segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nível do mar deverá registar subida de cerca de um metro em 2100

Notícia do Açoriano Oriental online

O nível da água do mar deverá registar uma subida de cerca de um metro em 2100 face ao ano 2000 como consequência do aquecimento global, indica um estudo do Governo australiano divulgado esta segunda-feira.
“A estimativa plausível da subida do nível da água do mar em 2100, em comparação com a registada em 2000, é de 0,5 a um metro”, indica o estudo intitulado “A década crítica” da Comissão das Alterações Climáticas do governo australiano.
Este valor supera as estimativas do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas da ONU, que prevê um aumento entre os 0,18 e os 0,76 metros para o mesmo período de tempo, indica o documento.
O nível da água do mar já aumentou cerca de 20 centímetros desde 1880, refere o estudo.
A Comissão das Alterações Climáticas do governo australiano defende a “descarbonização” da economia australiana, a redução ao máximo das emissões de carbono e a utilização das energias limpas até 2050.
O líder da comissão, Tim Flannery, disse que a Austrália tem exactamente oito anos e sete meses para cumprir com o objectivo de reduzir em cinco por cento a emissão de dióxido de carbono até 2020, face aos níveis de 2000, segundo a televisão australiana ABC.
A Austrália é uma das nações mais poluentes do mundo em termos per capita, com uma taxa cinco vezes superior à da China, o maior mercado das suas exportações de carbono e outros recursos naturais.
A Austrália assinou o protocolo de Quioto em 2007 e actualmente o país enfrenta um aceso debate sobre a possibilidade de criação de um imposto sobre as emissões de carbono.

3 comentários:

  1. um gajo olha pra este post...e pensa 1 metro? bahh isso nao e nada! qual e a cena?... mas o nivel do mar subir um metro e devastador :S ate gostava era de ver um mapa com o nivel do mar em 2100

    ResponderEliminar
  2. As maldivas, por exemplo, ficarão quase na sua totalidade submersas! é uma profecia da desgraça, mas é a realidade!

    ResponderEliminar
  3. derrepente aqui a frente da minha casa ( Na rua mesmo) de um pico porreiro eheheh! há que ser positivo tambem lol :X

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.