domingo, 31 de janeiro de 2010

Fotos de Ricardo Amaral

Ricardo Amaral é um jovem fotografo micaelense que apresenta já um portefólio fotográfico de relevo, com várias publicações na conceituada revista portuguesa Vert. Desta vez apresenta na VERT um conjunto de 29 fotos de alguns riders micaelenses, a desfrutarem de ondas açoreanas.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Todos Santos Big Wave Event

WHAT
-Todos Santos Big Wave Event 2010

-A Big Wave World Tour Event
-Paddle-in surfing international competition
WHO
-24 of the best big wave surfers in the world
-Including Mexican and Latin American chargers
-Gary Linden is the Event director

click here to see THE INVITEES
Fonte: Surf Total

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Kelly Slater’s Latest Experiment- The Chunnel

"Water is compressed over the hole. As it passes over, it draws air into the Chunnel (channel/tunnel). It is the principal of the U class racing boats on pontoons. Each side panel is veed out with hard concaves toward the rails. Check out the pic of the hole.
How do you think this one is going to go? Will it make it’s debut at Snapper Rocks?
What are your thoughts?"

Fonte, foto e texto: http://blog.cisurfboards.com/



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Refresh - Made in Portugal

Gato, o shaper da Refresh, marca portuguesa de Bodyboards, mostra como se dá corpo e alma a uma prancha de bodyboard.

Fonte : www.insidebb.com

domingo, 24 de janeiro de 2010

Má Onda


Notícia publicada no Açoriano Oriental de 23.01.2010

Ribeira Grande Open 09 - Vídeo produzido por Luis "Miguili" Furtado

"O melhor da 3ª e última etapa do circuito nacional de bodyboard,que pela primeira vez marcou presença nos Açores! " fonte: http://www.vimeo.com/8928812

Mais uma excelente produção da autoria do Luís "Miguili" Furtado .

Ribeira Grande Open´09 from Luís "miguili" Furtado on Vimeo.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Tempo de "Antena" para o Planeta - Reciclar é Preciso

Foto: Há cerca de 3 anos comprei estes eco pontos domésticos, que apesar de ocuparem um pouco de espaço na dispensa, valem bem o espaço que lá ocupam. O eco ponto azul fica completamente cheio, em apenas uma semana.
Qualquer Wave Rider que se preze, ou qualquer outra pessoa que goste de actividades ao ar livre e de contacto com a natureza, supostamente, tem uma consciência ecológica mais "refinada" e desperta para as questões ambientais. São pequenos e humildes gestos, como a reciclagem de lixo, que poderão dar uma boa contribuição para uma mudança de mentalidades, mudança essa, que é fundamental, para muitas outras boas práticas ambientais, que concerteza, nos levarão a ter um planeta mais limpo e verde.
Parafraseando Gandhi; " É preciso que cada um seja a mudança que gostaria de ver no mundo"
E tu, já reciclas?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Dia de Amigos" (21jan2010)










A Surf shop Espaço Azul já está online

A conhecida surf shop, Espaço Azul, que apoia vários Wave Riders Açorianos, já tem o seu site online. Dá um check em www.espacoazul.pt ou vai directamente à loja ver as últimas novidades de material técnico (Surf, Skate, Bodyboard) e roupa.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Helliton Loureiro embarca para o Hawaii no próximo dia 18


Por: Eduardo Andrade

O campeão estadual capixaba de 2009 embarca rumo as ondas havaianas no próximo dia 18 para a sua segunda temporada havaiana.
Segue abaixo um vídeo deste excelente atleta da nova geração que se em 2010 tiver todo o apoio que merece dos seus patrocinadores, com certeza será um dos destaques do circuito mundial 2010.
Abaixo um vídeo profile editado por Flávio Brito, de alguns lugares por onde o atleta passou em 2009.



