segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Bombeiros, militares e voluntários limparam zona costeira de Rabo de Peixe"


"A presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe admite as dificuldades, mas persiste no objetivo de acabar com o hábito de alguns dos habitantes de lançar lixo na orla costeira desta vila de S. Miguel, nos Açores.
“A zona marítima de Rabo de Peixe tem recolha de resíduos todos os dias, inclusivamente ao domingo, mas algumas pessoas continuam a lançar lixo nas rochas”, afirmou Maria do Céu Estrela em declarações à Lusa, a propósito da campanha desenvolvida durante toda a semana para eliminar o passivo ambiental de uma das localidades mais populosas dos Açores.
A operação 'Lixo Zero em Rabo de Peixe' incidiu na orla costeira e envolveu cerca de 200 pessoas, entre as quais bombeiros, militares, funcionários autárquicos, escuteiros, trabalhadores de empresas privadas e voluntários.
A campanha, uma iniciativa conjunta da Junta de Freguesia e do Governo Regional, permitiu a recolha de “muitas toneladas de detritos” da mais variada natureza, desde peças de máquinas de lavar roupa e louça, a plásticos e linhas de pesca, mas a autarca frisou que a tarefa tem de continuar.
Para Maria do Céu Estrela, além de investir na limpeza continuada da costa, importa apostar numa mudança de comportamentos, considerando que esta operação teve o mérito de suscitar “vergonha” à “minoria que prevarica”.
“Essa minoria está a sentir-se envergonhada do que tem feito”, frisou, salientando ser “incompreensível” que algumas pessoas “se deem ao luxo de lançar às rochas o colchão ou o fogão", quando o carro de recolha deste tipo de resíduos lhes passa à porta.
A autarca disse acreditar que este tipo de comportamentos tende a desaparecer nesta vila piscatória com cerca de nove mil habitantes, referindo que os jovens se manifestam particularmente sensíveis ao problema.
Como sinal dessa sensibilidade, Maria do Céu Estrela relatou o caso de uma criança que lhe se lhe dirigiu para “contar um segredo", que a avó tinha colocado o lixo na rocha.
A presidente da autarquia local referiu ainda que há residentes de localidades limítrofes que lançam o seu lixo em Rabo de Peixe, admitindo a necessidade de estender a limpeza do passivo ambiental a outras zonas da vila, além da orla costeira.
Maria do Céu Estrela reconheceu ter sido reduzido o número de moradores da freguesia envolvidos na operação, mas declarou-se confiante que, “com o tempo, se persistirmos, vão envolver-se mais”."
Lusa / AO online

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.