sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Santa Catarina livre de esgoto durante campeonato mundial de Bodyboard

Capa do Jornal "A União"
Publicado na Sexta-Feira, dia 04 de Novembro de 2011, em Actualidade

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Portos dos Açores SGPS deram garantia oficial de resolução de tratamento do esgoto a céu aberto na zona de Santa Catarina, concelho da Praia da Vitória, dentro de um curto espaço de tempo.
De acordo com o responsável pela Associação de Surf da Terceira, Carlos Leal, a obra está em curso e, apesar da data da sua concretização ser posterior aos dias do Azores Islands Bodyboarding Festival, que irá decorrer naquele local de 17 a 27 de Novembro, as descargas de resíduos da fábrica de conserva ali situada estarão desactivadas.

A realização do Azores Islands Bodyboarding Festival na onda de Santa Catarina dependia da extinção do esgoto crónico a céu aberto naquela zona do concelho da Praia da Vitória, recorda o presidente da Associação de Surf da Terceira (AST), Carlos Leal, a propósito do mega evento organizado pela União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA).
Em declarações ao nosso jornal, o dirigente associativo adianta que as entidades competentes deram garantia de resolução de tratamento das descargas de resíduos emitidas diariamente pela fábrica de conservas ali activada.
Quer a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) quer a Portos dos Açores SGPS passaram à letra o compromisso com os responsáveis pela iniciativa há muito reclamada pelos praticantes da modalidade e pelos cidadãos em geral.
“A obra está em curso. Dificilmente ficará concluída antes do campeonato, mas, acima de tudo, o importante é que a luta em defesa da onda teve um final feliz. Apesar desse atraso, os governantes garantiram-nos que nos dias do evento, portanto de 17 a 27 de Novembro, as descargas de resíduos serão desactivadas”, revela Carlos Leal manifestando contentamento pelo trabalho da competência dos ditos organismos públicos.
“O processo de tratamento do esgoto segue em bom ritmo. Já podemos trabalhar as estruturas numa das partes. A colaboração tem sido sempre numa óptica construtiva”, considera.
Mais de 10 anos a lutar
Entretanto, o responsável pela AST recorda que a reivindicação de preservar e potenciar “uma das melhores ondas do mundo” remonta ao ano 2000, por iniciativa de um grupo de pessoas sensibilizadas a nível ambiental e ecológico que começou por apresentar queixas à Capitania e à SRAM, seguindo-se no decorrer dos anos diversas formas de protesto à má qualidade das águas como sessões de esclarecimento, alertas para a defesa de aves e do percurso pedestre nativos e outras chamadas de atenção.
Carlos Leal traz ainda à lembrança o êxito do movimento cívico SOS Cabo da Praia e da deslocação à ilha Terceira do campeão mundial Mike Stuart, em 2009, para proferir uma palestra de esclarecimento sobre o desporto de ondas, e da criação da própria AST cuja missão, frisa, é sobretudo lutar pela preservação das ondas como recurso ambiental, turístico e desportivo.
Neste contexto, continua, além das mais-valias inerentes à realização de campeonatos, o fundamental é aniquilar um esgoto que não só traz riscos de saúde pública como também espalha um cheiro nauseabundo prejudicial aos moradores e funcionários das empresas locais.
“Trata-se também da ‘porta de entrada’ de quem chega à ilha por via marítima. Não é de todo um bom cartão de visita”, critica.
Reservas nos hotéis em crescimento
Considerando uma das mais-valias para o movimento económico local, o Azores Islands Bodyboarding Festival, organizado pela USBA em parceria com a AST, Federação Portuguesa de Surf, ETB e IBA – Internacional Bodyboarding Association, Carlos Leal avança que as reservas nos hotéis e residenciais, por parte de atletas, profissionais de comunicação social e adeptos da modalidade, somam e seguem prevendo-se a deslocação de cerca de três centenas de pessoas com relação directa a esta prática desportiva.
Os dados sobre o evento integrado no calendário mundial de classificação da série IBA, que inclui ainda a etapa final do circuito nacional feminino, estão disponíveis on-line no IBAworldtour e contém informações sobre a localização geográfica do arquipélago dos Açores, alojamento e aluguer de veículos necessárias a turistas e visitantes na ilha Terceira.
Conforme a “a União” avançou no passado dia 2, as figuras de renome que marcarão presença no evento em Santa Catarina, na Praia da Vitória, serão o jovem francês Pierre-Louis Costes, referência internacional na modalidade ocupando o 7º lugar no ranking, e Catarina Sousa, natural de Oeiras, campeã nacional na categoria de femininos, entre outras.
O ‘price-money’ tem o valor de 5 mil euros para o nacional feminino e 40 mil dólares para o internacional masculino e feminino.
Sónia Bettencourt
sonia@auniao.com
Foto: Paulo Melo
Fonte e texto original: " A União"

3 comentários:

  1. na segunda feira passada, foram descargas atrás de descargas, e durante as 4 horas que tive a surfar, o esgoto esteve sempre aberto e com descargas enormes de "merda". se agora já dizem que não fica pronto antes do mundial, só desejo que não pare e seja resolvido definitivamente. Fechar as torneiras temporariamente não é a solução. Custa-me a crer que aguentem 2 semanas com aquilo fechado... a ver vamos. Na parte que me toca, vou estar atento e, caso veja descargas durante o mundial, efectuarei queixa na polícia maritima.

    ResponderEliminar
  2. confirmo, teve mesmo mau nesse dia... mas o que importa não é o eventual atraso, mas sim que fique bem feito e o esgoto permanentemente FORA de Santa Catarina. Se calhar até é preferível que atrase e que fique bem feito que daqui a 2 meses comecem a surgir problemas e "não há $"...

    ResponderEliminar
  3. Esperamos que sim! O prazer de surfar Santa Catarina com ondas de gala e água a cheirar apenas a "maresia" deve ser uma experiência sensorial fenomenal! Continuação de bom trabalho e claro, boas e muitas ondas limpas!

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.