segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sunny Garcia devia ser multado ou mesmo banido das competições da ASP

os depoimentos do fotógrafo Douglas Cominski e do brasileiro agredido em Burleigh Heads.
"Neste sábado, trabalhei o dia todo e não pude estar presente ao Breaka Burleigh Pro, mas, mesmo assim, deixei o equipamento com um amigo para ele produzir fotos do evento.
Umas 3 horas da tarde, saí correndo do trabalho e fui ver como andavam as coisas lá em Burleigh Heads.
Chegando lá, me deparei com um brasileiro que estava todo ralado, falando com a polícia e os seguranças do local. Esperei um pouco e fui perguntar a ele o que havia acontecido, pois ele estava bem machucado e falava para a polícia sobre o surfista havaiano Sunny Garcia.
Então, ele me respondeu: “Alguns minutos depois de perder sua bateria, eu vi Sunny Garcia passar por mim com uma cara nada amigável indo em direção às pedras de Burleigh Heads. Eu lancei um “What's up mate?”, e ele respondeu “Hey”, e continuou andando com o foco em alguma coisa que estava acontecendo no mar.
Eu estava ali na praia com minha esposa e filha, fotografando e filmando descontraidamente o campeonato depois de uma longa semana de trabalho, só pensando em estar ali, ver os melhores surfistas do mundo na água.
Enfim, toda aquela vibe, toda aquela energia de um bom campeonato de surf. Olhei para o mar para ver o que estava prendendo tanta atenção do ex-campeão mundial Sunny Garcia.
Para a minha surpresa, quando olho para o mar, vejo dois surfistas trocando socos no inside, mergulhando a cada onda que passava e levantando para mais troca de socos. Minha câmera estava ligada e comecei a filmar a lamentável cena e percebo que um dos surfistas envolvidos na briga é o top da ASP Jeremy Flores e o talento local Adam Clarke, fornecendo um verdadeiro show no style UFC para todo o público presente.
Quando minha atenção se volta de novo para Sunny Garcia, percebo que ele estava indo lá para ajudar Jeremy Flores. Sunny foi em direção ao jovem local de Burleigh Heads, que, quando viu que ele vinha em sua direção, começou a recuar.

Outra onda veio, Adam mergulha, Sunny mergulha na onda e levanta debaixo da água com o pobre coitado preso em um mata leão.
Depois disso foi inferno para Adam Clarke. Depois de sufocá-lo no mata-leão, Sunny, não satisfeito, começou a afogar Adam na água. O local já parecia estar quase inconsciente, pede arrego.
Mesmo assim, Sunny, ainda, não totalmente satisfeito, começa a desferir porradas na cara do local enquanto ainda o segurava pelo pescoço com o outro braço. Parecia que ele ia matar Adam afogado ali mesmo.
Os seguranças e todo mundo que estava presente ali no evento apenas assistiam ao fato, não tomando nenhuma atitude. Comecei a gritar das pedras pela polícia e gritando para Sunny parar com a violência. Parece que funcionou um pouco, mas mesmo assim ele saiu da água apavorando Adam Clarke e depois apenas saiu tranquilamente pela praia, como se nada tivesse ocorrido, e começou a tomar um chuveirada no calçadão de Burleigh Heads.
Eu, ainda com minha máquina, filmava a cena e todos estavam dando razão para Sunny, que quase afogou um ser humano. Claro, não podia faltar, alguém me mandou desligar a máquina. Eu vi que a parada iria esquentar para o meu lado e saí correndo antes que toda a gangue me enchesse de porrada.
Sunny, que estava no chuveiro, cavalgou por cima das pessoas que estavam em volta e, antes que eu percebesse, voou com os pés e todo seu peso em minhas costas, me levando ao chão. Eu nem estava olhando, ele me pegou pelas costas. Não que eu o enfrentaria pela frente, mas mesmo assim a covardia foi grande.
Eu caí no chão e ralei por uns 5 metros, esfolei o braço, costas, pé, etc. Minha mão parece estar quebrada. Estou indo ao hospital agora fazer raio-x. Eu nem sabia que era ele, para mim era algum segurança ou algo assim, mas quando pude olhar para trás, era o Sunny.
Ele vinha em minha direção com sangue no olho. Graças a Deus, um segurança deu um tapinha nas costas dele e disse “Deixa pra lá”. E por sorte ele me deixou. Ele saiu andando pacificamente e impunemente de volta para a área de competição!
Puxa, o cara trabalha a semana toda para poder aproveitar o final de semana com a familia na praia e tem que ver show de violência e ainda sofrer violência por um surfista profissional?
Está mais do que na hora de a mídia e marcas de surf se preocuparem com a imagem do surfista fora da água também. Não interessa que o cara surfa bem e fora da água é uma pessoa que agride aos outros e que passa uma imagem dessa para as novas gerações do surf.
Surfistas com essa personalidade deveriam estar no Tour? As marcas de surf devem realmente promover a imagem de surfistas com essa personalidade apenas porque surfam bem?
Ser um top surfer lhe dá a impunidade e imunidade de socar quem você quiser na rua? Top surfer pode rabear todo mundo só porque é top? Por isso Kelly Slater é dez vezes campeão mundial. Você nunca vai ver o cara nessas situações. Good on ya Kelly!
Há uma lista de indignações que eu sei que todos que estão lendo este artigoi têm entalada na garganta, mas não grita para fora não se sabe por que! Talvez por medo de ser intimidado na sua próxima sessão de surf.
Está na hora de nós, simples surfistas que surfamos por amor ao surf, e não por dinheiro e status, sermos respeitados e termos ídolos que realmente deveríamos admirar e nos espelhar dentro e fora da água”.
Fonte: Waves

3 comentários:

  1. realmente é uma vergonha este tipo de situação no Surf!

    ResponderEliminar
  2. Isso é uma grande estupidez estes dois grandes surfistas fazerem isso (Sunny Garcia e Jeremy Flores) apesar de Sunny Garcia pronto já se sabe como é que ele é etc etc... Agora o Jeremy Flores a fazer isso, ele que é um grande surfista com um surf muito bom mesmo muito bom, concerteza que agora que a carreira dele não será tão famosa como antes, da minha parte eram ser retirados esse ano da ASP! E esse ano seria um ano muito bom para Jeremy Flores...

    ResponderEliminar
  3. O Jeremy também é conhecido pelo seu mau feitio Garoupa. As revistas é que se "esquecem" sempre destes "pequenos" pormenores.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.