Fonte: Blog Bodyboard Capixaba, Vídeo: Flavio Brito, Imagem: Duda Hawaii

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Areais Offshore (14jan2010)


Jovem de 15 anos surfa ondas XXL em JAWS

Texto Original e foto: Surf Portugal

"Chama-se Tyler Larronde, tem 15 anos, nasceu em Ehukai e foi visto em Jaws no passado dia 25 de Dezembro.(...)
Há por aí muito grommet ambicioso e capaz, mas nenhum será capaz de exemplificar o provérbio que dá título a esta notícia como o jovem havaiano Tyler Larronde. Nascido em 1994 em Ehukai, Tyler gosta de se divertir como os miúdos da sua idade, mas também gosta de fazer as coisas que vê nos filmes. Em 2001, quando Laird Hamilton ascendia ao Monte Olimpo do surf depois de uma onda improvável em Jaws, o jovem Tyler teria 7 aninhos de idade. Oito anos passados, Tyler é prova viva da evolução do surf nesta última década.
A história conta-se de forma simples e começa com a autorização do pai. Tyler é filho de Michel Larronde, senhor experiente nas andanças XXL, que celebrou o dia de Natal como qualquer havaiano que se preze: dentro de água, neste caso em Jaws. Como o Natal se quer junto da família, o pai Larronde levou o filho consigo para o perigoso recreio de Jaws. Às páginas tantas, Michel, que conduzir o jetski, perguntou quem queria apanhar a próxima, e Tyler não hesitou. Foi assim que a mítica onda havaiana, a mais digna do epíteto XXL, foi, pela primeira vez, surfada por alguém que ainda há poucos anos vestia o XXS.
A fotografia não deixa grandes dúvidas. O filho sai ao pai, como se vê pela descontracção com que apanhou este vagalho. "

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Wavegliders

Após 10 anos a trabalhar na Energia Tropical, o shaper Nico lança-se agora por conta própria criando a marca Wavegliders.Pretendendo chegar aos surfistas que procuram uma comunhão mais próxima com as ondas e com o mundo do Surf, a Wavegliders apresenta uma linha de pranchas que vai desde as pequenas Fish á clássica Noserider. Pranchas de inspiração clássica com performance adaptada aos dias de hoje, para desfrutar do surf de forma relaxada mas eficaz. As pranchas Wavegliders são 100% feitas á mão e distinguem-se pelos excelentes acabamentos, recorrendo a resinas pigmentadas e polimentos, aliando desta forma as excelentes prestações na água á beleza, o que faz delas pranchas únicas. Seguindo uma politica de aprendizagem continua e procura de novos shapes e partilha de conhecimentos, a Wavegliders recebeu em Novembro de 2009, numa viagem organizada pela Magic Quiver, o shaper da California Josh Hall. Vem conhecer o trabalho da Wavegliders no site http://nicoc4.blogspot.com/ ou http://wavegliders-showroom.blogspot.com/

The Biggest wave ever caught?

Fonte: Surf Portugal

domingo, 10 de janeiro de 2010

Lixo na Praia do Monte Verde

Apesar do esforço do Município da Ribeira Grande, na limpeza das suas praias, continua a haver necessidade de um plano mais rigoroso de limpeza das mesmas, bem como, das ribeiras que passam em pleno areal da praia do Monte Verde. Vídeo feito hoje (10.01.2010)

Lixo na Praia do Monte Verde - Ribeira Grande from Rui Cabral on Vimeo.

Temporal em São Jorge

O recente temporal que assolou os Açores, teve consequências graves em algumas ilhas, sendo a ilha de São Jorge uma delas. No vídeo em baixo podemos ver as Fajãs (Cubres e Santo Cristo) a serem "invadidas" pelo mar. Aos 2 minutos e 35 podemos ver o Borges (da Fajã do Santo Cristo) a ser literalmente atropelado por uma vaga que invadiu a estrada entre as duas fajãs, a avaliar pelo vídeo, o capotanço não teve consequências graves para o Borges, apenas para os plásticos da moto 4. Safou-se desta...

http://www.acorestube.com/video/4126/Temporal-na-Costa-Norte-da-Ilha-de-São-Jorge

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tributo a Wade McCurdy

A 3 dias de completar 20 anos faleceu Wade McCurdy, considerado uma das promessas da new generation Australiana. A avaliar pela maneira como surfava, perdeu-se sem dúvida um grande jovem e atleta.

