prática balnear” estão sujeitas a um programa “mais apertado” de controlo e divulgação, referiu."

Lusa/AO online

terça-feira, 15 de março de 2011

Inscrição de atletas na Federação Portuguesa de Surf

Por indicação da Autoridade Antidopagem de Portugal, todos os atletas menores de idade terão que juntar à ficha de inscrição na FPS o Anexo II do Regulamento Antidopagem preenchido pelo Encarregado de Educação. Este anexo encontra-se no nosso site no separador “Fichas”. Por este motivo solicitamos que os clubes verifiquem que junto com a ficha de inscrição do atleta, para além dos outros documentos solicitados, se encontra este anexo. De outra forma não poderemos receber a inscrição. Como há atletas que até agora não o fizeram, agradecíamos aos clubes, que no caso de terem contacto com esses atletas os informassem que terão que nos enviar esse documento. O envio pode ser via mail.

Federação Portuguesa de Surf
Notícia enviada por Ricardo Ribeiro

1ª série dos Podcast do Canário Ardiel Jiménez

Ardiel Jiménez é com certeza o canário mais completo que corre o circuito mundial, domina no Dropknee e anda muito bem em prone.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Skate Longboard de 60 " (1,52m) - 2.º Report

Depois da fase de laminação, o shape já está concluido, falta  um pequeno acabamento com lixa, fibrar o bottom, duas camadas de verniz no deck e esperar que chequem as rodas encomendadas no Espaço Azul.

Comparativamente com o modelo do Felipe Siebert (em baixo), optei por fazer um shape mais semelhante a um longboard tradicional.

Modelo Siebert de 60"

domingo, 6 de março de 2011

A organização SOS Salvem o Surf fez uma proposta no sentido de beneficiar todas as comunidades no assunto “Rabo de Peixe”.


"No documento que podes consultar ao clicar no link que está no final desta notícia, a organização SOS Salvem o Surf propõe uma correcção amiga do ambiente, para beneficio não só de todos os praticantes de desportos de ondas, bem como da comunidade piscatória local, num projecto costeiro que desde o início teve um grande impacto na paisagem e um enorme impacto negativo no Surf.
Este documento mostra também a competência da S.O.S. em engenharia e ciência costeira e o empenho da organização em resolver de uma forma não radical os problemas da nossa costa.
A baía de Rabo de Peixe incluía a mais valiosa onda para os surfistas (shortboard, bodyboard, longboard, etc) do Arquipélago dos Açores, pois era uma onda de qualidade mundial, a melhor da Ilha de São Miguel e ainda de fácil acesso tanto por muitos habitantes como por muitos turistas. Essa onda seria uma forte candidata a reserva mundial de Surf... mas já se perdeu há cerca de uma década.
Agora uma outra onda vizinha está em perigo com o projecto de um novo molhe, criando assim novas preocupações a todos os amantes de Surf, incluindo muitos turistas.
Presentemente, a S.O.S. está empenhada noutros estudos para as outras ondas em perigo em Portugal, que eventualmente também virá a publicar."

Vejam o projecto do SOS SALVEM O SURF AQUI

sexta-feira, 4 de março de 2011

Thomas Robinson

that old chestnut. from thomas robinson on Vimeo.

O talentoso jovem micaelense, Jácome Correia a surfar sem quilhas, ao mais puro Alaia Style

video
O talento deste jovem é de deixar qualquer pai babado! O Duarte que o diga!

"Ponto da Situação: Recandidato… ou já chega?" - Artigo de Opinião publicado no Correio dos Açores de ontem

03 Março 2011 [Opinião] publicado no Jornal Correio do Açores
"Ambiente – Não queria acreditar no que ouvi. O Secretário Regional do Ambiente, perante o problema dos esgotos que dão para a que muitos consideram ser, “a melhor onda dos Açores”, na ilha Terceira, que se arrasta há pelo menos dois anos, responde dizendo que “até à próxima época balnear, seja de qualquer maneira, o problema estará resolvido”. Então, este assunto que está pendente na sua secretaria há tanto tempo, não mereceu uma reflexão profunda para a sua resolução? E o Secretário reage dizendo “de qualquer maneira”??? Aposto que será uma solução (mais uma) em cima do joelho, sem qualquer nexo e sem respeitar as especificidades do local. Há que ter muito cuidado nesta intervenção, de modo a não por em risco a qualidade das ondas, tal como fizeram com o projecto do porto de Rabo de Peixe."(...) Artigo completo (aqui)

Autor: Paulo do Nascimento Cabral

quinta-feira, 3 de março de 2011

... na Costa Norte (02mar2011)

A tecnologia ao serviço dos shapers - Episódio 3

Fonte: Vert

Finless Surf - back to the roots of wave rinding - By Tom Wegner

"Tom comments and ideas are only being put forward as a starting point for thought from others into what sort of points and judging can be attributed to this new sport. There will be a contest at the Noosa Longboard Festival next weekend , which I believe to be one of the first judged events for finless boards.So I am sure it is the start of something new that will start a whole new wave of ideas which is great(...)"

quarta-feira, 2 de março de 2011

Com GPS nas licras dos Wave Riders, os desportos de ondas reinventam-se

Os GPS introduzidos agora nas licras dos atletas (no Quiksilver Pro Gold Coast), vieram permitir um "mar" de possibilidades aos desportos de ondas, para além de medirem a frequência cardíaca e a velocidade a que os riders se deslocam na onda, este novo gadget, possibilita programar com maior precisão, as metodologias de treino, as cargas e intensidades que podem ou não ser exercidas antes e depois de cada prova, bem como, a possibilidade de treinar aspectos muitos específicos, como a velocidade a aplicar em determinadas partes da onda e nas manobras, com a grande vantagem destes parâmetros todos, poderem ser analisados ao segundo!


 

terça-feira, 1 de março de 2011

Um Clássico - The Hot Generation 1967


Paul Witzig presents The Hot Generation, 1967.
Featuring Nat Young, Bob McTavish, Peter Drouyn, Russel Hughes, Keven Brennan, Midget Farrelly, Rodney Sumter, Bobby Brown and Robert Coneeley. Original songs by Lindsay Bjerre and Tamam Shud
Avalable now on DVD from select stores and WITZIG.COM.AU