quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"EM SANTA CATARINA Estação de tratamentos da fábrica não corresponde à exigida por lei"

"A estação de tratamentos de águas residuais da fábrica de conservas localizada no Parque Industrial da Praia da Vitória, cujas descargas a céu aberto estão afectar a qualidade da água do mar na zona de Santa Catarina, é activada apenas periodicamente.
Em causa está o entupimento constante da estrutura que, por receber elevado número de conexões na sua rede, originários das outras indústrias circundantes, não tem capacidade técnica para proceder ao correcto tratamento.
As explicações foram dadas ao nosso jornal pelo responsável da referida unidade fabril, Francisco Vicente.
É o excedente de toda a produção fabril localizada no Parque Industrial da Praia da Vitória (PIPV) que leva à desactivação da ETAR. As palavras são de Francisco Vicente, membro da direcção da indústria de conservas instalada no PIPV, em Santa Catarina, e surgem a propósito das descargas a céu aberto que estão a afectar a qualidade da água do mar naquela zona da cidade da Praia da Vitória.
“As bombas deixam de funcionar pontualmente. As descargas provêem de várias unidades fabris e, como a máquina não está preparada para essa multiplicidade, coloca em causa a sua funcionalidade”, explica, em declarações à “a União”, quando confrontado com o estado de desactivação da estação de tratamento de águas residuais da referida fábrica de conservas.
Dados os parâmetros de produção, continua, a fábrica requer uma engenharia adequada em termos de tratamentos de águas residuais, as quais, sublinha, são exigidas pela União Europeia (UE), tendo em conta a importância dos aspectos relacionados com a saúde pública e o impacto ambiental.
“Nós estamos a trabalhar no sentido de conseguir uma nova Etar dentro das normas exigidas pela UE. Estamos aliás em conversações com o Governo dos Açores, que tem mostrado bastante sensível com toda esta situação”, revela Francisco Vicente, acrescentando que, em matéria de custos, “vão ser assumidos pela fábrica e, provavelmente, pela entidade governamental”.
O responsável pela direcção da fábrica de conservas açoriana, sedeada em Espanha, diz acreditar que o assunto vai estar resolvido até ao final deste ano."
Problema “antigo”
"Contactado pelo nosso jornal, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), Álamo Meneses, resume o ponto de situação face ao esgoto a céu aberto que, verificados os maus cheiros e a coloração branca e esverdeada da água do mar, está a comprometer o ambiente e a saúde pública em Santa Catarina, na Praia da Vitória.
“O assunto está a ser tratado”, sintetiza o responsável pela tutela, mostrando-se indisponível para avançar pormenores sobre um problema que, segundo informação disponível no portal do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS), conta com alguns anos de existência.
A 9 de Agosto de 2007 foi noticiado pela voz de Ana Paula Marques (responsável pela referida SRAM naquele período), no âmbito da apresentação do projecto de construção da Etar daquela fábrica, que “o que estamos a fazer é a resolver um problema que existe e definir prazos, para que nunca mais aconteçam estes problemas na Praia da Vitória”, afirmando que “o Governo Regional quer que esta área de mar também seja, como as outras, limpa de problemas ambientais”.
Nessa ocasião, Ana Paula Marques reconheceu a poluição da baía praiense provocada pelas descargas da empresa.
Mais tarde, a 31 de Outubro de 2008, o mesmo portal esclarecia, através da SRAM, após notícia divulgada na comunicação social local, sobre as descargas da ETAR do PIPV, no ponto quatro do texto: “sublinha-se, ainda, que tal como foi referido anteriormente, todas as empresas terão tolerância zero ao nível do ambiente”.
Presentemente, o actual Secretário Regional do Ambiente e do Mar, garantiu a apresentação de soluções, o ano passado, durante a sessão de entrega de prémios das modalidades desportivas surf e bodyboard, que teve lugar na Casa das Tias, concelho da Praia da Vitória, um evento organizado pela Associação de Surf da Ilha Terceira (ASIT), em colaboração com a União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA), e que trouxe o bodyboarder norte-americano Mike Stewart à ilha Terceira.
As palavras do governante da tutela foram relembradas, em notícia, na edição de 21 de Setembro deste jornal, pelo presidente da ASIT, Carlos Leal. "
Sónia Bettencourt
Notícia publicada no Jornal A União em:
http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=21503

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.