Wade McCurdy - Rest in Peace from Tom Jennings on Vimeo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Entrevista de Ricardo "Caveira" Ferreira ao Diário dos Açores

Foto: Ricardo Ferreira

"O bodyboard nos Açores está em grande desenvolvimento"

Escrito por MARCO HENRIQUES
Terça, 05 Janeiro 2010 11:25 - Diário dos Açores
Ricardo Ferreira foi o melhor açoriano no Ribeira Grande Open09, terceira e última prova do Circuito Nacional de Bodyboard Open e Feminino, realizada em Dezembro na praia de Santa Bárbara.O atleta de São Miguel é o actual vencedor do Circuito Regional de Bodyboard e embora não tenha conseguido superar a sua melhor classificação no nacional deu mostra que os Açores também podem ser bem representados nesta modalidade.O bodyboarder, mais conhecido na comunidade dos desportos de ondas como “Caveira”, fez jus ao seu nome e deu tudo numa prova muito competitiva como o foi o Ribeira Grande Open09.“Boas ondas, e atletas motivados fizeram deste dia um excelente começo, de que se destaca Ricardo Ferreira um bodyboarder local que alcançou logo na primeira ronda 16.66 pontos, o melhor score da prova”. Estas são algumas das referências que se viram nos órgãos de comunicação social nacionais e que dão o merecido destaque a RF.O DA entrevistou RF que nos mostrou como se pratica a modalidade nos Açores e quais as perspectivas que tem para o bodyboard nas ilhas açorianas.

DA - Uma leitura do recente campeonato disputado aqui em São Miguel em que foi o melhor classificado a nível regional RF - Acho que o campeonato foi bem organizado, foi bonito ver campeões e ver surfar nomes que constam dos melhores a nível nacional e europeu.DA - Acha que é importante a realização destas provas cá? Existem apoios para tal?RF - Sim, claro que é importante para divulgar os Açores como bom destino de ondas. É bom para os praticantes regionais de bodyboard. Assim fica mais fácil competir a nível nacional. Além disso, temos um bom leque de atletas que podem, se forem devidamente apoiados, dar muitos frutos e alegrias aos açorianos... quanto aos apoios já se começam a ver mais. Mas no meu caso só depois de 14 anos de prática é que consegui ter algum apoio. DA - Como se encontra a modalidade de bodyboard nos Açores? RF - A modalidade encontra-se em desenvolvimento, cada vez mais vemos crianças a aprender este desporto e os que já praticavam estão a melhorar o seu nível de surf.
DA - Os praticantes já podem competir a nível nacional? RF - Pode-se competir sempre a nível nacional, mas para nós é muito dispendioso correr no nacional porque temos que pagar as passagens, estadia e alimentação. Pelo menos no meu caso nunca houve comparticipações a este nível. Espero, como já referi antes, que com a vinda de provas de título Nacional tudo fique mais fácil para os atletas regionais. DA - Existem duas associações a nível regional, existem também algumas iniciativas para aprendizagem na modalidade. Acha que o bodyboard se pode desenvolver e colocar os Açores como uma montra a nível nacional?vRF - Sim é verdade, o bodyboard encontra-se em expansão e já temos atletas que estão muito ao nível dos atletas nacionais, tais como Ivo Batista, Luís Furtado, Miguel Furtado, Pedro Correia, Sérgio Rego, Rodrigo Rijo e muitos outros, falta sim a competição de alto nível. Já se começam a ver muitas iniciativas em prol desta modalidade, mas espero ver muitas mais a acontecer. DA - Como classifica a qualidade das ondas, das praias e sítios para a prática? RF - Temos ondas de muito bom nível, o norte é dos “spots” com melhores condições para a prática deste desporto, nomeadamente a Praia de Santa Bárbara e Maia. Vivemos em ilhas, tudo fica mais fácil, existe sempre uma onda para surfar num spot qualquer.
DA - Sabemos que tem viajado por outras paragens, nomeadamente para as Canárias. Quais é que são as grandes diferenças dos praticantes das ondas...RF - As Canárias são o Hawai da Europa como dizemos na gíria dos praticantes de desportos das ondas. Eles estão muito habituados a competir e surfam praticamente todos os dias, têm um quintal de sonho onde, e, se quiserem, têm boas condições para surfar quase que diariamente.
DA - O Ricardo conseguiu um bom resultado. Tem apoios para a prática da modalidade? RF - Os apoios que tenho são as pranchas da marca PRIDE e da surf shop “Espaço azul”. Já são apoios muitos bons porque, e infelizmente, muitos dos que cá praticam não são apoiados, apesar de já se começarem a ver melhores condições e mais alguns apoios.
DA - Gostaria de se tornar, eventualmente, profissional? É possível para um açoriano fazê-lo? RF - Esse é o sonho de qualquer bodyboarder, mas fica mais difícil ser profissional quando ainda não se vêem apoios suficientes das entidades competentes. Continua-se a gastar milhões noutros desportos, como por exemplo no futebol. Quando fui ao nacional tive que trabalhar e gastar o dinheiro que ganho como barman no café Cliper para poder competir no Nacional; tive inclusive que sacrificar as minhas férias. Desta forma fica complicado. Se o dinheiro estivesse lá era bodyboarder a tempo inteiro, quem sabe abria a minha escolinha... DA - O que mais gosta do bodyboard? Como se sente quando pratica? RF - Só sabe quem faz. Podia arranjar 1001 maneiras ou palavras para descrever, mas provavelmente não iria encontrar nenhuma que descrevesse por inteiro...
Fonte: http://rodrigo-rijo.blogspot.com/ e Diário dos Açores

