terça-feira, 10 de agosto de 2010

Press Release - USBA

RIBEIRA GRADE OPEN 2010
Tiago Silva e Rita Pires sagram-se campeões nas ondas da Ribeira Grande

Chegou ao fim a primeira prova do Circuito Nacional Bodyboard Open 2010 nas ondas da Ribeira Grande, Açores. A prova decorreu entre os dias 6 e 8 de Agosto na Costa norte da ilha açoriana de S. Miguel. Tiago “Moita” Silva e Rita Pires foram os grandes vencedores.
Foi um fim de semana grande este que recebeu os melhores atletas nacionais para disputar os 5.000€ em jogo durante os três dias de prova. As condições estiveram longe de ser as ideais para os atletas e a organização as ondas não passaram do ½ metro nos sets o que mesmo assim não impediu que houvesse boas performances.
No Domigo, ultimo dia de prova o check-in estava marcado para as 8h da manhã na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, atletas e organização encontraram um cenário no mínino dramático, com 3h20m de prova ainda por realizar e a incógnita de haver ondas ou não da parte da tarde, as previsões indicavam a entrada de uma nova ondulação durante o decorrer do dia, a díficil decisão de dar-se início à prova ou não tinha que ser tomada.
Numa reunião entre todos os intervenientes chegou-se ao compromisso de testar as condições de mar com o primeiro heat dos ¼ de final masculino e dependendo do que se passasse no decorrer desse heat dar continuidade ou não a prova.
Assim com heats de 30 minutos a permitir a todos os atletas oportunidade de esperar por ondas do set e pontuar o máximo possível deu-se início a prova às 8h45m.
No primeiro heat Tiago Silva, Póvoa de Varzim, e António Azevedo, Costa de Caparica, dominaram deixando pouca margem e impuseram-se a Guilherme Guerra, S. Pedro de Moel, e Joaquim Silva, Sines, que tiveram que terminar por aqui a sua prova.
Paulo Valente, Espinho, e Hugo Pinheiro, Costa de Caparica, mostraram a razão da prova ter iniciado. Com uma excelente escolha de ondas e a aproveitar ao máximo o que havia, Paulo Valente conseguiu vencer o heat e estabelecer o melhor score da Ronda com 13.16 em 20 possíveis. Ricardo Rico, Peniche, e Bernardo Barroso, Carcavelos, deram o tudo por tudo mas não conseguiram ultrapassar os seus adversários tendo Bernardo que sair da água mais cedo depois de fazer a segunda interferência.
No 3º heat do dia e numa bateria disputadíssima Manuel Centeno, Porto, Rodrigo Rijo, Açores, levaram a melhor sobre os prodígios da Nazaré António Cardoso e Dino Carmo. Rodrigo Rijo de apenas 14 anos, fez um heat sempre em crescendo a mostrar muita fluidez garantindo assim a presença inédita nas 1/2 Finais de um atleta Açoriano numa prova do Circuito Nacional Open.
O 4º heat, num confronto nortenho, André Silva, Gaia, e Filipe Campos, Póvoa de Varzim, dominaram adaptando-se melhor à mudança da maré. O factor mais marcante desta bateria foi mesmo a falta de ondas que dificultou muito a tarefa dos atletas e que ditou a eliminação de Luís Figueiredo, Póvoa de Varzim, e de Nuno Azevedo, Porto.
Com a maré a encher e a ondas a escassearem a prova teve mesmo de ser interrompida e uma nova chamada foi marcada para as 15h.
Era grande a espectativa relativamente ao que iria acontecer com a mudança da maré, e se realmente a ondulação chegaria a tempo de permitir a realização dos últimos seis heats do campeonato. Com a descida da maré, os bancos da Praia do Monte Verde começaram a funcionar com alguma consistência, o suficiente para a prova reiniciar. As condições não eram perfeitas, exigia-se aos atletas muita concentração, paciência e sangue frio se quisessem mostar o seu melhor surf e continuar em prova.
O primeiro heat a ir para água foi a primeira ½ final feminino com Joana Shenker, Sagres, imponente a marcar a diferença com ondas muito bem trabalhadas deixando Anita Lino, Peniche, em segundo. A jovem Maria Lourenço, Peniche, e Carina Carvalho, Madeira, terminaram aqui a sua prova ambas com excelentes prestações mas que não souberam encontrar as ondas que lhes permiti-se avançar até à grande final.
A segunda ½ final foi um autêntico encontro de gerações, de um lado Rita Pires, Costa de Caparica, e Catarina Sousa, Carcavelos, do outro Ana Adão, Figueira da Foz, e Madalena Pereira, S. Pedro Moel. Num heat disputado até ao último segundo, tudo indicava que seria Rita Pires num excelente momento de forma e Madalena Pereira, que fez uma bateria exemplar, que seguiriam em direcção a final, mas, mesmo em cima do toque, Madalena deixou escapar uma última onda que permitiu a Catarina Sousa alterar o rumo do heat. Ana Adão nunca chegou a encontrar-se durante os 25 minutos de heat ficando-se pelo o honroso 7º lugar, ficavam assim definidas as quarto finalistas, Joana Shenker, Rita Pires, Anita Lino e Catarina Sousa.
Nos homens a primeira ½ era um heat de peso com os atletas que ao longo de toda a prova melhor se adaptaram as ondas da Ribeira Grande, mas apenas dois poderiam passar. Assim Tiago Silva e numa autêntica demostração de que não estava ali para lutar por menos do que a vitória estabeleceu o maior score de toda a prova com duas ondas muito fortes que lhe deram a vitória na bateria e a pontuação de 15.1 em 20 possíveis, deixando o segundo lugar para um Hugo Pinheiro muito consistente. António Azevedo e Paulo Valente não conseguiram o mesmo nível que até então tinham mostrado não conseguindo assim marcar presença na final.
A segunda ½ final iria ditar um estreante entre os finalistas pois a acompanhar Manuel Centeno estavam a grande promessa Açoriana, Rodrigo Rijo, André Silva e Filipe Campos. A sorte esteve do lado de Filipe Campos que conseguir levar a melhor sobre André e Rodrigo que terminaram por aqui a as suas provas ambos com a sensação que poderia ter ainda chegado mais longe.
A final feminina foi dominada desde a primeira onda por Rita Pires, muito forte e concentrada não deu grandes hipóteses, com manobras fortes e boas escolha de ondas. Joana Shenker mostrou também que está em grande forma e consolidou a segunda posição ao aproveitar da melhor forma as poucas oportunidades que havia para pontuar. Catarina Sousa e Anita Lino tiveram dificuldade em encontrar as ondas que permitissem estar em situação de discutir a vitória final, terminando em terceiro e quarto lugar respectivamente, no fundo estão todas de parabéns pelo excelente nível que mostraram.
A final masculina viu um Tiago Silva imparável, exímia escolha de ondas, até parecia que estavam altas ondas quando o Tiago surfava, muita concentração e vontade de vencer foram estes os factores que ditaram a sua vitória, sem dúvida o melhor entre os melhores nas ondas da Ribeira Grande. Hugo Pinheiro, Manuel Centeno e Filipe Campos de tudo fizeram para contrariar Tiago mas no final dos 25 minutos não conseguiram. Assim numa luta acesa pelo segundo lugar, Filipe Campos com uma boa onda de abertura conseguiu na sua estréia em finais do Circuito Nacional Open a dobradinha para a Póvoa deixando Pinheiro e Centeno em terceiro e quarto.
No rescaldo desta prova de salientar o esforço de todos os atletas que mesmo em ondas que não sendo as melhores para o nosso desporto mostraram ser verdadeiros campeões e que estão em excelente forma sejam quais forem as condições. Chegamos assim ao fim da primeira etapa do Circuito Nacional Open 2010. Os nossos agradecimentos à Camara Municipal da Ribeira Grande ao Turismo dos Açores e a toda comunidade bodyboarder Açoriana pela hospitalidade. Todas as atenções viram-se agora para a próxima etapa que será em Sagres de 1 a 3 de Outubro. Até lá

