quinta-feira, 2 de junho de 2011

BOA ONDA "VERDE" - "Maior parque eólico dos Açores inicia produção em Setembro"


O maior parque eólico dos Açores, que está a ser construído no planalto do Graminhais, em S. Miguel, deve entrar em produção em Setembro, com uma potência instalada de 9 megawatts (MW), anunciou esta quinta-feira o director regional de Energia.

A implantação do novo parque eólico, com capacidade para garantir cerca de 10 por cento das necessidades de consumo de electricidade da maior ilha açoriana, integra-se no plano de aproveitamento de energias renováveis no arquipélago, que hoje foi apresentado a um grupo de estudantes na Central Geotérmica do Pico Vermelho.
O director regional de Energia, em declarações à Lusa à margem desta iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, revelou ainda que, até ao final do ano, deverá estar concluído o projecto que permitirá duplicar para 9 MW a potência instalada no parque eólico da Serra do Cume, na Terceira.
A implantação de um novo aproveitamento eólico no Faial e o reforço da capacidade produtiva dos parques eólicos do Pico, Graciosa e Santa Maria são outras intervenções programadas para aumentar a autonomia energética da Região, referiu Cabral Vieira, realçando que, neste contexto, assume particular importância o contributo da geotermia.
Os dados que revelou à Lusa indicam que a geotermia, recurso que, a nível nacional, apenas é explorado em S. Miguel, já garante cerca de 40 por cento do consumo eléctrica desta ilha.
Estudos já realizados admitem ser possível a duplicação da capacidade de produção actualmente instalada, mas Cabral Vieira salientou que a concretização de investimentos para reforçar a componente geotérmica depende da adopção de soluções económicas de armazenamento de energia em períodos de baixo consumo, uma vez que, pela sua natureza, a geotermia implica uma produção em contínuo.
A iniciativa hoje promovida pelo Governo Regional dos Açores na central geotérmica do Pico Vermelho pretendeu alertar os estudantes para a importância da aposta nas energias renováveis como meio de preservação do ambiente.




1 comentário:

  1. Os Açores estão no bom caminho a nível de energias renováveis! No entanto tenho de dizer que graças a empresas regionais como a EEG e SOGEO que isto é possível e não à Direcção Regional da Energia!

    Boas ondas!

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.