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Hoje foi apresentada a Bíblia para Surfistas


"A Sociedade Bíblica e a associação Christian Surfers Portugal apresentam hoje a Bíblia do Surfista, um livro que reúne textos bíblicos, explicando-os em linguagem adaptada ao mundo do surf para que estes desportistas melhor os entendam.
Assim é a bíblia dedicada a surfistas, a ser apresentada na terça-feira ao fim da tarde, numa edição com capa de plástico e a foto de uma onda, que compila no seu interior o novo testamento, fotografias de surf, testemunhos de surfistas e pequenos textos que fazem a ponte entre a palavra de Deus e o mundo do surf.
De acordo com Alfredo Abreu, da Sociedade Bíblica portuguesa, que produziu esta bíblia para a comunidade Christian Surfers Portugal, o objectivo é "facilitar a entrada do público nestes textos milenares".
O surfista Nuno Rosário, líder dos Christian Surfers (surfistas cristãos) em Portugal, explicou à Lusa que esta bíblia já existe noutros países, tendo surgido com uma linguagem mais acessível a um determinado grupo.
Nuno Rosário contou que depois de ter ido morar para a Ericeira, para perto das ondas e da comunidade surfista, descobriu que muitos jovens procuram uma relação com uma comunidade espiritual, mas "estão escondidos".
"Nós encontrámos nas ondas a satisfação e o prazer que não encontrávamos noutro desporto ou actividade, mas mesmo com isso faltava sempre algo, a satisfação não era completa", contou, especificando que existem "necessidades espirituais que a sociedade não satisfaz e não havia um instrumento para satisfazer essa necessidade".
"Esse instrumento está agora aqui com testemunhos de pessoas", sublinhou.
O caso deste surfista é o de um homem que foi criado no seio de uma família católica, com uma educação religiosa, e que na fase adulta se sentia longe de Deus, até ao momento em que encontrou os cristians surfers e agora esta bíblia.
Já Zaca Soveral, professor de educação física e praticante de surf, não teve essa educação, mas a certa altura, sem saber precisar quando ou como, começou a acreditar em Deus.
"Foi um processo gradual. Gosto de viajar de ir apanhar ondas na Indonésia, na África do Sul, e comecei aos poucos a falar com Deus, sem rituais ou procedimentos específicos, como ir a uma igreja, mas na água ou em qualquer altura".
Em determinado momento, para o que contribuíram alguns desaires amorosos, começou a investir nessa forma de vida, a pôr-se determinados problemas e desafios, e encontrou resultados. A fé começou então a crescer.
"É um processo de crescimento e desenvolvimento, um processo de relação e amizade como outra qualquer, só que com um ser perfeito que acredito que foi o criador de tudo", afirmou.
Transportando Deus para o mundo do Surf, Zaca Soveral dá um exemplo concreto da sua fé num episódio ocorrido em Agosto do ano passado.
"Estava na Indonésia a fazer surf e senti algum medo, porque as ondas estavam muito grandes, havia cobras venenosas no mar e corais, onde nos podemos magoar seriamente. É em momentos como este que penso que Deus me vai ajudar, mas não acredito ingenuamente que me vai salvar".
"A bíblia diz-me isso: independentemente do que acontecer, Deus é amor", salientou.
Num dos textos introdutórios da bíblia está escrito que nas histórias partilhadas por surfistas se percebe "a necessidade de algo mais consistente e permanente do que ondas, algo mais profundo que não varie com a maré ou com o vento e que não acabe nunca - a onda perfeita".

