sexta-feira, 20 de maio de 2011

Surfrider Foundation Azores - Defende onda de Rabo de Peixe

Notícia Surf Total

O núcleo dos Açores procura, neste momento, garantir a salvaguarda do point break de Rabo de Peixe.
A Surfrider Foundation Europe, através da sua representação nos Açores, enviou uma carta ao Governo Regional dos Açores a realçar a importância de todas as associações de surf, interessadas na defesa da onda de Rabo de Peixe, poderem ter a oportunidade de observar a simulação em modelo físico do projecto de ampliação do porto de pescas daquela vila.

Destacando ainda a vantagem da equipa da associação SOS - Salvem o Surf poder contribuir, com o conhecimento do surf associado ao conhecimento técnico em dinâmica costeira, para estudar e avaliar o real impacte da obra na qualidade da onda, através das simulações do modelo físico construído no LNEC. Aquela equipa técnica já realizou uma proposta alternativa para Rabo de Peixe, e está a trabalhar numa nova proposta dedicada apenas à implantação do contra-molhe e ao impacte no surf.
A onda em risco de ser afectada é uma point break, a poente da principal onda de Rabo de Peixe desaparecida devido à construção do porto existente, que teve início em 1997. Toda a comunidade surfista já ouviu falar da famosa onda desaparecida, um reef break de classe mundial que quebrava com perfeição até 4m e que, pela sua qualidade e consistência, foi uma grande escola de ondas grandes para os poucos surfistas que tiveram o privilégio de surfar aquele potente pico. Hoje corre-se o risco de prejudicar outra onda de grande qualidade, ainda que menos consistente.
A Surfrider Foundation Azores pediu que fosse disponibilizado o modelo físico do LNEC, por um dia, para que todas as associações de surfistas possam tirar as suas anotações e transmitir a sua opinião. Considera também que a SOS, através do seu presidente, o Prof. Pedro Bicudo, do IST, especialista em dinâmica costeira, seria uma ponte importante de ligação entre os técnicos do LNEC e as associações de surf na interpretação e avaliação dos impactes da obra na onda de Rabo de Peixe, bem como na verificação da possibilidade de estes poderem ainda ser minimizados.
A Surfrider Foundation Azores é um pólo de ligação permanente entre a Surfrider Europe, sediada em França, e os Açores, é coordenado por Paulo Melo e Jasmine Zereba, e é composto por uma equipa de voluntários em defesa da conservação do mar, das ondas e linhas costeiras nos Açores.
A SF Azores pretende com este pedido, garantir que a onda de Rabo de Peixe, com qualidade mundial, seja contemplada na execução do projecto, sem prejuízo do desenvolvimento do porto e do orçamento disponível para a obra, com todas as vantagens sociais e económicas que o surf pode trazer à comunidade local, quando devidamente aproveitado.
Contactos para informações e voluntariado:
Jasmine Zereba
Mob.: +351 916472821
Email: surfrider.azores@gmail.com

5 comentários:

  1. Paulo Melo e Jasmine, sem dúvida personalidade de mérito reconhecido no panorama do surf e Bodyboard dos Açores!

    Já agora quem são eles?

    ResponderEliminar
  2. Devem ser engenheiros civis locais de rabo de peixe que eles é que percebem disto..

    ResponderEliminar
  3. Gostei desta notícia da Surftotal e da imagem do Paulo Melo na onda de Rabo de Peixe clássico em 88. Sem dúvida um exemplo para os açores não perderem mais um pico de ondas grandes como perderam aquele. Que os decisores aprendam com os ensinamentos do passado..

    ResponderEliminar
  4. ok é pessoal da velha guarda do surf. Ainda bem que dão o exemplo

    ResponderEliminar
  5. USBA não representa todos os surfistas25 de maio de 2011 às 08:45

    Ainda bem que o pessoal se está a organizar, o Arruda e a USBA pensam que mandam nisso tudo e que podem falar pelos surfistas dos Açores. Lá porque o gajo é do PS e tem a vidinha facilitada pelo governo, não quer dizer que represente todos os surfistas dos Açores.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.