Boas Ondas.
Resultados
1/4 Final Masculino
Heat 1 - Tiago Silva(12.6), António Azevedo(9.83), Guilherme Guerra(7.76), Joaquim Silva(7.73)
Heat 2 - Paulo Valente(13.16), Hugo Pinheiro(12.77), Ricardo Rico(9.33), Bernardo Barroso(2.76)
Heat 3 - Manuel Centeno((10.94), Rodrigo Rijo(9.3), Dino Carmo(8.63), António Cardoso(6.67)
Heat 4 - André Silva(10.44), Filipe Campos(8.3), Luís Figueiredo(7.77), Nuno Azevedo(5.58)

1/2 Final Feminino
Heat 1 - Joana Shenker(13.5), Anita Lino(7.03), Maria Lourenço(5.83), Carina Carvalho(5.6).
Heat 2 - Rita Pires(14.2), Catarina Sousa(9.17), Madalena Pereira(8.74), Ana Adão(7.00).

1/2 Final Masculino
Heat 1 - Tiago Silva(15.1), Hugo Pinheiro(11.3), António Azevedo(9.73), Paulo Valente(9.17).
Heat 2 - Manuel Centeno(11.3), Filipe Campos(11.2), André Siva(9.53), Rodrigo Rijo(7.03).

Final Feminino
1ª Rita Pires (13.0)
2ª Joana Shenker (10.1)
3ª Catarina Sousa (9.5)
4ª Anita Lino (7.4)

Final Masculino
1º Tiago Silva (13.2)
2º Filipe Campos (9.83)
3º Hugo Pinheiro (9.07)
4º Manuel Centeno (8.13)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.