Arubian Aruwak Pro I.B.A World Tour 2010 Teaser

Arubian Aruwak Pro I.B.A World Tour 2010 Teaser from Jeremy Loefstok on Vimeo.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Açores com uma Prova do Mundial de Bodyboard em Setembro de 2010


"Já é conhecido o novo Calendário da IBA para o Ano de 2010, este ano com algumas surpresas e etapas realmente aliciantes para os principais atletas mundiais com a volta do circuito á Austrália e a inclusão de uma nova etapa no México,mais propriamente na mítica onda de Puerto Escondido e, finalmente e para nossa Grande satisfação, uma etapa em Setembro nos Açores entre os dias 14 e 19 de Setembro. "



Calendário mundial 2010:

1. Turbo Bodyboards Pipe Pro – Pipeline, Havaí – 16 a 25 de fevereiro – Grand Slam
2. Soldiers Beach Pro – Austrália – 12 a 18 de abril – International Event
3. Bahia Bodyboarding Show 2010 – Bahia, Brasil - 24 de abril a 02 de maio – Grand Slam
4. Búzios International 2010 – Rio de Janeiro, Brasil – 05 a 09 de maio – International Event
5. Arica Chilean Challenge – Arica, Chile – 14 a 23 de maio – Grand Slam
6. Peruvian Inka Challenge – Lima, Peru – 26 a 30 de maio – International Event
7. Arubian Aruwak Pro – Aruba – 15 a 20 de junho – International Event
8. Mexico Pro 2010 – Puerto Escondido, México – 01º a 10 de agosto – Special Event
9. Viana Pro – Viana, Portugal – 12 a 15 de agosto – International Event
10. Deeply Ferrol Pro – Ferrol, Espanha – 19 a 21 de agosto – International Event
11. Sintra Portugal Pro – Sintra, Portugal – 24 a 29 de agosto – Grand Slam
12. Açores Pro 2010 – Açores, Portugal – 14 a 19 de setembro – International Event
13. Katherine Melo Bodyboarding Pro 2010 – Itajaí, Santa Catarina – Outubro – International Event
14. Rio Pro – Rio de Janeiro, Brasil – A confirmar – International Event
15. Cabo Verde Pro – Cabo Verde – A confirmar – International Event
16. Confital Pro 2010 – Confital, Ilhas Canárias – 01º a 06 de dezembro – Grand Slam
Fonte: http://www.bodyboardcapixaba.com/2010/01/calendario-do-circuito-mundial-de.html

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Big Wave Rider, João Macedo, em destaque no site Surfline


"Há coisa de 1 ano atrás, fizera história juntamente com outros num dia gigantesco em Mavericks onde só gente muito corajosa (e irracionalmente espectacular, dizemos nós) se atreveria a remar em direcção ao line-up. Mas João Macedo é dos que pega o touro pelos cornos, o que no caso do surf, e para que não duvidem da qualidade da analogia, consiste em entrar na arena - a onda - e fugir do touro - o lip da respectiva onda. A pega pelos cornos é bem sucedida se tivermos conseguido fugir do touro com destreza e velocidade suficientes para lhe fazermos um manguito no final.
Ora, João Macedo é, dizíamos, um desses homens de H grande a quem não falta uma outra consoante maíscula: o C grande, e por C leia-se cojones, essa parte fundamental daquilo que separa os homens dos meninos. Porquê tanto elogio ao senhor? Porque voltou a fazer das suas num daqueles dias grandes em Mavericks. Quem esteve lá para contar tudo foi o site Surfline, que logo a abrir o slideshow dedicado às montanhas de água do dia 27 de Dezembro nos mostra, quem mais, "João (Braga) de Macedo". A foto é a que vêm aí em cima e acerca dela só podemos dizer que nos enche de orgulho saber que, em Mavericks, algures naquele line-up, um adepto de fado, cozido à portuguesa e futebol espera pela sua vez como mandam as regras. Com toda a atitude do mundo e os bracinhos que Deus lhe deu para remar que nem um herói português."


Texto Original e foto: Surf Portugal

sábado, 2 de janeiro de 2010

Asymetrical Tail - Nova Prancha de Kelly Slater

Muitos devem estar neste momento a fazer a seguinte pergunta, será que este tail funciona? em ondas de direitas ou esquerdas? A resposta é clara, com dois génios do surf a trabalhar em conjunto, como Slater e Al Merrick, o mais provável é que funcione mesmo.


foto: http://blog.cisurfboards.com/