quarta-feira, 11 de maio de 2011

SOS RABO DE PEIXE - Porto com luz verde - Os Açores cada vez mais descaracterizados com a "força" e lobby do betão


Governo Regional estima que empreitada, orçada em cerca de doze milhões de euros, será lançada até ao final da legislatura. Ontem, o projecto “passou” nos testes efectuados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.


A pergunta que se impõe: Este porto vai servir a real necessidade dos pescadores? ou vamos gastar 12 milhões de euros, em tempo de uma crise financeira e económica gravissima, para nos próximos invernos ouvirmos os pescadores a dizer, como acontece actualmente, que o porto não satisfaz as suas necessidades!
Uma coisa é certa, alguns senhores feudais da costa norte da ilha de São Miguel já vão ter lugar garantido para a colocação das suas lanchas e iates, mas isso é melhor dizer em voz baixa!

Para compensar os danos causados na melhor onda dos Açores, o Governo Regional, poderia criar um recife artificial que produzisse ondas de excelência.
O recife artificial poderia ter esta configuração, semelhante à famosa onda de Teahupoo no Tahiti

"Sempre que um homem sonha o mundo pula e avança" António Gedeão

10 comentários:

  1. é bom sonhar, mas mentir para o Governo é mais facil. é a minha opinião, mas acho que nunca vai haver esse recife artificial, pelo menos em breve. Requere muito dinheiro, e duvido que o governo dê importancia, sem saber que pode trazer muito lucro! exemplo: provas mundias de surf e bodyboard.

    abraco

    ResponderEliminar
  2. nos bodyboarders e surfistas, nada podemos fazer contra esses srs que passam os dias a criar calos no rabo nas secretarias,infelizmente ja lixarem uma das melhores esquerdas da EUROPA que era R.PEIXE que traz para os AÇORES muito turismo de ondas e' triste...METEM BETAO NA COSTA TODA DE s.miguel nas praias e tudo daqui a uns tempos vamos dar uma volta de barco e so vemos betao..abraço

    ResponderEliminar
  3. Existem mil formas de ver o problema. Poderá ser entendido como compra de votos por uns, como necessidade para outros (pescadores) e como desgraça para alguns (homens das ondas). O que é certo é que infelizmente o lançar de obras dessa envergadura na maioria das vezes é uma alavanca da economia gerando emprego a nível regional e criando possibilidades de manutenção das empresas locais. Poderá parecer muito estranho mas possivelmente o investimento de 12 milhões poderá ser mais saudável que ver empresas a fechar, pessoas despedidas com subsidios de desemprego etc. ( mantenho as reservas todas em relação ao uso das empresas regionais visto por exemplo termos as scuts a serem construidas por consorcios na maioria estrangeiros )
    Em relação ao projecto do recife artifical parece me um tanto ou quanto rebuscado. Primeiro era necessário um estudo profundo da costa, avaliação essa honorosa. Depois o investimento ( por mais simples que seja o sistema de recife) na construção do mesmo.
    Não puderemos centrar a nossa avaliação na perspectiva do rico contra o pobre, do iate versus a prancha. Uma abordagem desenpoeirada e prática da realidade muitas vezes mostra relações fundamentais que à primeira vista estavam ocultas.
    Dito isto, e a nível pessoal tenho realmente muita pena de perder uma onda que costumo utilizar em dias de mar maior e que muitas vezes merecia melhor envolvente e promoção.

    um abraço

    ResponderEliminar
  4. este (comment de cima) desde que está a trabalhar par o governo, deu para isso

    ResponderEliminar
  5. Leste mal. Não trabalho para o governo. Obrigado na mesma pela opinião.

    um abraço

    ResponderEliminar
  6. FLA frente de libertaçao açoriana12 de maio de 2011 às 19:29

    esse sr.politico para estar a falar assim ja mamou um belo tachinho so pode, metan se em assoçiacoes de surf para ganharem protagosnismo para depois cagarem para os direitos dos surfistas e bodyboarders em vez de protegeram os intereses dessas mesmas mas nao ...claro ja estao nun posto açima ,viva a' politica e aos que rapam tachos ....

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que andamos a fazer juizos um pouco egoistas. Ainda ha relativamente pouco tempo tive a percepção da importância deste porto para esta freguesia e para muitos dos lares açorianos porque os pescadores de Rabo de Peixe garantem muito peixinho nas vossas mesas, tive esta percepção no momento em que vi miudos com pouco mais que 10 anos a trabalhar, a fazer isco para faina. O que é preferivel? Uma onda que é surfada por no máximo 10 surfistas? (isso se estiver pequeno porque se estver grande poucos são os afoitos) que inclusivé reclamam ter que passar por uma lixeira e muita porcaria até chegar ao mar ou a criação de condições para a pesca, empregos, subsistência da maior parte das familias de Rabo de Peixe, a redução dos custos do estado com os rendimentos minimos e melhorar a qualidade de vida dos açorianos?? Meus amigos surfistas é importante ser realista e objectivo, nunca seremos um destino de ondas e muito menos rabo de Peixe seria uma onda atractiva não pela onda mas sim por todas os condicionamentos circundantes (a porcaria e lixeira a céu aberto que muitos tiveram que experimentar)... Arrisco-me a afirmar que tudo tem um custo e vivemos numa máquina económica que tem forçosamente que girar porque caso contrário muitas mais dificuldades tinhamos que experimentar... Digam-me quantos de vós excelentissomos vivem do mar??? Têm a noção que ser pescador é uma das profissões mais perigosas do mundo e que inclusivé, pelo menos cá, uma das mais mal pagas???? Deixemos de olhar os nossos umbigos e sejamos realistas...

    ResponderEliminar
  8. podemos pedir a vontade recifes artificiais...mas da maneira que portugal esta a passar esta crise económica, o que estes políticos se estao mais a cagar e para os desportos de ondas (Infelizmente e a realidade, agora se ja se for para deixar uns milhões por um estádio de futebol.. a conversa ja e outra...)

    ResponderEliminar
  9. Ao Sr. FLA.

    Não sou político, nunca tive um "tacho" no governo. O facto de ter um texto relativamente estruturado habilita-me automaticamente a juízos de valor por senhores que nem em português sabem escrever. Juizinho , aprende lá a conjugar os verbos e depois começa a escrever, mas antes disso tudo aprende a pensar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Na mina humilde opinião, o Homem sonha e o mundo avança, MAS NÃO PULA..
    A onda de Teahupoo tem as suas excelentes características naturais, assim que não sou de acordo com construção (e não criação) de recifes artificiais, nem de silicone nas mamas..
    Defendo que se querem ter o Teahupoo perto de casa, que se desloques até Tahiti.
    Acho importante uma evolução em sintonia com a natureza e não uma regressão egocêntrica humana.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.